Olívia Cerqueira

24 de Fevereiro de 2016

Grupo Ser Educacional e Instituto Oscar Niemeyer selam parceria

O Grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINASSAU e das Faculdades Maurício de Nassau, Faculdades Joaquim Nabuco, Escolas Técnicas Joaquim Nabuco e Maurício de Nassau, FIT/UNAMA-Faculdades Integradas dos Tapajós,UnG (Universidade Guarulhos) e UNAMA (Universidade da Amazônia), sela parceria com o Instituto Social Oscar Niemeyer de Projetos e Pesquisas (ISON). 
 
A parceria permite realização de estudos, pesquisas e atividades diversas incluindo cursos, programas e projetos sobre todas e quaisquer áreas de atividade e conhecimento humanos nas áreas de Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico. 
 
 A assinatura do convênio aconteceu nesta quarta (17), na sede do ISON e contou com a presença da sua presidente Vera Niemeyer, e do CEO do Grupo Ser Educacional, Janyo Diniz.
 
De acordo com o CEO do Grupo, Janyo Diniz, “O Grupo Ser Educacional é um dos maiores incentivadores de ideias que promovam a interação e a responsabilidade social nas esferas  públicas e privadas por meio do Instituto Ser Educacional. Assumir uma parceria tão importante ao lado da Fundação Oscar Niemeyer, que já atua desde 1988, é uma honra imensurável. A ideia de promover uma reflexão e uma difusão da cultura brasileira e da arquitetura a partir da obra de Oscar Niemeyer, sem dúvidas, é algo enriquecedor”.
 
Entre as ações estão previstas está a criação de escritórios modelos de arquitetura e engenharia vinculados aos cursos de arquitetura e engenharia da UNG, UNAMA e na UNINASSAU, que contarão com professores e alunos estagiários destas IES, bem como e arquitetos e engenheiros vinculados ao Instituto Niemeyer. A parceria se estenderá ainda para convênios com instituições educacionais internacionais nas áreas de engenharia e arquitetura, nas capitais de Moscou (Rússia) e Toulose (França).
 
As ações sociais serão outro ponto forte na parceria do ISON e o Grupo Ser Educacional, ambos com experiências exitosas no segmento. O Observatório da Terceira Idade, por exemplo, será um projeto que permitirá fazer um diagnóstico da pessoa idosa, como formas de tratamento que vem sendo aplicadas, e criação de medidas preventivas.
 
A parceria também prevê uma exposição de fotografias e maquetes das principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer, que contará com a participação de estudantes destaques das áreas de Arquitetura e Engenharias das instituições de ensino superior mantidas pelo Grupo. 
 
Outra novidade é a criação de um curso de pós graduação que irá apresentar a forma de trabalho, técnicas de produção e desenvolvimento de projetos utilizados por Niemeyer.