Flávio Gomes

25 de Fevereiro de 2016

Mais que um sítio em Atibaia

De Percival Puggina, arquiteto, escritor e empresário: “… O Brasil foi ingerido e metabolizado – talvez devesse dizer colonizado – pelo Partido dos Trabalhadores, que o vê como coisa sua. A organização considera nosso país uma espécie de sítio em Atibaia, onde outros pagam para que os seus se regalem. Não importa que o Brasil se dê mal, contanto que os companheiros se deem bem. Um dia, sabe-se lá quando, nossa pátria será apenas um osso roído e sugado para quem dele ainda quiser se ocupar. Como não lidamos com um governo, no conceito político dessa palavra, os ocupantes só cuidam de seus próprios interesses, de suas defesas, de lidar com seus advogados e, como sempre, de comprar apoios. Tudo para manter a posse e a pose. E os brasileiros? Ora, os brasileiros que se danem. São duras estas palavras? Minha pergunta é outra: quais seriam então as palavras, diante do que vemos? Vocábulos gentis seriam compatíveis com a realidade nacional? O partido governante acabou com a política! Promoveu mutretas e agora apela às tretas, às milícias, com o objetivo de atemorizar a nação… O governo brasileiro vive o apogeu do fracasso. Vaia sobre vaia. Tudo deu errado na Economia, na Educação, na Segurança, na Saúde. Em muitos indicadores, estamos recuando aos anos 90. Perdemos 13 anos em 13. E já não resta ao governo aquele fragmento de dignidade que lhe imporia o dever moral de pedir desculpas, pegar o boné e tomar o rumo da porta.”

Enquadrado

Renan Filho garante que, mesmo se conseguir melhores condições para o pagamento da dívida do Estado, o governo de Alagoas manterá a austeridade: “O Estado vai seguir com o compromisso de gastar corretamente, visando, ao mesmo tempo, a economia dos recursos para que possamos enfrentar a crise de cabeça erguida”.

Poderio

O PMDB é o partido que mais tende a crescer em Alagoas, já a partir deste ano, com as eleições para prefeito e vereador. Além de muito bem organizado, pesa muito, em seu favor, o peso político das suas principais lideranças: o senador Renan Calheiros, presidente do Congresso Nacional, e o governador Renan Filho.

Resumido

O PSDB, que governou Alagoas por oito anos, tem como atração Rui Palmeira, cotado para ser reeleito em Maceió. Outra expressão é Rodrigo Cunha, deputado estadual mais votado do Estado, que não concorrerá. Em Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral, Rogério Teófilo terá chance, se tiver apoio fechado da legenda. E só.

Ampliação

O deputado federal Arthur Lira (PP/AL), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, e o senador Benedito de Lira (PP/AL) são dois outros políticos alagoanos agora formalmente envolvidos na Operação Lava Jato, com o sequestro de parte dos seus bens, por ordem do STF. Nenhum deles se pronunciou oficialmente a respeito.

Pesado

Em intervenção no programa do radialista França Moura, o empresário Edgar Pedrosa não poupou adjetivos pejorativos ao Partido dos Trabalhadores e aos seus integrantes. E foi específico na crítica ao PT alagoano. Só livrou, dos petistas de Alagoas, Aliomar Lins, Judson Cabral, Thomaz Beltrão e Cleber Costa.

Agenda

Procurador de Estado e escritor, Arnaldo Paiva Filho, fará palestra hoje, com o tema “Rio Largo, Cidade Operária”, às 19 horas, Câmara Municipal local, a convite do Fórum em Defesa de Rio Largo. Natural da cidade, ele tem dois livros publicados, ambos a respeito do município: “Rio Largo, Cidade Operária” e “Moenda de Fel”.

Opinião

Rui Falcão, presidente do PT: “Aqui, de tempos recentes, quem acusa não tem mais que provar. Eu continuo defendendo direitos fundamentais de que quem acusa tem que provar, e as pessoas são inocentes até prova em contrário. Do ponto de vista do PT, as nossas doações são legais e declaradas à Justiça Eleitoral”.

 

*Contribuinte que tem veículo com qualquer final de placa pode emitir o boleto do IPVA em cota única até 2ª feira, 29, pelo site da Secretaria da Fazenda. No mesmo dia acaba o prazo de pagamento da 1ª parcela do IPVA, de veículos com placas de finais 1 e 2.

* A Uncisal recebe, somente até hoje, inscrições para monitoria no Projeto de Extensão Universidade Aberta à Terceira Idade. Interessados devem procurar a instituição, na Rua Jorge de Lima, Trapiche da Barra. Detalhes no site www.uncisal.edu.br.

*O Senac abriu matrículas para diversos cursos na área de Gestão e Negócios, entre eles: Recepcionista, Assistente de Pessoal, Qualidade no Atendimento, Assistente de Recursos Humanos e Assistente Administrativo. Informações através de al.senac.br.

*De hoje a domingo, 28, acontece a 6ª Edição da Mostra Sesc de Artesanato, com peças de artesãos alagoanos. Além dos trabalhos de 22 expositores, o evento apresentará várias atrações culturais. No Sesc Guaxuma, com acesso gratuito. Contato: 0800 284 2440.

*A temporada deste ano do projeto “Quintas no Poço”, do Sesc Poço, será aberta hoje com a cantora Carla Araújo, em show-homenagem a Roberta Sá, indicada ao Grammy Latino na categoria de “Artista Revelação”, em 2011. Às 19h30m, com entrada franca.

*O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Cultura, lançou o Edital de Fomento e Apoio à Prensagem de CD’s e DVD’s, disponível no Diário Oficial de22 de fevereiro. As inscrições vão até 11 de abril, somente para artistas residentes em Alagoas.

*O CRB precisa não apenas de uma vitória contra o América RN, hoje, no Trapichão, como de uma atuação convincente para sua torcida, o que ainda não aconteceu este ano. O jogo, às 19 horas, é fundamental para as pretensões do clube na Copa do Nordeste.

 

“Os governadores querem casa, comida e roupa lavada. As dívidas dos estados são um problema muito sério e precisam ser reestruturadas.”

Francisco Dornelles

Vice-governador do Rio de Janeiro