Flávio Gomes

25 de Fevereiro de 2016

A estratégia de Moro

Do jornalista Jorge Oliveira: “… Lula detém hoje uma rejeição de mais de 55%, segundo o Ibope, índice que o coloca praticamente fora do páreo presidencial em 2018. O seu partido, o PT, carrega a pesada cruz da corrupção e certamente nas eleições municipais deste ano vai experimentar o porrete do eleitor. O ex-presidente se mantém na mídia diariamente como o sujeito que ‘não sabe nada’, que vive às custas dos ‘amigos’ e que tem as suas despesas pagas por um colegiado de empresários corruptos e condenados, muitos na cadeia como Leo Pinheiro, da OAS, e Marcelo Odebrecht. Com a imagem abalada, lambida pela Lava Jato, Lula ainda conta com o suporte do ‘Exército Vermelho’ do Stédile e de alguns pelegos da centrais sindicais que no momento oportuno deverão ser contidos pela própria sociedade. Da Câmara e do Senado vem a resposta a sua maldição com a redução da bancada de deputados e senadores, que fogem do PT como o diabo da cruz. E, agora, para seu desespero, vai ter que torcer para que João Santana não bote a boca no trombone como fez Duda Mendonça ao depor na CPI do mensalão. É assim que o juiz Sergio Moro está montando o quebra-cabeça do maior escândalo da história do país, organizando o jogo de xadrez com inteligência e a paciência de um monge. A prisão de Lula, se vier a ocorrer, será apenas o coroamento dessa operação incansável dos nossos Eliot Ness. Com a imagem deteriorada, Moro não acredita que o povo proteste nas ruas contra a prisão de Lula no desfecho da operação.”

Sugestão

A saída de Jeanine Pires da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo vem sendo colocada como uma das mudanças a serem feitas na equipe de Renan Filho. Pode ser o momento de o governador corrigir o erro de fusão de secretarias e fazer a de Turismo de novo autônoma, com a própria Jeanine como titular da pasta.

Razões

Dados exaltados pelo próprio Renan Filho indicam o turismo como um dos segmentos de melhor resultado na economia de Alagoas. Jeanine Pires é um nome bem conceituado no setor, em nível nacional, e poderia produzir muito mais, se a secretaria fosse novamente especializada. Substituí-la por um estranho a esse ramo não parece boa ideia.

A anotar

Informação de quem conhece a política de Arapiraca: Célia Rocha não deve ser candidata à reeleição, Yale Fernandes não empolga e a única opção, dentro do próprio PMDB, é o deputado estadual Ricardo Nezinho. A alternativa fora da legenda, para o grupo, seria dar apoio ao deputado estadual Tarcizo Freire, que lidera as pesquisas.

Oposição

O grupo de oposição ao PMDB em Arapiraca descartou apoio a Tarcizo Freire e se uniu em torno de Rogério Teófilo, do PSDB, que perdeu para Célia Rocha, em 2012, por uma pequena margem. Até o deputado estadual Rodrigo Cunha, que é do PSDB, mas ligado a Célia, já descartou ser candidato e declarou apoio a Rogério Teófilo.

Avaliando

Tácio Melo, superintendente da SMTT, vai deixar o cargo, mas não necessariamente para ser candidato a vereador. Sua cessão da Polícia Rodoviária Federal para a prefeitura está se vencendo e ele, em princípio, pensa em atuar na linha de frente da equipe de campanha do prefeito Rui Palmeira. “Concorrer à Câmara é só uma hipótese”, diz.

Sujeira

Em época de paranoia por conta do mosquito aedes aegipty, vale a pena a Vigilância Sanitária dar uma passada na Rua da Vitória, em Jaraguá. Lá, o lixo descartado por moradores se acumula, a céu aberto, inclusive na calçada. E a casa de número 90, fechada há cerca de 10 anos, certamente é um foco de insetos e de doenças.

Opinião

Do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, acreditando que o seu PSDB reassumirá o comando político do Brasil: “Vamos ter outra vez que construir um país decente. Precisamos de uma reconstrução moral que não se separa da reconstrução política. Quase tudo o que construímos está sendo destruído por incompetência e corrupção”.

 

*O Iate Clube Pajussara, instalado há 55 anos em valorizada área da orla marítima de Maceió, passa por situação financeira difícil. O comodoro Moacir Albuquerque vai levar o assunto à Assembleia Geral Extraordinária marcada para 8 de março, às 18 horas.

*O Conjunto Eustáquio Gomes, no bairro Cidade Universitária, recebe hoje o programa Defensoria na Comunidade, que abre as atividades de 2016. O ônibus da Defensoria Pública estará, das 8 às 14 horas, em frente à Escola Alfredo Gaspar de Mendonça.

*Encerram-se hoje as inscrições para a edição 2016 do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional, para produções veiculadas em jornais, TVs, revistas, rádio ou internet. Contato:www.bancodonordeste.gov.br.

*Estão abertas, somente até hoje, inscrições para exposições temporárias do Museu Théo Brandão. Os interessados devem apresentar projetos de caráter coletivo ou individual, relacionados a antropologia, patrimônio cultural e/ou folclore. Contato 3214.1711.

*A cantora Nara Cordeiro retomou as apresentações no Restaurante Mesa de Bar, na Rua Paulo Falcão, na Jatiúca, todas as 6as feiras, a partir das 21 horas. Acompanhada de Adriano Santos ao violão, apresenta sucessos da MPB. Contato: 99166.5358.

*O cantor Daniel Maia faz apresentação hoje à noite, na Santorégano Pizzaria, em Riacho Doce, baseado no disco recente, “Forró de Primavera”. Participação de Gama Júnior, na flauta, e Edinho Vovô, na zabumba. Início às 20 horas. Contato: 3355.1801 / 1801.

* Até o torcedor alagoano poderá acompanhar a etapa Maceió do Circuito Internacional de Vôlei de Praia, que está sendo realizado nas quadras da Avenida Antônio Gouveia, orla de Pajuçara. É uma realização da Fédération Internationale de Volleyball (FIVB).

 

“Vocês se dizem de esquerda, mas são de direita, ricos e autoritários”

Gilmar Mendes

Ministro do STF, se dirigindo a Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, advogado de José Dirceu