Olívia Cerqueira

16 de Fevereiro de 2016

“Brasil, gigante pela própria natureza” é tema de Concurso Literário Infantil

 Sucesso entre as crianças e escolas brasileiras, o Concurso busca despertar o sentimento de patriotismo e cidadania, e estimular a imaginação dos pequenos escritores 

3personagens.jpg

O lançamento oficial do “IV Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico” será no próximo dia 22/02.  O projeto criado pela escritora e musicista Dulce Auriemo em sua última edição, em 2014, recebeu cerca de 2.000 redações e contou com a participação de mais de 70 escolas de 13 Estados brasileiros. A ação faz parte do Projeto Espantaxim que há 14 anos incentiva a literatura e estimula a criatividade e imaginação dos pequenos.

A edição 2016 do Concurso quer despertar no íntimo das crianças o sentido de Nação, de Pátria. Será a oportunidade para as crianças, de 7 a 12 anos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, expressarem o que pensam e sentem em relação ao País em que vivem. Os trabalhos serão recepcionados até o dia 31/05, conforme regulamento disponível no site do projeto: www.espantaxim.com.br 

“Com o tema Brasil, gigante pela própria natureza, frase extraída do Hino Nacional Brasileiro, queremos provocar em nossos pequenos escritores o sentimento de patriotismo e de cidadania.  Despertar o interesse pela beleza natural e riqueza cultural do nosso país, além de incentivar a literatura e a escrita. Pretendemos desviar um pouco a atenção das crianças desse momento crítico e negativo que estamos vivendo, para que procurem valorizar o  lado positivo do país.”, explica a autora e escritora Dulce Auriemo, idealizadora do Projeto.

De todo o material recebido serão selecionadas as obras que farão parte da “IV Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico”, onde as crianças terão a oportunidade de ver o seu trabalho literário publicado em um livro muito especial com outros jovens escritores. Os autores das obras selecionadas também receberão três exemplares da Antologia.

Dentre os alunos selecionados, serão escolhidos os vencedores que ganharão o Troféu Espantaxim 2016, a coleção de obras do projeto e o boneco do personagem Espantaxim, líder da Turminha e querido pelas crianças. Além disso, as três Escolas, Instituições ou Associações que tiverem um maior número de alunos selecionados para compor a Antologia também serão premiadas.

 

Tema do Concurso:

 

“BRASIL – Gigante pela própria natureza”

Escreva uma história contando o momento que mais marcou o seu sentimento de patriotismo, de amor e de orgulho ao Brasil.

Participe com uma mensagem dizendo o que sente e pensa em relação ao país onde vive. Ou então, crie uma poesia exaltando o esplendor da natureza brasileira.

 

Sobre o Projeto Espantaxim:

Criado em 2002 o Projeto Espantaxim já atingiu milhares de pessoas de todas as idades, por meio de apresentações em teatros, escolas, livrarias, bienais, feiras do livro, clubes, instituições, CEUs, ações solidárias, workshops, concursos  e shows beneficentes.

Com muitas canções, poesia, histórias e personagens, o objetivo do trabalho é despertar nas crianças, de maneira lúdica e atraente, o interesse pela literatura, a escrita e a leitura, pela música e o aprendizado musical, e pelas artes visuais. Assim como, incentivar a preservação da natureza e do meio ambiente, a prática de esportes, e a cultura da paz. A obra líteromusical infantil “Espantaxim e o Castelinho Mágico”, dedicada especialmente às crianças, oferece uma contribuição de valor educativo e cultural à literatura musical infantil brasileira.

Mais recentemente, acompanhando a evolução da internet, houve o lançamento doEspantaxim Minimove. São mini vídeos em 2D que podem ser acessados no canal do Projeto no Youtube, www.youtube.com/espantaxime destacam os personagens do Castelinho Mágico transformados em TOY ART. Esses episódios trazem sempre uma mensagem divertida de amizade, desafio, brincadeiras e boas ações.

No site do projeto www.espantaxim.com.br é possível ter acesso a todo o histórico dos trabalhos já realizados, conhecer os personagens, canções, fotos, vídeos, jogos e atividades educativas, além da página especial dedicada aos educadores. Informações sobre o projeto também podem ser encontradas na fan page no facebook: Espantaxim Castelinho Mágico”.

 

Informações para a imprensa
R&F Comunicação Corporativa

 Joana Martins
Isabel Rodrigues

(11) 3628-5080