Roberto Baia

21 de Janeiro de 2016

Obras em Arapiraca

Obras em Arapiraca

O vice-prefeito Yale Fernandes, acompanhado do secretário de Obras, Valdeir Galindo, vistoriou na terça-feira (19) obras de pavimentação por toda cidade.

Durante a manhã, quanto vistoriou as obras de drenagem do Riacho Seco, no bairro Canafístula, Yale conheceu o trabalho de drenagem que está sendo realizado na comunidade e no Riacho Piauí.

 

Ruas beneficiadas

“Era uma das maiores reivindicações dos moradores. A partir da Antonio Feliciano, onde está localizado o tradicional bar do Caldinho, serão mais de vinte ruas beneficiadas. Tenho certeza que os queridos moradores dessa comunidade histórica e tão querida estão muito felizes com a ação”, falou.

 

Pão de Açúcar

Está marcada para o dia 1º de fevereiro, às 9 horas da manhã, em frente à sede da Prefeitura de Pão de Açúcar, uma reunião do prefeito Jorge Dantas com os beneficiários do Garantia Safra.

A reunião está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pão de Açúcar e tem como objetivo tratar de assuntos relacionados ao programa que está beneficiando 1.726 agricultores familiares inscritos no município de Pão de Açúcar.

 

Programa

E para que os agricultores familiares tenham direito ao Seguro Safra, um programa do Governo Federal em parceria com os governos estaduais e municipais, as prefeituras terão que aderir e entrar com uma contrapartida.

No caso dos 1.727 agricultores de Pão de Açúcar, para que os mesmos pudessem ser beneficiados com o Seguro Safra, já que perderam suas plantações este ano em virtude da grande estiagem, o prefeito Jorge Dantas teve que assinar o termo de adesão e a Prefeitura de Pão de Açúcar entrar com uma contrapartida no valor de aproximadamente R$ 80 mil reais.

 

Homem do campo

Segundo a SEMAGRI, durante a reunião marcada para o próximo dia 1º, o prefeito Jorge Dantas também fará a entrega de móveis  e material de informática a  algumas entidades que trabalham diretamente com o homem do campo, entre essas, CAFISA, COCREAL e NUDEC, frutos de um convênio entre Prefeitura de Pão de Açúcar e Governo Federal.

 

Combate ao mosquito

Com informações da Ascom:  Em medida judicial feita no ano passado, foi dada a permissão para os agentes de endemias da Prefeitura de Arapiraca adentrar mais de 4 mil residências fechadas e abandonadas pelo município.

E o exercício deles continua a plenos pulmões pelos bairros da cidade, também com o “trabalho de recuperação”. Isto é, as equipes técnicas estão visitando as casas que estavam fechadas por falta de moradores na ocasião.

 

Contemplado

Na quarta-feira (20), o bairro do Centro foi contemplado com a presença dos agentes em 20 residências que estavam fechadas e 10 outras, desabitadas.

Segundo a dona Tereza Silva, moradora da Rua 16 de Setembro, ela cuida de sua casa e instrui vizinhos a fazerem o mesmo. Os profissionais orientaram olhar atrás das geladeiras, pois há, em alguns modelos, recipientes que acumulam água.

 

Últimas ações

“O mais importante é a mudança de atitude na população. E o que estamos vendo após as orientações das últimas ações é que as pessoas têm colaborado bastante com esta guerra contra o mosquito, que tem que ser de todos nós”, comenta o secretário Municipal de Saúde (SMS), Ubiratan Pedrosa.

 

Acidentes

Em virtude do aumento do número de acidentes envolvendo motocicletas, muitos deles com vítimas fatais em Maragogi, o Prefeito Henrique Madeira encaminhará ofício ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem), a fim de que o órgão providencie melhorias na sinalização de diversos trechos e cruzamentos do município.

 

Trânsito intenso

O gestor solicitará a instalação de placas de sinalização nas imediações do trevo de acesso ao bairro Carvão, onde diversos acidentes já foram registrados. Segundo ele, o trânsito que liga o centro da cidade aos povoados também é intenso, e com a falta de sinalização adequada, diversos condutores, principalmente motociclistas, tem ocasionado acidentes e colocado em risco à vida de diversas pessoas.

 

São Sebastião

Uma rodovia vicinal e uma ponte vão intensificar o desenvolvimento na região do município de São Sebastião (AL), no sul do estado. O Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), destinará R$ 3,5 milhões para as obras. O ministro Gilberto Occhi assinou nesta quarta-feira (20), na cidade, o termo de compromisso.

Os recursos serão usados na implantação de rodovia vicinal na BR-101, no povoado de Curralinho, e na construção de uma ponte sobre o Rio Perucaba, no município de São Sebastião.

 

… Como São Sebastião está localizada em uma região de importantes atrativos turísticos e gastronômicos, entre as cidades de Penedo, Coruripe e Arapiraca, o investimento integrará mais as comunidades locais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

 

… O termo também foi assinado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano de Alagoas.

 

… A solenidade marcou ainda a entrega de três caminhonetes do Ministério da Saúde, para infraestrutura de atenção básica, e de uma caçamba do Ministério do Desenvolvimento Agrário.