Blog do Dresch

2 de Março de 2016

Documentário

A ONU Mulheres, em parceria com o portal PapodeHomem, lançou  no Brasil a pesquisa Precisamos Falar com os Homens. Feita pela internet e viabilizada pelo Grupo Boticário, a pesquisa é aberta a todas as pessoas e aborda temas como machismo, feminismo e violência entre parceiros. O objetivo é entender como os homens podem participar do diálogo pela igualdade de gênero e identificar como as mulheres percebem o papel dos homens na sua vida e na sociedade hoje, apontando as principais tensões culturais que geram sofrimento e desigualdade. A pesquisa é a segunda etapa de um processo que começou com entrevistas com especialistas e pessoas comuns, no Recife, Rio de Janeiro e em São Paulo, em busca de histórias inspiradoras. A pesquisa e as entrevistas resultarão em um documentário sobre o tema, que será divulgado mundialmente ainda este ano.

 

Mais transparência

A Controladoria Geral do Estado realiza capacitação com o tema “Rotinas internas e Procedimentos de Controle” para os assessores de transparência que atuam nos órgãos do Executivo. Na capacitação, a chefe da Controladoria, Maria Clara Bugarim, salientou que os assessores de transparência devem ficar atentos aos trâmites nos órgãos e ao cumprimento dos prazos de pedidos de informação. “Precisamos fortalecer a Lei de Acesso e trazer o cidadão para que ele atue cada vez mais na fiscalização; a função do assessor de transparência nesse trabalho está sendo fundamental”, disse Maria Clara.

 

Mais transparência 2

 

A cada segunda-feira, um módulo diferente é visto. Na última, a superintendente de Auditagem, Adriana Araújo, ministrou o curso sobre adiantamentos, diárias e serviços de terceiras. O próximo tema abordado será Almoxarifado e Controle de Patrimônio.

 

Geleira

 

Quatro anos após o incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, o Brasil lançou na segunda-feira (29) a pedra fundamental da nova estrutura brasileira que será construída no continente gelado. O lançamento estava programado para a Antártica, mas, devido a condições meteorológicas adversas, a comitiva brasileira não pôde fazer a viagem. A cerimônia foi transferida para o Instituto Antártico Chileno, em Punta Arenas, no Chile, e teve a participação dos ministros da Defesa, Aldo Rebelo, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera.

 

Geleira 2

A nova base brasileira vai ocupar o mesmo local da estação anterior, na Península Keller, interior da Baía do Almirantado, na Ilha Rei George, e deverá ser entregue em 2018. As obras para reconstrução começaram em dezembro do ano passado, pela empresa China Electronics Imports and Exports Corporation, vencedora da licitação no valor de US$ 99,6 milhões. Com uma área de aproximadamente 4,5 mil metros quadrados, a nova Estação Antártica Comandante Ferraz vai ter 17 laboratórios, setor de saúde, biblioteca e sala de estar. O projeto foi concebido com a participação da comunidade científica e poderá abrigar 64 pessoas.

 

Analógico

 

Apesar de não ter sido atingida a meta de casas que já recebem o sinal digital de televisão em Rio Verde, Goiás, o sinal analógico foi totalmente desligado na cidade a partir de ontem. Há duas semanas, o sinal analógico de três emissoras foi desligado, mas o prazo foi ampliado para as outras emissoras da cidade.

 

Percentual

O objetivo do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) era desligar o sinal analógico em Rio Verde quando pelo menos 93% das casas já estivessem recebendo o digital, mas o percentual ficou em 85%, segundo pesquisas realizadas no município. Mas a expectativa é que nos próximos dias, com o desligamento total, os moradores de Rio Verde procurem fazer os procedimentos para receber o sinal digital.

  

. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou as datas e adversários dos dois próximos amistosos da Seleção Olímpica de futebol masculino. A seleção jogará contra a Nigéria no dia 24 de março em Cariacica (ES). Três dias depois, 27 de março, enfrenta a África do Sul em Maceió (AL). Os dois times africanos, assim como o Brasil, estão classificados para a Rio 2016.

 . Os compromissos servem de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. A partida contra a Nigéria será no Estádio Kleber Andrade, às 19h, e o jogo contra os sul-africanos será às 18h30 no Estádio Rei Pelé. 

. Assim como a Seleção Brasileira, os dois times africanos jogarão com seus times sub-23. A convocação para os dois jogos será no dia 4 de março e os atletas se apresentarão dia 20, no Espírito Santo.

. Mais uma vez a seleção brasileira de futebol tenta o ouro inédito nos Jogos Olímpicos. País com mais títulos mundiais, o Brasil não consegue repetir o mesmo sucesso em Olimpíadas. 

 . Nos jogos de Londres, em 2012, a seleção canarinho conseguiu chegar à sua terceira final, mas perdeu novamente, dessa vez para o México. Na Olimpíada de 1996, em Atlanta, a própria Nigéria foi a algoz, eliminando o Brasil na prorrogação das semifinais.

 . O futebol masculino brasileiro tem três medalhas de prata e duas de bronze na história dos jogos. A seleção feminina, que também corre atrás de seu primeiro ouro, tem duas medalhas de prata, após duas derrotas para os Estados Unidos na final. 

 

Wellington Santos (Interino)