Roberto Baia

4 de Março de 2016

Eleições em Arapiraca

Durante sessão realizada na noite de quinta-feira, 2, presidida pelo vereador Moisés Machado, a vereadora Aurélia Fernandes (PSB), usou o espaço reservado às explicações pessoais, para convidar os demais vereadores, para participarem nesta sexta-feira (04), no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Arapiraca, de um encontro de políticos ligados a oposição.

 

Lideranças políticas

Fernandes confirmou que estarão presentes importantes lideranças políticas de Alagoas, a  exemplo do ex-governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), ex-vice-governador José Thomas Nono (DEM), ex-prefeita de Maceió Kátia Born (PSB), além de lideranças políticas locais.

 

Não existe

De acordo com a vereadora, no encontro serão discutidas algumas propostas para uma Arapiraca melhor e mudanças. Explicou que até o momento não existe a indicação do nome de nenhum pré-candidato a sucessão municipal.

 

Desmentiu

A declaração da vereadora Aurélia Fernandes desmente o anúncio feito na semana passada por um grupo de oposição que esteve reunido no Hotel de Elionaldo Magalhães, em Maceió, onde estavam presentes, além dela e o próprio Elionaldo, deputado estadual Rodrigo Cunha, ex-deputado Rogério Teófilo e os empresários Adoniran Guerra e Ricardo Barreto.

 

Será anunciado

Nesse encontro, ficou definido que o pré-candidato a prefeito pela oposição seria Rogério Teófilo. Também ficou decidido que o pré-candidato a vice-prefeito seria anunciado na reunião que será realizada nesta sexta-feira, no auditório da CDL.

 

Não foi convidado

O deputado estadual Tarcizo Freire, que também faz oposição à administração municipal, não foi convidado para a reunião coordenado por Adoniran Guerra e Ricardo Barreto, em Maceió, o que ficou claro que o grupo não pretende apoiá-lo e tampouco não deseja a sua participação no processo eleitoral.

Tarcizo, por sua vez, confirmou a sua pré-candidatura, alegando que ela não depende do grupo de políticos que apoiam Rogério Teófilo. A minha decisão está tomada e vou seguir em frente”, assegura o deputado.

 

 Oposição rachou

Ficou mais do que claro que a oposição segue dividida, o que dá um novo tempero nas eleições deste ano. De acordo com lideranças politicas ligadas ao deputado Tarcizo Freire, ele está tranquilo, animado e embalado por pesquisas que o apontam numa situação confortável na corrida pela sucessão da prefeita Célia Rocha.

 

Briga boa

Pelo andar da carruagem, Arapiraca terá dois candidatos pela oposição que devem enfrentar a forte candidatura pela situação do deputado Ricardo Nezinho e pelo atual vice-prefeito Yale Fernandes, que também contam com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal.

Pelo jeito, a briga será boa.

 

Agricultura familiar

 Base da economia do meio rural de Arapiraca, a agricultura familiar ganha mais força com a criação e posse dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável.

A solenidade de posse dos 15 membros titulares e 15 suplentes ocorreu no início da tarde de quarta-feira (2).

 

Foram recebidos

O prefeito Yale Fernandes e o secretário municipal de Agricultura, Rui Palmeira de Medeiros, receberam os representantes eleitos do conselho e oficializaram a posse dos integrantes do órgão consultivo e deliberativo.

Cada entidade, incluindo sindicatos, associações, cooperativas, instituições bancárias, poder público e outras representações da sociedade civil e órgãos governamentais, indicou dois integrantes para compor o conselho.

 

Políticas públicas

Durante a solenidade, o prefeito Yale Fernandes destacou a importância do órgão consultivo e deliberativo para o fortalecimento dos debates acerca das políticas públicas voltadas para o setor.

“O desenvolvimento de Arapiraca começou no meio rural, e ainda hoje representa muito para a nossa economia, geração de empregos e renda no campo e na cidade. É fundamental dividir as responsabilidades com toda a sociedade civil, para que a agricultura e a pecuária continuem forte em nosso município”, salientou o prefeito.

 

 

Pelo interior

 

… Já estão na conta da prefeitura de Murici, recursos da ordem de 1,268 mil que serão aplicados na construção do Mercado Público Municipal e do Pátio para a feira livre. Também serão pavimentadas as ruas de acesso ao local.

 

… A liberação dos recursos foi feita pela Secretaria de Desenvolvimento Regional,  vinculada ao Ministério da Integração Nacional e foi comunicada hoje (3) ao gabinete do senador Renan Calheiros.

 

… A Secretaria de Desenvolvimento Regional, ligada ao Ministério da Integração Nacional repassou para a prefeitura de Murici, recursos da ordem de 1,750 mil para construção do Polo de fabricação de Traques de Salão. Trata-se da primeira parcela liberada de um total de 5 milhões de reais para esta obra.

 

… A liberação foi comunicada ao gabinete do senador Renan Calheiros e os recursos visam o fortalecimento do arranjo produtivo local de fogos de artifício. O Polo de Traques de Salão está localizado no Núcleo Industrial de Murici.