Roberto Baia

29 de Janeiro de 2016

Cavalgada da Padroeira

A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, e o vice Yale Fernandes receberam, na quinta-feira (28), no Centro Administrativo Municipal, o presidente da Associação dos Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca (Acesa), médico Benedito Lourenço, e o vice-presidente da associação, publicitário Sérgio Murilo.

 

Continua apoiando

Na ocasião, a prefeita reafirmou o compromisso de sua gestão continuar apoiando a iniciativa dos cavaleiros e amazonas, que há 14 anos realizam a Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho, em homenagem à padroeira de Arapiraca.

 

Atividades religiosas

A festa começou no último dia 23 deste mês de janeiro e será encerrada no próximo dia 2 de fevereiro, com uma série de atividades artísticas, culturais e religiosas.

A cavalgada é um evento religioso que resgata a história da cidade de Arapiraca, refazendo o cortejo feito pelo fundador Manoel André, que trouxe do convento da cidade pernambucana de Bom Conselho a imagem da santa, no ano de 1864.

 

Grande estrutura

De acordo com o presidente da Acesa, médico Benedito Lourenço, a Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho terá 200 cavaleiros e amazonas.

Ele adiantou que o cortejo possui uma grande estrutura, com acompanhamento de veterinários credenciados, tratadores, carros para transporte animal, carros-pipa, alimentação e ração para os animais, farmácia veterinária e uma parada a cada 15 quilômetros.

 

Combate à corrupção

O procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, está atento às ações de políticos, principalmente prefeitos de várias regiões do Estado como Agreste, Baixo São Francisco e Sertão, que estão envolvidos em atos de corrupção que para ele se tornou uma “doença contagiosa” mais em Alagoas do que em outros Estados.

 

Serão punidos

Na sua mesa, ele se debruça diariamente com denúncias de toda ordem contra gestores que praticam improbidade e outros crimes. “Este mal atingiu setores inimagináveis da nossa sociedade. E os prefeitos envolvidos com corrupção serão punidos”, disse o procurador, para adiantar que o MP, também, está atento e vai acompanhar o período eleitoral, principalmente a aplicação dos recursos dos precatórios da Educação, liberados para cidades alagoanas.

 

Raio-X

O prefeito de Maragogi, Henrique Madeira, esteve na quarta-feira (27), vistoriando a instalação do equipamento de Raio-X da Unidade de Pronto Atendimento – UPA. Técnicos da Philips, empresa fornecedora do equipamento devem levar até 72 horas para a instalação e realização de testes. Se não houver nenhum imprevisto, o aparelho já estará pronto para começar a operar.

 

 Capacitação

“O mobiliário hospitalar, como macas, camas, suporte de soro e mesa para instrumental, além de equipamentos e móveis de escritório para o trabalho administrativo, já foram adquiridos. Os cerca de 250 funcionários de diversas áreas da saúde, estão passando por uma capacitação, e estamos na fase final de testes de abastecimento elétrico e hidráulico, para que a unidade abra as suas portas com condições técnicas de realizar os atendimentos de urgência e emergência com qualidade, não somente para a população de Maragogi, mas de toda a região”, afirma o gestor.

 

Atendimento

Ainda de acordo com ele, o intuito é acelerar a ativação da unidade que funcionará em regime de 24 horas, durante os sete dias da semana, com atendimento para urgências de pequena e média complexidade.

 

Prática de exercícios

A fim de viabilizar um momento genuíno de saúde e conscientizar a população quanto aos benefícios da ingestão de alimentos saudáveis e a prática de exercícios físicos orientados, Arapiraca receberá neste final de semana uma nova edição do projeto “Verão no Bosque”.

De forma gratuita, a partir das 17h no Bosque das Arapiracas, bairro do Centro, haverá aulas de combat, funcional, dança e zumba, neste sábado (30).

 

 

… No domingo (31), no mesmo horário, acontecerá apresentação do time da Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima), que viajou recentemente a João Pessoa para disputar a Copa Norte-Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas.

 

… Afora, estará sendo realizada no local a corrida Fantasy Run, com as categorias “Caminhada”, “4 km” e 8 km”. De quebra, terá uma banda de frevo no Bosque, animando os competidores e os participantes do Verão no Bosque.

 

… As inscrições estão sendo feitas na Fórmula Academia, por R$ 15 + 1kg de alimento não perecível. É recomendável o uso de uma fantasia, pois será feita uma premiação para o melhor traje. O evento contará ainda com medalhas para todos que finalizarem as provas, mesa de frutas, hidratação e sorteio de brindes.