Olívia Cerqueira

4 de Fevereiro de 2016

Galeria Gamma leva os artista Vera Gama e Rogério Gomes para São Paulo

A partir do dia 18 de fevereiro, a Luis Maluf Art Gallery recebe a mostra “Radiografia Urbana” dos artistas da Galeria Gamma, Vera Gamma e Rogério Gomes, que juntos criam uma cartografia poética capaz de sugerir um modo particular de percepção da cidade, numa perspectiva simbólica de compreendê-la como objeto vivo, explorando suas formas e relações entre o interior e o exterior.  A curadoria é assinada por Ana Cristina Carvalho e as peças ficam expostas até dia 18 de março.

 Os artistas alagoanos trabalham em parceria há 16 anos e levam para São Paulo 23 obras, entre pinturas, relevos e esculturas feitos com tela, tinta acrílica, madeira, borracha, MDF, resina acrílica, papel e tecido.

 Juntos usam a arte como objeto transformador com projetos sociais em sua área de atuação como no Galpão 72, em Maceió. O projeto social “Esta rua é minha”, de 2005 a 2009, transformaram a realidade do bairro Jaraguá, por meio de experiências artísticas com jovens e famílias da comunidade.

 A produção visual de Rogério, herdeiro das vanguardas artísticas de linguagem geométrica no Rio de Janeiro e em São Paulo nos anos 1950/60, reflete os seus valores e questionamentos, o interesse pela sociedade, pelas transformações urbanas e seus significados ocultos. Já nas pinturas de Vera, a repetição de elementos das formas combinatórias sugere, não só o olhar fruidor, mas uma obra com grande efeito visual, de participação sensorial ativa, com forte impressão de movimento e deslocamento, sem se distanciar da mensagem estética.

 Sobre Ana Cristina Barreto de Carvalho: Doutora e Mestra em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com Pós-graduação em Gestão e Turismo Cultural pela Universidade de Barcelona e Especialização em História da Arte Decorativa e Catalogação de Obras de Arte pela Christie´s Education, New York. Graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, desde 2007. Vice-Presidente do Comitê Internacional para os Museus-Casas Históricas (DEMHIST) do Conselho Internacional de Museus (ICOM), Membro do Conselho Consultivo do Comitê Brasileiro do ICOM (ICOM-BR), Organizadora do Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), de 2009 a 2015. Palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais, na área de museus, patrimônio e arte. Fez diversas publicações no campo das artes e do patrimônio museológico e textos em revistas e jornais. Curadora de exposições em museus e galerias no Brasil e no exterior.

 Sobre a Luis Maluf Art Gallery: Localizada no bairro dos Jardins, em São Paulo, a Luis Maluf Art Gallery valoriza a democratização e o fomento da arte contemporânea. Além de promover workshops, consultorias e debates acerca do tema, que normalmente são mediados por seu diretor criativo Francisco Rosa. Ela realiza a cada mês, um novo vernissage, afim  de propiciar discussões e debates  em torno da proposta apresentada nas exposições de cada artista.

 

 

Serviço:

Data: 18/02

Término: 18/03

Local: Luis Maluf Art Gallery – Rua Peixoto Gomide, 1887 – Jardins.

Horário: Terça a Sexta, das 11hs às 20hs. Sábado das 11 às 18h.

Tel +55 11 2367-3437 

*(A aberturá será no dia 18/02, com coquetel a partir das 19h apenas para convidados) 

Site: www.luismaluf.com

Instagram: luis_maluf

Facebook: luismalufgaleria