Flávio Gomes

20 de Fevereiro de 2016

O petismo encurralado

Gustavo Müller, professor de Ciência Política da Universidade Federal de Santa Maria, em “O Globo”: “… Quando Lula se torna alvo das investigações, parte-se da suspeita de ocultação de patrimônio, entramos na fase do “petismo encurralado”. O objetivo agora não é salvar o mandato de Dilma, mas salvar o mito Lula, mito que se confundiu com o próprio partido. Tal qual o personagem do filme ‘A grande ilusão’, que conquistou o eleitorado de seu estado repetindo a frase ‘um caipira tem que votar em outro caipira’, Lula, um filho do Brasil, encarnava na própria pele o suor do povo brasileiro. A partir do momento em que o Lula de tantas lutas aceita de bom grado, para seu merecido descanso, duas dachas, o mito se desfaz. A corrupção perde o seu sentido teleológico para adquirir conotações ‘humanas, demasiadamente humanas’, e a narrativa do líder popular adquire um tom opaco que não combina com o tampo da pia da cozinha do seu tríplex. O petismo agora se encontra encurralado em um elevador privativo. ‘A ditadura derrotada’ de Elio Gaspari faz alusão à derrota da linha-dura. A passagem do petismo encurralado para o petismo derrotado dependerá do que sobrar das instituições democráticas.” 

Teste

A licença da prefeita Célia Rocha, de Arapiraca, é mais questão política do que, propriamente, relacionada à saúde. Na verdade, é uma oportunidade de avaliar politicamente o vice, Yale Fernandes. Se ele se sair bem e for bem avaliado nas pesquisas, poderá ser opção do grupo de Célia para concorrer à prefeitura, na eleição deste ano.

Razões

Célia Rocha pode até não dizer, publicamente, mas não se sente confortável, do ponto de vista político. Nesse seu terceiro mandato não está conseguindo repetir o sucesso dos dois anteriores, pois pegou a prefeitura em situação difícil e o país numa conjuntura econômica adversa. A reeleição não seria tão fácil como foi a anterior. 

Confete 

Do senador Benedito de Lira (PP/AL), sobre o colega Cristovam Buarque (DF), que trocou o PDT pelo PPS: “Eu pessoalmente tenho uma admiração especial pelo senador Cristovam porque foi durante o governo dele no Distrito Federal, que foi criado o Bolsa Escola, que mais tarde inspirou a criação do Bolsa Família”.

Fachada

Na mobilização de anteontem, no Centro de Maceió, liderada pela CUT, nem todos eram servidores públicos reivindicando melhoria salarial. A maioria era de grupos de trabalhadores rurais e sem-teto. Esse pessoal normalmente é contratado – transporte, lanche e ajuda de custo – para dar número a atos públicos.

Crise? 

O hoteleiro Glênio Cedrim, presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau, revela que no período 2007/2015 o número de leitos dobrou em Alagoas – agora são 32 mil. O segmento turístico, pelo que informa, representa 10% do PIB do Estado. E Alagoas ainda continua a manter bons índices de ocupação, apesar da maior oferta. 

Contraste

Alagoanos que estiveram no Carnaval de Olinda (o prefeito é nosso conterrâneo Renildo Calheiros) este ano lamentaram o mau cheiro nas áreas de maior movimentação de pessoas, além de deficiências outras na infraestrutura. Em Recife, também muita gente presente, mas, ao contrário, um primor em segurança e limpeza.

Bancada da fé 

Ilimar Franco: “Com a proibição das doações empresariais, dirigentes partidários temem o crescimento da bancada evangélica, que tem maior facilidade para captar doações de pessoas físicas. Hoje, ela é composta por 64 parlamentares, a maior parte da Assembleia de Deus. É uma das responsáveis pela agenda conservadora do Congresso.” 

  

*O texto “Cachorro de Mudança”, de abertura da edição de ontem  desta “Conjuntura”, é de autoria do cientista político Murillo de Aragão, publicado originalmente no Blog do Noblat. Por um equívoco, foi omitido o nome do autor. Está feita a correção.

* A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura de Maceió realiza hoje a 4ª Audiência Pública para Revisão do Plano Diretor. O evento será realizado na Escola Superior da Magistratura, na Rua Cônego Machado, das 8 às 17 horas. 

*O Pajuçara Sistema de Comunicação está selecionando currículos de estudantes entre 3º e 5º período de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas ou Marketing para estágio. Contato:  estagio@pajucara.com. Interessados devem se manifestar até 2ª feira, 22.

*A 9ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Estudo dos Elasmobrânquios (SBEEL) será realizada de 24 a 28 de abril, na Universidade Federal de Alagoas, Unidade de Penedo. Os estudos são voltados para peixes de cartilagem, como arraias e tubarões.

*Phill Veras, jovem cantor e compositor do Maranhão, apresenta-se hoje pela primeira em Maceió, em show a partir das 17 horas, no Centro Cultural Arte Pajuçara, na Avenida Antônio Gouveia. Na abertura, apresentação do músico Ítallo França.

*A banda Vingadora, de Itabuna, Bahia, do sucesso “Paredão da Metralhadora”,  vai se apresentar em Maceió no dia 11 de março, às 23 horas, no Maikai, que na mesma noite recebe também o cantor Matheus Borba. Ingressos no Maikai ou no Viva Alagoas.

*Até 9 de março estão abertas as inscrições para a primeira etapa do Circuito Alagoano de Jiu-Jitsu, que ocorre no dia 13 de março, no ginásio do Colégio Sacramento, iniciativa da Liga Alagoana de Jiu-Jitsu (LAJ-J). Contato: 99607.1525/99833.5555/98815.7223. 

 

“Aí não vai ter povo para defender” 

Luiz Inácio Lula da Silva 

Ex-presidente da República, ao dizer a companheiros do PT que se a situação da economia brasileira não melhorar até junho a situação do governo ficará insustentável