Roberto Baia

21 de Fevereiro de 2016

Um grande absurdo

A vereadora Micheline Fernandes (PV) está revoltada com a situação financeira de Viçosa, ela afirma que protocolou na Câmara de Vereadores os documentos informando que a Prefeitura pretende devolver R$ 900mil do convênio já firmado com o Ministério do Turismo.

 

Obras perdidas

Ela alega que o convênio era destinado para a infraestrutura na Avenida Firmino Maia, para valorizar os equipamentos turísticos, “com esse valor dava para construir base coberta para taxistas, academia ao ar livre, entre outros, além de gerar emprego e renda no município.

 

Sem prestar contas

A vereadora Micheline Fernandes acrescenta que em janeiro de 2016, o SIAFI inseriu no CAUC, dois convênios estão inadimplentes por falta de apresentação da prestação de contas, e que segundo a CEF desde 31 de março de 2015 o FGTS de Viçosa está com irregularidades.

 

Perdendo recursos

Segundo ela o problema é que o município, que já é carente de investimentos, está perdendo recursos públicos e o mais grave, está com falta de prestação de contas em convênios federais.

 

Cobrando convocação

Aprovados no último concurso da educação estadual, realizado em 2014, professores cobram do governador, Renan Filho (PMDB), a convocação imediata do cadastro de reserva. Os mesmos dizem que Os aprovados dizem que a convocação é possível devido ao fato de existir carência de professores em praticamente todas as disciplinas nas escolas da rede estadual.

 

Protesto de Concursados

Para tentar pressionar o governo os aprovados realizarão uma passeata a favor da nomeação, marcada para o próximo dia 25 de fevereiro, a partir das 09h30 da manhã, na Praça da Catedral, em Maceió. Eles convidam a todos do cadastro de reserva par ao ato público.

 

Janela Partidária

A partir de agora os candidatos a cargos de vereador e deputado podem tranquilamente mudar de partido, sem perder o cargo. É a chamada Janela Partidária, criada pela Emenda Constitucional 91, que dá um prazo de 30 dias para a mudança de legenda sem punição de infidelidade partidária.

 

Só para recém-criados

Anteriormente só poderia haver mudança de legenda, sem perder o mandato, se fossem para entrar em partidos recém-criados. O prazo para a nova mudança foi iniciado na última sexta-feira, 19, data da publicação da EC 91/2016.

 

Fundo Partidário

Mas, durante os próximos pleitos (as eleições de 2016 e 2018) os partidos, agora com filiações de novos integrantes, não serão beneficiados com mais recursos e nem com tempo adicional de TV e rádio.

 

 

… Por determinação do prefeito Yale Fernandes (PMDB), a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Obras, retomou uma grande “Operação Tapa-Buracos” por toda cidade.

 

… Ao todo, nove bairros estão sendo contemplados – Cacimbas, Centro, Jardim Tropical, Capiatã, Santa Edwiges, Brasília, Zélia Barbosa Rocha, Primavera e Alto do Cruzeiro. A ação pretende beneficiar mais de 50 mil pessoas, que circulam nessas localidades todos os dias.

 

… Os trabalhos estão sendo  vistoriados pelo prefeito, que nesta quinta-feira, (18), acompanhou a ação na Rua Nossa Senhora de Fátima ao lado do secretário de Obras, Valdeir Galindo, e do vereador Edvânio Correia (PROS).

 

… “Estamos retomando essa operação, agora com muito mais trabalho. Vamos chegar em todas as regiões do município”, comentou Fernandes.