Edmilson Teixeira

29 de Janeiro de 2016

Mata Grande, eleição 2016!

Um grupo político está trabalhando em Mata Grande, alto sertão alagoano, a fim de  lançar  um nome diferente, mas com respeito e qualidade  para comandar a Prefeitura a partir de 2017, diz os integrantes. O plano é acabar com as mesmices existentes de famílias tradicionais que ficam se revezando no poder ao longo de décadas. “Na verdade, é uma grande inovação que tem tudo para dar certo”, comenta um advogado leitor da coluna que pediu para que seu nome não fosse revelado. Disse que se trata do ex-presidente da Câmara e gerente do Banco do Brasil, Jean Gomes. “Respeitado na cidade por sua competência administrativa e credibilidade; é a esperança de uma nova forma de fazer política”  comentou.   

Barra de Santo Antônio

A crise financeira travou o projeto do prefeito Rogério Farias, que pretendia fazer um grande Carnaval este ano. Diz o gestor que a prioridade agora é pagar o servidor e tocar serviços essenciais principalmente na Saúde e Educação. “A Barra de Santo Antônio tem uma tradição sem igual de realizar festas carnavalescas, sobretudo pelas suas belezas naturais que anualmente têm atraído gente de toda parte” disse Farias, lamentando o quadro atual vivenciado pelo povo brasileiro, onde crise é a palavra chave.

 

Pilar   

A comunidade católica pilarense está vivenciando as festividades de sua padroeira, Nossa Senhora do Pilar, evento que será consagrado na terça-feira, próxima dia 2, com uma grande procissão pelas principais ruas da cidade. Em meio a isso, haverá show musical em praça pública na noite da véspera da festa, com o cantor Diego Fernandes. E na noite seguinte, sobem ao palco as bandas Saia Rodada e Baby Som. A Prefeitura garante que este ano fará um grande Carnaval, a fim de  manter uma tradição de décadas, sobretudo dando apoio aos blocos de ruas.

 

Barra de São Miguel   

 

Prefeito Zezeco está viabilizando a festa carnavalesca no peito e na raça. Negociou com bandas musicais com valores reduzidos em até 50%, alegando que mesmo com a crise econômica, quer garantir a festa de momo por conta de administrar uma cidade turística, tida como a mais cobiçada pelos turistas que desembarcam em Alagoas e que tem o melhor Carnaval. Simplesmente nesse período a Barra deverá cerca de 20 mil pessoas; um contingente que promete movimentar a economia do município, que tem uma população flutuante, onde sempre extrapola em épocas festivas.

 

Barra de São Miguel- receita

 

Porém, a Prefeitura da Barra tem que se virar para manter serviços de limpeza; organizar trânsito, segurança,  acompanhar fornecimento de água e energia; enfim, fazer de tudo para agradar os nativos e visitantes, sobretudo com uma receita do FPM, que é a menor do Estado, ou seja, semelhante a de Pindoba, Coité do Noia, Monteirópolis, Carneiros entre outros municípios  alagoanos em que a população  margeia a casa dos 8 mil habitantes.    

 

Santa Luzia do Norte

Domingo a partir das 10h, os foliões  de Santa Luzia do Norte vão as ruas acompanhar o tradicional bloco carnavalesco “Oí Nós Aí”. A animação ficará por conta da orquestra de frevo do maestro Douwe. Diz o organizador do evento, Pedro Soares (Pedão) que essa será a 12ª edição festiva em que o bloco participa de Carnaval da cidade. “Vamos homenagear este ano, o saudoso Mário Querino, considerado um dos maiores músicos santa-luziense”, disse. O evento conta com apoio do comércio local, além de um  monte de políticos.  

Advogados no Pinto

O Pinto da Madrugada tornou-se famoso por abrigar inúmeros “bloquinhos” de amigos, familiares e colegas de trabalho tanto da capital com do interior do estado, que se reúnem para cair no frevo. Este ano, um grupo de advogados, fundadores do Movimento OAB Oode +, deixou as gravatas e os processos de lado e fundou o bloco “Pinto Pode Mais”.

Advogados no Pinto – números

Já são quase 50 integrantes que sairão com uma camisa padronizada e portando um estandarte. Para a coordenadora do Pinto Pode Mais, Adriana Broad, a criação deste bloco demonstra a importância do resgate cultural que o Pinto da Madrugada proporcionou em Alagoas. Nos próximos anos, o grupo de advogados promete muitas novidades e irreverência.

São Miguel dos Milagres

Leitor de São Miguel dos Milagres afirma que Procon, Anvisa e Inmetro, estão  todos de olho nos preços e qualidade do combustível dos postos daquela cidade. “É que vários consumidores têm tido problemas com o golpe da gasolina batizada. Não sendo o bastante cobrar 4,05 em um litro de gasolina muito acima dos valores de Maceió, ainda misturam o combustível danificando os nossos veículos. Em dezembro o posto do Jadson Pezão pagou uma multa pesada por irregularidades,  e ainda ficou vários dias fechado. O povo está de olho!” disse.

Sofrimento

Prefeitos alagoanos receberam uma triste notícia financeira para o fechamento do mês de janeiro. É que o repasse do FPM sobre o dia 30 sofreu uma queda de 20,15% em relação ao mesmo dia do ano passado. O defasado valor proveniente do governo federal será depositado nesta sexta-feira, na conta de todas as Prefeituras do Brasil.

 

Projetos esportivos

 

O Sesc Alagoas lança editais para o preenchimento de vagas destinadas ao Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). A ação faz parte de projetos que oferecem aulas de iniciação esportiva nas modalidades de judô, futsal, dança, basquete, voleibol, dentre outras. A medida visa atender as cidade de  Maceió, Arapiraca e Teotônio Vilela.

 

Projetos esportivos / educação

 

O acesso é gratuito, além do esporte são disponibilizadas atividades complementares com caráter educativo nas áreas socioambiental, de saúde e cidadania. A iniciativa atende ao Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), sendo destinada aos comerciários e seus dependentes e aos estudantes da Educação Básica da rede pública, todos de renda até três  salários mínimos.