Edmilson Teixeira

16 de Janeiro de 2016

Saúde travada

O governo federal continua massacrando os municípios brasileiros. Aqui em Alagoas muitas Prefeituras travaram os serviços de Saúde, visto que desde novembro último, não foi feito o repasse da verba para assegurar a Atenção Básica. Resultado: faltam  medicamentos, salários atrasados ; além do fechamento de pequenos hospitais e postos de Saúde. A pobreza como sempre é quem sofre na pele.

Inferno para os prefeitos

E como se não bastasse; o Ministério da Educação está anunciando um novo piso nacional para os professores. A medida que já está preste a vigorar, caiu como uma ducha fria para muitos prefeitos, que vêm fazendo das tripas coração para assegurar a folha de pagamento de seus respectivos municípios.  

Contra-ataque

Apesar da pressão da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o reajuste do piso do magistério será de 11,36% . O anúncio foi feito nesta quinta-feira, pelo ministro Aloizio Mercadante. Esse percentual deve gerar um forte impacto sobre os municípios brasileiros, principalmente aqui em Alagoas. Desde o ano passado que a CNM vinha alertando as autoridades sobre o impacto do reajuste, cuja previsão era que fosse de 7,41%, conforme estimativa de receita do Fundeb, calculada pela própria CNM.

Maragogi

As articulações administrativas para o Carnaval 2016  começaram ontem em Maragogi, cidade tida como uma das mais visitadas nacionalmente pelos turistas brasileiros.  É que  o prefeito Henrique Madeira, se reuniu com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Diretoria Municipal de Eventos, Chefia de Gabinete e Secretarias de Infraestrutura, Saúde e Comunicação, para definir a estratégia de atuação das instituições e órgãos parceiros na realização do evento que vai de 5 a 10 do mês que vem.

 
Major Izidoro   

Prefeita Santana Mariano resolveu descansar por um período de 15 dias. Passou o bastão da Prefeitura na noite de quinta-feira, para seu vice, Henry Amaral. “ Depois de 3 anos de intenso trabalho sem descanso, vou visitar minha filhota com consciência tranquila de que a Prefeitura vai estar em boas mãos. Além disso o Henry vai poder contar com a excelente equipe de secretários para auxilia-lo. É com amor que a gente faz”, comentou a prefeita.

 

Moradia Legal                                             

Depois de viabilizar 2.770 registros de imóveis no ano passado para proprietários de baixa renda que residem em nove municípios alagoanos, o Poder Judiciário de Alagoas está retomando seus trabalhos no próximo mês, dando sequência ao programa “Moradia Legal”, agora em 2016. Na programação para fevereiro estão: Igaci, Limoeiro de Anadia e Pariconha. No mês seguinte, vão ser beneficiados moradores de  Campo Alegre e Estrela de Alagoas.   

Detalhes

O Moradia Legal II visa conceder, gratuitamente, o primeiro registro de imóveis pertencentes a pessoas com menor poder aquisitivo. A iniciativa é realizada por meio  do Tribunal de Justiça e Corregedoria-Geral da Justiça em parceria com a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-AL) e Prefeituras.

                                                                                                    

 

Água Branca

A prefeita de  Água Branca, Albani Sandes esteve ontem na Emater/AL, na busca de parceria com o órgão. Foi uma reunião com o diretor-presidente Carlos Dias. Discutiram  proposta de convênio entre o Instituto e a Prefeitura para a realização de serviços de assistência técnica e extensão rural no município. De acordo com Carlos Dias, a proposta  foi discutida com outros gestores municipais e parte de um modelo de parceria entre Estado e prefeituras que já deu certo outras em regiões do Brasil.

Dimensão

“Nós já estamos discutindo essa questão com vários prefeitos e estamos tendo respostas positivas. O objetivo do convênio é ampliar o serviço de assistência técnica no Estado, através da contratação de um ou mais técnicos pela prefeitura e, em contrapartida, esse profissional recebe uma estrutura de trabalho e realiza ações desenvolvidas num plano de trabalho elaborado formado pelas necessidades dos municípios e demandas ofertadas pela Emater”, explica o diretor-presidente Carlos Dias.

Palmeira dos Índios

Próxima quinta-feira, a comunidade do povoado Algodãozinho, lá em Palmeira deve ficar impressionada com a presença de políticos na região, onde até o governador Renan Filho deve comparecer, conforme programação. Trata-se de um avento que visa inaugurar  400 cisternas que o governo federal mandou, por meio do  Programa Água para Todos.

São Miguel dos Milagres – rebate

Sobre denúncia feita nesta Coluna, pelo descaso de um Mercado Público, o prefeito Adalberto Verçosa, o Draga (PSDB) por meio de sua assessoria informa que com o intuito de melhorar as condições do referido órgão, que fica em Porto da Rua, já foi feita uma licitação para a reforma. Diz a nota, que ao longo de sua gestão, Draga  vem melhorando as condições da coberta do Mercado, substituindo a coberta antiga com um material bem melhor, cujo propósito é o de fazer uma grande reforma e dar condição de qualidade para os comerciantes.

São Miguel dos Milagres – livre

“Sabendo da importância do trabalho dos cerca de 30 comerciantes do Mercado Público de Porto da Rua, o prefeito Draga não cobra um centavo sequer a categoria. Além disso, eles não pagam água, nem energia e também a limpeza pública, tudo é por conta da Prefeitura”  reforça a nota.