Edmilson Teixeira

25 de Fevereiro de 2016

Chã Preta – da terra da cultura

O escritor e advogado chãpretense Olegário Venceslau da Silva foi escolhido para presidir a Comissão Alagoana de Folclore, entidade criada em 1947 que visa pesquisar estudos sobre o folclore e cultura do Estado. Em seus quadros sociais, passaram intelectuais da estirpe de Théo Brandão, Luiz Levenère, Aloísio Vilela, Pedro Teixeira, Ranilson França, José Lages Filho, dentre outros. O novo presidente da CAF promete reestruturar a entidade, reeditando seus boletins e aproximar a Comissão da comunidade acadêmica, preservando com isto as tradições folclóricas tão peculiares ao povo alagoano. 

 

Messias

Prefeito de Messias, Jarbas Omena (PSDB) caladamente vem investindo na campanha de sua reeleição, de forma pessoal com o eleitor no mano a mano. A corrida é na busca de ocupar, segundo ele, a terceira vez o trono da Prefeitura, sobretudo fazendo dobradinha com o irmão Luiz Emílio, que vai permanecer na chapa como vice. Além de Jarbinhas como é conhecido, a campanha por lá já apresenta até o momento, mais três candidatos: Izabelle Lins (PSB) esposa do prefeito afastado de Rio Largo, Toninho Lins, o ex-vereador Marcos Silva (PP) e Gilmar Paixão (PT).  

Inhapi

A campanha eleitoral de Inhapi começa a mostrar sua cara, onde quatro candidatos entraram na corrida na busca do voto. A novidade é Tenorinho (PMDB), irmão do prefeito Celso Luiz, do vizinho município de Canapi. O PT acredita no sucesso da reeleição do prefeito Zé Cícero, sobretudo pela postura de trabalho que vem adotando na Prefeitura, alavancado obras, pagando em dia e mantendo as tradições culturais. Os outros que estão na briga são: Márcio do Adelmo e Zé Alencar, ex-vereador que comanda o PC do B na região.

Marechal Deodoro

Vereador Jorge Melo (PTB) cobra do prefeito Cristiano Matheus, detalhes sobre os 600 mil reais que mensalmente são destinados para locação de veículos. “Foi preciso eu acionar o MPE/AL, na busca de um  relatório contendo todos os gastos públicos que são investidos na locação de carros, a fim de destacar publicamente na Câmara, uma vez que todas as solicitações que eu tenho feito ao prefeito, ele se faz de esquecido”, disse o parlamentar.   

São Miguel dos Milagres

Em São Miguel dos Milagres moradores prometem acionar o MPE/PE, a fim de apurar denúncias contra o prefeito Adalberto Júnior, o Draga (PSDB). É que segundo eles, a prática de oferecer empregos para quem anda desesperado, com valores mensais de 200 reais, vem sendo feita abertamente na cidade, sobretudo nos serviços de limpeza das ruas públicas. Tudo em nome da campanha política, onde visa favorecer ao candidato do prefeito. “O Draga está agraciando seus pré-candidatos e cabos eleitorais com a contratação irregular de prestadores de serviço, explorando-os com valores bem inferiores ao salário mínimo do país” disse um denunciante.  

Aedes aegypti

O planejamento integrado entre as três esferas de governo para as ações de combate do  mosquito Aedes aegypti foi discutido na reunião de terça-feira, na sede da Defesa Civil estadual, em Maceió. O debate contou com a participação de técnicos da Secretaria de Saúde de Maceió e órgãos vinculados ao município, do Ministério da Saúde e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AL), do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Aedes aegypti – municípios

A coordenadora da Assessoria Técnica do Cosems, Sylvana Medeiros, reafirmou a importância de dados epidemiológicos para nortear as ações nos mutirões e trabalhos diários dos agentes de combate de endemias, agentes comunitários de saúde, Defesa Civil e demais órgãos envolvidos. “Fazemos um apelo em nome dos municípios para que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) subsidie as ações com dados epidemiológicos para que as áreas vistoriadas sejam potencializadas no tocante ao impacto na redução do Aedes aegypti”.

 

Santa Luzia do Norte

Quem se encontra em Brasília desde ontem, é o ex-vereador por Santa Luzia do Norte, Pedro Soares, o Poeta Pedão, como é conhecido. Foi na qualidade de secretário de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Público Federal/AL, representar Alagoas junto com o dirigente do órgão, Jogelson Veras, no Congresso Nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros, que termina somente no sábado.

Santa Luzia do Norte – livro

Pedão levou em sua bagagem seu novo trabalho literário. Trata-se de um livro de cordel titulado: “O Direito do Trabalhador como Pilar da Dignidade Humana”. Disse que esse evento servirá como palco nacional para lançar seu produto. O conteúdo do livro, segundo Pedão, está focado nos direitos não respeitados, da morosidade judicial e ainda relata sobre a violência e a corrupção no Brasil.

Coruripe – sem medo

Bastou o pré-candidato Edinho do Hélvio denunciar a Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe, onde num terreno ao lado do órgão o lixo estava dando nos pescoço, que a Prefeitura mandou fazer uma ampla limpeza no local. Edinho diz que vem sendo taxado pelos amigos de “doido”, por não temer denunciar os descasos encontrados na administração pública, sobretudo na terra comandada pela família Beltrão. O pré-candidato vem pagando carona no Facebook, exibindo textos e vídeos nos locais em que os fatos acontecem, onde ele mesmo faz a apresentação como um repórter.

Coruripe – texto

“Enquanto o País inteiro se preocupa com a epidemia da dengue, e do Zika Vírus, que são doenças transmitida através do mosquito Aedes Aegypti, vejam só a situação em que se encontra a Secretaria de Saúde. O órgão responsável pelas ações de combate a proliferação do mosquito, é que hoje contribui, e, ajuda na reprodução do mesmo.
Isso mostra bem como a Saúde Pública em nosso município é tratada. Então eu pergunto, como podem cobrar ações da população sendo que, nem mesmo eles,  fazem a sua parte?” detonou.