Edmilson Teixeira

15 de Janeiro de 2016

Capela; sufoco sem igual!

 

Mesmo sem o repasse dos recursos do Ministério da Saúde referentes aos meses de novembro e dezembro para o município, a Prefeitura de Capela conseguiu pagar a folha de pagamento do mês de dezembro a todos os servidores e profissionais efetivos da Saúde do Hospital, CAPS, NASF, Endemias, Saúde Bucal, Vigilância Sanitária, Agentes Comunitários e equipes de Saúde da Família. Simplesmente até o momento, o governo federal deixou de repassar aos cofres do município a importância de R$ 328 mil reais, recursos da Atenção Básica para manutenção e custeio do Programa Saúde Bucal, NASF, Saúde da Família e Agentes Comunitários da Saúde.

 

Capela, jeitinho

 

O prefeito Eustaquinho Moreira e o secretário de Saúde, Alessandro Ramos vêm de público esclarecer, a toda população capelense, que o Brasil vivencia a pior crise de todos os tempos na saúde pública, mas mesmo assim, Capela vem traçando estratégias e um planejamento para evitar demissões de servidores e, ainda, atraso nos salários.

“Todo um esforço vem sendo feito, a fim de pagar os salários dos profissionais, bem como manter abastecidos o Hospital e as Unidades Básicas de Saúde com medicamentos e correlatos, para que não haja descontinuidade nos serviços ofertados aos usuários do SUS”, diz o prefeito.

 

Piaçabuçu

 

O ex-vereador por Maceió, Carlos Ronalsa (PMDB) está disposto mesmo a disputar a Prefeitura de Piaçabuçu este ano. Todo um trabalho de articulação vem sendo feito pelo seu grupo, no sentido de entrar forte na caminhada eleitoral a partir das convenções partidárias. Entende Ronalsa, que Piaçabuçu está carente de projetos que possam alavancar o desenvolvimento da região, sobretudo voltados para o turismo e pesca, onde o município esbanja muitas riquezas naturais. Tem o apoio de Collor, Renan pai, João Beltrão e do federal Marx Beltrão.   

 

 

Palmeira dos Índios – negativo

A decadência de Palmeira dos Índios é pública e notória. A cidade sucumbi diante das administrações desastradas e sem nenhum tipo de planejamento que pudesse tirar a cidade do atraso a que está mergulhada há décadas. Na contramão do desenvolvimento, as ações dos governos que passaram nestes últimos 20 anos priorizaram apenas investimentos em infraestrutura.

 

Palmeira dos Índios – abandono

 

Setores importantes da economia como comércio, indústria, agricultura, serviços, entre outros, foram abandonados pelas administrações nas últimas duas décadas, inclusive o governo do prefeito, James Ribeiro, que dentre os gestores foi o que teve maior apoio político e financeiro, porém não soube aproveitar as oportunidades. “Nós estamos na contramão do desenvolvimento” protestou o comerciante, Alfredo Santana.  

 

Palmeira – cadê ?

 

Na campanha de 2012, as promessas de “Emprego JÀ” e “Desenvolvimento JÀ” foram bastante exploradas, porém estas terminaram ficando apenas no papel e no sonho palmeirense que tempos depois descobriram que tais juras não passavam de ficção ou peças de marketing. Pois bem, cadê os empregos e o tão prometido desenvolvimento? São as perguntas mais frequentes feitas na cidade.

 

Arapiraca

 

Na próxima segunda-feira, uma turma de taxistas que atua na cidade de Arapiraca  terá a oportunidade de participar de um curso específico para a profissão. Trata-se de uma ferramenta essencial para manter a atualização da categoria no mercado de trabalho. O evento é determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mas em Arapiraca, o curso está sendo realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Senai. Serão três turmas ao longo desse ano.

 

Penedo

O Carnaval  em Penedo vai começar antes mesmo do que se imaginava. Isso porque após reunião com toda diretoria, os responsáveis pela “Nata dos Músicos Penedenses” decidiram que o bloco vai desfilar em 2016 fazendo mais uma grande prévia carnavalesca para os foliões do município ribeirinho. Será neste domingo a partir das 9 da matina. No calor da festa, um caminhão pipa estará seguindo o bloco, a fim de promover o tradicional banho de rua.

 

Pindoba – evento

 

A III Cavalgada Freire e Amigos acontece na sexta-feira da outra semana, saindo depois de um café da manhã de Pindoba, rumo a Barra de São Miguel pra só chegar no domingo. “A Cavalgada tem como objetivo reunir primos e amigos para um  passeio equestre, onde passaremos pelos municípios de Pindoba, Maribondo, Boca da Mata, São Miguel dos Campos e Barra de São Miguel. É um trajeto que desfrutaremos de belas paisagens num clima de grande confraternização e companheirismo, cujo grupo é praticamente da mesma família e alguns convidados ilustres que nos dão o prazer de suas companhias durante os dois dias de cavalgada”, disse o organizador Zé Carlos Freire.  

 

Pindoba – festa

 

“O clima da festa começa na noite de quinta, dia 22, na praça em frente à matriz de São Sebastião, em Pindoba, onde haverá uma confraternização entre os cavaleiros e amazonas, com a presença do cantor e apresentador Beijamim Batista, Nenem do Gado, poeta João Manteiga e a dupla sertaneja Danilo e Gabriel. Também teremos a presença do Dr. Gerson Odilon que vai gravar seu programa de televisão, a fim de ser apresentado na TV Maceió.Com, Canal 12. Também estará presente Dóris Monteiro, que corre vaquejada, é poetiza  e aboiadora” comentou Zé Carlos.     

 

Carneiros

Ex-prefeito Geraldo Agra, o Neguinho é o grande preferido nas pesquisas internas que estão sendo feitas ao longo desses últimos meses na pequena cidade de Carneiros, no Sertão alagoano. O atual gestor Luiz Nobre está agregando tudo quanto é liderança que está sobrando na região, a fim de fazer parte de seu grupo. Neguinho é esposo da prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida, os dois que contam com o amplo apoio político da ala do PMDB, que tem o governador Renanzinho e o pai Renan Calheiros, que é presidente do Senado.