Roberto Baia

17 de Fevereiro de 2016

Eleições em Viçosa

Em Viçosa, cidade localizada a 96 quilômetros da capital, a expectativa é de uma reviravolta na política que com certeza será decisivo nas eleições municipais de outubro. De acordo com informações de políticos locais, João Bosco, adversário do prefeito afastado Flaubert Torres Filho, o Bé, pode formar uma aliança política e disputar as eleições tendo como candidata a vice-prefeita Ana Paula Calazans Torres, esposa do antigo rival.

 

Forte candidatura

Eles devem encarar a forte candidatura do prefeito em exercício Manoel dos Passos Vilela, o Vô, que brigou com o prefeito Bé, mas que mantém alguns aliados na administração, dentre eles os secretários de Assistência Social, Lúcia Carvalho, e de Educação, Adriana Teixeira Vilela, esposa do presidente da Câmara Municipal, Sidney Vilela.

 

“Farra das diárias”

Quanto ao prefeito Bé, que foi afastado por envolvimento no escândalo da “Farra das Diárias”, denúncia feita pelo promotor de justiça Anderson Claudio Barbosa, pode não retornar ao cargo. Pesa também contra ele, suspeitas de desvios de recursos do Instituto Previdenciário – IPASMEV.

 

Vereadora

A vereadora Micheline Fernandes, ex-aliada e agora adversária ferrenha do prefeito Bé, também pode disputar as eleições de outubro próximo. Ela já secretária de Esportes, Juventude e Lazer, na primeira gestão de Flaubert Torres, assumindo a presidência da Câmara Municipal logo após rompimento político na segunda gestão do prefeito viçosense.

 

Improbidade

Com informações da Ascom/TJ: O desembargador Fábio José Bittencourt Araújo manteve, nesta segunda-feira (15), decisão de primeiro grau que recebeu ação civil de improbidade administrativa contra o prefeito de Feliz Deserto, Maykon Beltrão Lima de Siqueira. Ele é acusado de causar lesão ao erário com irregularidades na aplicação de recursos da educação, provenientes de convênios federais.

 

Aplicação de recursos

Entre agosto e setembro de 2011, a Controladoria-Geral da União elaborou relatório de fiscalização, em cumprimento à 34ª etapa do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos, com o objetivo de analisar a aplicação dos recursos federais no Município sob a responsabilidade de órgãos e entidades federais, estaduais, municipais ou entidades legalmente habilitadas. O relatório apontou a prática de atos de improbidade administrativa.

 

Novo ritmo

Em apenas duas semanas que assumiu o cargo de prefeito de Arapiraca, incluindo a semana do carnaval, após o pedido de afastamento da prefeita Célia Rocha para tratamento de saúde, o jovem Yale Fernandes está imprimindo um método inovador de governar.

 

Nas ruas

Alheio à burocracia de gabinete que o cargo impõe, Yale demonstra que prefere verificar nas ruas os problemas surgem na cidade, e constantemente é visto nos canteiros de obras , visitando e ouvindo reclamações das pessoas, quer seja no mercado público, ou verificando o funcionamento das unidades de saúde.

 

Combate ao mosquito

Ele já vistoriou dezenas de obras, a exemplo dos serviços do esgotamento sanitário, pavimentação de ruas e avenidas, mutirão de limpeza nos bairros e acompanhando as obras de reforma e ampliação de 12 escolas, entre outras ações do poder público municipal.

No sábado passado, acompanhado da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o prefeito comandou o batalhão de pessoas em novo mutirão de combate à

dengue.

 

Interlocutor

Com o jeito calmo e pacato, Yale vem surpreendendo a todos. Como vice-prefeito, sempre atuou de maneira discreta na obtenção de benefícios para Arapiraca, por meio da parceria com o governo de Renan Filho e Luciano Barbosa, ambos do mesmo partido, o PMDB.

Desde o início da gestão estadual que Yale tem agendamento todas as segundas-feiras no Palácio República dos Palmares, em Maceió, onde junto do governador Renan e do vice Luciano Barbosa, seu amigo particular, traçam planos e projetos para a melhoria da qualidade de vida do povo de Arapiraca.

 

Gasoduto

O Gasoduto Penedo-Arapiraca é um desses projetos que vai fortalecer o potencial empreendedor e a vocação econômica do município, com a geração de energia para a indústria e o comércio.

Esse investimento traz consigo um novo distrito que permitirá o crescimento da indústria local e a vinda de novas empresas.

Isso representa a geração de mais empregos e novas oportunidades para o arapiraquense.

Estar sempre à frente dos problemas e resolver na medida do possível tem sido a

marca registrada do novo prefeito.

 

 

 

… Ameaças – Em Porto Calvo, no último domingo, o pré-candidato a prefeito, David Pedrosa, pegou o microfone em um trio elétrico, e se utilizou de palavras de ameaças às demais pré-candidaturas postas no município nortista.

 

… “Não mexam com David Pedrosa, pois vão se dar mal! Não mexam com David Pedrosa, pois vão se dar mal!”, repetia o pré-candidato em cima de um trio elétrico discursando em meio a uma festa denominada de Ressaca Carnavalesca, em tom ríspido e ameaçador.

 

… O motivo da revolta, segundo populares, é que a festa, organizada por David Pedrosa, teria sido supostamente esvaziada por outra do mesmo gênero, que acontecia no maior povoado de Porto Calvo, Manganzala.