Edmilson Teixeira

25 de Fevereiro de 2016

Maribondo – retrato

Prefeito Tonho de Eurico reconhece a peleja que o município enfrenta, para garantir a totalidade do funcionamento da máquina pública. “A nossa folha hoje conta com pouco mais de 800 pessoas, entre funcionários da ativa e aposentados; porém o que tem entrado por meio do FPM, que também é para manter a folha da Câmara, tem sido insuficiente para a gente assegurar em dia esse compromisso”. Confessa. Afirma  que Maribondo por medida de contenção de despesas, conta somente com 20 cargos de comissão; desses, a metade é só para serviço de limpeza.


Maribondo – ex-prefeito

Sobre a situação da Saúde, Tonho de Eurico disse que enfrenta dificuldade para bancar médicos plantonistas, que cobram 1.800 reais por noite. Reconhece que muita gente está indo para Anadia se consultar, só que o medicamento a Prefeitura de Maribondo é quem está fornecendo. Revelou que na qualidade de médico, o ex-prefeito Cleovan Almeida se ofereceu para retornar aos serviços, ele que estava afastado por um bom tempo, prometendo agora até fazer plantão. “A Educação está funcionando e para surpresa de muita gente, as aulas já começaram desde o começo deste mês, fato que há anos não ocorria, já que  eram somente iniciadas no mês de março”


Igaci – eleição

O PMDB do senador Renan Calheiros aposta no sucesso da reeleição do prefeito de Igaci, Oliveiro Piancó. O PPS está lançando o nome do vereador Alberis, enquanto que o ex-prefeito Petrúcio Barbosa, especula lançar o filho que leva seu nome, e como plano B, ele tem Toinho que é seu sobrinho.  Otimista, o prefeito diz que da bancada de 11 vereadores, oito estão hoje no seu time.


Igaci – cardápio

“Tiramos o município do CAUC, estamos atuando para concluir 100% de saneamento básico em toda cidade, serviço que já está com sua metade concluída; mudamos todas as carteiras das 22 escolas, onde mais de cinco mil alunos atuam, fizemos um concurso público totalmente decente, coisa nunca vista até então em Igaci; enfim, estamos tocando obras ampliando e reformando postos de saúde, escolas, construção de quadras esportivas, pavimentação de ruas e tantos outros, porque esse é o nosso papel” comenta o prefeito Piancó, salientando que esse tem sido seu jeito de driblar a crise em prol do povo de sua terra, numa administração que ainda tem pela frente mais 10 meses de trabalho.

 

Escolar

Na manhã de terça-feira, colaboradores do Sebrae/AL participaram de um repasse sobre a legislação da alimentação escolar e os processos de aquisição nos municípios. A reunião teve como objetivo alinhar informações e fazer com que analistas e gerentes de unidades que trabalham diretamente com o assunto pudessem conhecer melhor, entre outras questões, as leis e resoluções que giram em torno da alimentação escolar. 

Barra de Santo Antônio

Com o objetivo de promover a saúde bucal, o setor de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma série de ações preventivas em instituições de ensino da Barra de Santo Antônio.Segundo a secretária Simony Farias, as ações educativas são realizadas respeitando as características de cada faixa etária. “A equipe tem promovido palestras sobre importância da escovação correta dos dentes, a alimentação e outros detalhes fundamentais para manter a saúde bucal. Este trabalho é feito de forma lúdica, dinâmica e interativa, para facilitar o aprendizado”, explica.

Barra de Santo Antônio – professor

Para intensificar o trabalho de prevenção, a equipe odontológica, também orienta aos profissionais de educação que atuam junto às crianças. “A parceria com os educadores é importante para reforçar as orientações e encaminhar casos”, afirma a secretária. 
A iniciativa que tem percorrido todas as instituições de ensino do município visa motivar a procura pelo setor de odontologia para tratamento e manutenção da higiene oral, explicando a importância de consultar regularmente um dentista e de incorporar atitudes e hábitos preventivos para uma melhor saúde bucal.

Barra São Miguel

Terça e quarta desta semana, técnicos da Arsal fiscalizaram, na Barra de São Miguel, o sistema operacional e comercial de distribuição de água da cidade, uma das 35 reguladas em Alagoas na questão do saneamento básico. A equipe vistoriou a captação no manancial do Rio Niquim, a Estação de Tratamento de Água (ETA), reservatórios e o escritório central da Casal.  


São Miguel dos Campos

Ontem foi inaugurada em São Miguel dos Campos, a nova sede da 2ª Gerência Regional de Educação. O órgão é responsável por 12  escolas e 3 extensões na região, com unidades de ensino em dez municípios – Anadia, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Jequiá da Praia, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela.

 

São Miguel – outras 

 

Potencializando investimentos no segmento da Educação, o município de São Miguel dos Campos receberá uma das 13 novas escolas em Tempo Integral que estão sendo erguidas em Alagoas. No dia de ontem, o governador Renan Filho e o prefeito George Clemente visitaram as obras da escola que terá 12 salas, um campo society, uma quadra e uma área de convivência. A unidade atenderá, principalmente, a população da parte alta. Também visitaram as instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as obras do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

 

Chã Preta

Dia 11 d março Chã Preta faz festa pela passagem de sua emancipação política. Prefeito Audálio Holanda está montando uma programação recheada de inaugurações, apresentação folclórica e cultural, além de show musical em praça pública.

 

Capela

Secretário de Educação, Maurício Aureliano, afirma que as 19 escolas da rede municipal, como também as três creches do município, dispõem hoje de sistema on-line de frequência. Diz ainda, que todas essas unidades vêm recebendo melhorias de pinturas e reformas, fato que ocorre pela segunda vez, nesses últimos três anos de governo.