Roberto Baia

12 de Fevereiro de 2016

Carnaval em Traipu

Em Traipu, o Bloco “Eu Acredito”,  coordenado pelo  vice-prefeito Erasminho Dias,  bateu o recorde de público no carnaval de Traipu. O bloco superou todas as expectativas arrastando na terça feira mais de 10 mil pessoas.

O bloco, que estreou este ano, foi animado pela Banda Topa Tudo do Maestro Ninho de Tonheiro, Trio Elétrico e paredões de som, contou com o apoio dos vereadores Larissa Palmeira, Valter da Farmácia, Vânia de João de Deta e José Eduardo.

 

Ficou na história

– Foi um carnaval pra ficar na história de nossa cidade. Milhares de foliões foram às ruas brincar sem nenhum grande incidente, em um momento de crise econômica. A festa é importante para o comércio da cidade e para levantar a autoestima das pessoas”- disse o vice-prefeito Erasminho.

 

Ainda o carnaval

Por falar em carnaval, Maragogi se despediu da folia momesca na quarta-feira de cinzas, com os tradicionais blocos Bacalhau na Madeira, dos Caseiros e Quebra na Ressaca, que percorreram a orla marítima, Barra Grande e Peroba, respectivamente. Durante sete dias de festa, uma vasta programação animou o público pelas ruas da cidade em blocos e shows realizados na praça de eventos.

 

Esquema especial

Para garantir a segurança e conforto dos foliões, a Prefeitura preparou um esquema especial de infraestrutura com a realização da poda das árvores, manutenção da iluminação e intensificou os serviços de limpeza pública e coleta de lixo. Além disso, durante todo o período festivo, as ruas que foram interditadas ou sofreram desvios de tráfego, ganharam faixas e placas sinalizadores para auxiliar os condutores.

 

Balanço

Feliz com o resultado do carnaval, o Prefeito Henrique Madeira destacou que o balanço da festa foi muito positivo.

“Nossa gestão continua em contenção por conta da crise econômica que afeta os municípios há meses, mas o evento já faz parte do calendário de festas da cidade, movimentando o turismo e aquecendo a economia com o aumento da ocupação de hotéis, restaurantes, utilização de transportes e procura por serviços. Somos um dos maiores polos turísticos do estado, e não poderíamos deixar de realizar os festejos, já que recebemos milhares de pessoas nesse período”, explica.

 

Moveleiros

A 1ª Expomóveis, que está sendo realizada no hall do Arapiraca Garden Shopping, conta com participação de empresas como JF Móveis, Amazon Portas, Carlinhos Móveis Planejados, Leomóveis, Hubbibras, RCMóveis Planejados e Cometa Móveis – sete de Arapiraca e a última, de Palmeira dos Índios.

 

Oportunidade

No local, os moveleiros do Agreste têm a oportunidade de mostrar (e o público de ver) as novas tendências em cinco ambientes, como brinquedoteca, sala de estar, varanda, suíte master e sala de jantar. Eles foram postos no espaço em questão pela arquiteta Cris Nunes.

 

Abertura

Na abertura, estiveram presentes a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio; o diretor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) em Arapiraca, Arestides Minervino; o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomercio/AL), Wilton Malta; a gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis do Agreste, Cárbia Santos, representando o Governo do Estado; e o presidente da Associação dos Moveleiros do Agreste (Amagre), Sóstenes Leite.

 

Bem movimentado

Entre o Sábado de Zé Pereira e a Quarta-feira de Cinzas, o Hospital de Emergência Daniel Houly (HEDH), em Arapiraca, registrou 769 atendimentos. O número representa um aumento de 11% se comparado ao feriado de Carnaval do ano anterior, onde o Hospital realizou 684 atendimentos.

 

Quedas de moto

As vítimas de quedas de moto, mais uma vez, foram a maioria dos atendimentos. Somente no feriadão 167 pacientes deram entrada no Hospital por este motivo.

 

Ocorrências

A segunda maior causa de entradas no Hospital foram às quedas da própria altura, com 120 ocorrências, seguida das quedas de altura (43), quedas de bicicleta (23) e corpo estranho no olho, com 22 casos.

 

Durante o feriadão a unidade hospitalar atendeu 8 vítimas de arma de fogo, 11 vítimas de arma branca e 11 por agressões diversas. Não foi registrado nenhum atendimento a vítima de afogamento.

 

… Os moradores da Vila São José serão beneficiados, nesta sexta-feira (12), com um mutirão da cidadania para emissão de documentos, como carteira de trabalho e da Previdência Social.

 

… Os trabalhos ficarão a cargo da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços – Semics, como parte das ações do Centro de Capacitação Profissional de Arapiraca – CCPAR.

 

… O mutirão será realizado em parceria com a Câmara dos Vereadores. As atividades começam a partir das oito horas, com a disponibilidade de equipe especializada para emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).