Blog do Dresch

28 de Janeiro de 2016

A reorganização da Comissão da Verdade

                  Integrantes da Comissão Estadual da Memória e Verdade Jayme Miranda, discutiram a reativação e a reestruturação da mesma com integrantes do Governo do Estado. A Comissão foi recebida pelo Secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, pelo Secretário de Comunicação, Ênio Lins e pelo presidente da Fapeal, Fábio Guedes. Em nome do Governo eles garantiram que a Comissão terá as condições necessárias para seu funcionamento em um espaço no próprio Palácio República dos Palmares, com o apoio necessário para o seu devido funcionamento.

Reativando a comissão 2

                   A Comissão da Verdade tem como objetivo maior a apuração das violações aos direitos humanos ocorridas no período da ditadura militar em Alagoas. Será elaborado um convênio junto á Universidade Federal de Alagoas e ao Arquivo Público para auxiliarem na estruturação da Comissão, inclusive com o apoio de pessoal especializado. Atualmente a Comissão é formada pelo ex-Procurador da República Delson Lyra, Padre Manoel Henrique, as professoras Maria Alba e Marivone Loureiro, pelo advogado Everaldo Patriota, pelo ex-vereador Tomáz Beltrão e pelo historiador Geraldo de Maggela.

 

Maus tratos a animais

                   O Zoológico do Rio de Janeiro tem enfrentado um turbilhão de problemas nos últimos dias. Depois de receber diversas denúncias das más condições do local, o Ibama suspendeu a visitação pública no último dia 14, até que a administração do espaço pudesse se adequar às exigências do orgão. Nesta semana, uma batida da Polícia Civil no local, encontrou quatro espingardas, sem registro, e cerca de 160 quilos de carne estragada, além de remédios com validade vencida. As irregularidades foram constatadas pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. As espingardas e os remédios estavam no setor veterinário e a carne estragada, na geladeira da cozinha. De acordo com o delegado que comandou a operação, o fato dessas irregularidades terem sido constatadas não configura, por si só, crime de maus-tratos, pois não houve provas de que os animais estivessem sendo alimentados com carne estragada ou medicados com remédios vencidos. Mas reflete uma situação inaceitável sob todos os aspectos. O presidente da Fundação Rio Zoo, que cuida da gestão do zoológico, foi ouvido pela polícia, mas garantiu que não tinha conhecimento das irregularidades. Nesta semana, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a qual a Fundação é subordinada, anunciou que vai acatar as exigências do Ibama, vai corrigir os equívocos encontrados e que o zoológico será reaberto no próximo dia 6 de Fevereiro.

 

Zika preocupa Obama

                   O anúncio feito pela Organização Mundial da Saúde que o Zika vírus deve atingir praticamente todo o continente americano, com exceção do Chile e do Canadá, deixou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama bastante preocupado. Ele reuniu na última terça feira seus principais assessores de saúde e segurança nacional, para discutir o surto da doença, e pediu pressa no desenvolvimento de uma vacina e de tratamentos contra a doença. De acordo com a Casa Branca, Obama ouviu dos especialistas de que forma o vírus poderia se espalhar pelos EUA e as consequências econômicas que isso traria ao país.

Zika preocupa Obama 2

                   Na semana passada, as autoridades norte-americanas emitiram um alerta ás mulheres grávidas para que evitem viagens ao Brasil e a outros 13 países da América Latina e intensificaram os estudos sobre a possível ligação do vírus com os casos de microcefalia. Segundo a nota emitida pelo governo americano “o presidente enfatizou a necessidade de acelerar os esforços de pesquisa para tornar possíveis exames de diagnóstico melhores, desenvolver vacinas e tratamentos, além de garantir que todos os americanos tenham informações sobre o vírus Zika e as medidas para melhor se proteger do contágio”.

Estimulando a economia

                   A Presidente Dilma Rousseff vai anunciar oficialmente ainda esta semana, novas medidas de estímulo á economia e redução da taxa de inflação. Serão criadas novas linhas de crédito para exportadores e também para micro e pequenas empresas. Também serão liberados recursos do Banco do Brasil para financiamento do pré-custeio da próxima safra agrícola e da Caixa Econômica para o setor habitacional. O anúncio deverá ser feito oficialmente na retomada das reuniões do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, nesta quinta feira.

O desfile do bloco do xixi

                   No primeiro final de semana das prévias carnavalescas do Rio de Janeiro, agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública da Prefeitura carioca, flagraram 176 pessoas urinando nas ruas. Todas foram multadas em R$ 510 pelas equipes repressoras. No bloco “Vira Lata”, em São Conrado, doze pessoas (duas mulheres) foram multadas. Já no “Me Esquece”, no Jardim Botânico 32 multas foram aplicadas, sendo sete para mulheres. No bloco “Volta, Alice” em Laranjeiras, foram oito multas, inclusive para uma mulher e um turista argentino. Os agentes também aplicaram uma multa para um folião do bloco “Calma, calma, sua Piranha” em Botafogo.

 

  • O governador Renan Filho e o secretário de Educação, Luciano Barbosa, visitaram ontem, em Palmeira dos Índios, a Escola Estadual Graciliano Ramos.
  • A unidade de ensino esta em fase de conclusão nas suas reformas, necessárias para adequação ao regime de ensino médio integral a partir do inicio deste ano letivo. Será uma das treze escolas da rede estadual que irá adotar a nova metodologia de ensino.
  • Dez radares eletrônicos (os “pardais”) já foram instalados em alguns corredores de grande fluxo de veículos na capital alagoana por uma empresa terceirizada. Até o final de Fevereiro, outros 22 equipamentos estarão aptos a entrarem em funcionamento em fase de testes.
  • Os radares estão sendo instalados nas Avenidas Fernandes Lima, Durval de Góis Monteiro e Menino Marcelo, mas deverão funcionar tambem na Comendador Leão e Gustavo Paiva.
  • Eles vão coibir os avanços no sinal vermelho, na faixa seletiva dos ônibus (faixa azul) e excesso de velocidade.
  • A empresa receberá R$ 9 milhões pelos equipamentos. A Prefeitura jura de pés juntos, que eles visam prevenir acidentes e dar fluidez ao trânsito.