Edmilson Teixeira

14 de Janeiro de 2016

Maribondo, caos total

Nem com a presença da Justiça os servidores de Maribondo estão recebendo seus vencimentos em dia. É que em 2015, devido os sucessivos atrasos na folha, a Justiça firmou um termo de compromisso junto com o prefeito Tonho de Eurico, para abocanhar as finanças que entram mensalmente nos cofres da Prefeitura, a fim de repassá-las para os funcionários. Só que a coisa desandou de novembro para cá. A grana que chega do FPM é insuficiente para suprir as despesas. São muitas as pessoas que estão sem receber, o comércio da cidade praticamente quebrado, e o 13º que é pago dentro do mês de aniversário do servidor, esse nem se fala! Toda prioridade no momento é pagar os aposentados. Essa categoria pela programação, talvez receba ainda esta semana, mas se entrar dinheiro.  

 

Maribondo – auge

 

A cidade de Maribondo que é cortada pela BR 316, foi uma das que mais se evoluíram economicamente em Alagoas nos ano 70 e 80, sobretudo com a movimentação de seu comércio, onde sua feira livre atraía gente de toda parte. Grandes lojas foram instaladas nesse período e a cidade era tida como promissora daquela região.

 

Maribondo – prece

 

Essa semana, por exemplo, é de se fazer pena: o povo sem dinheiro para prestigiar as festividades de sua padroeira; Nossa Senhora  do Perpétuo Socorro; cuja festa será nesta sexta-feira, com uma grande procissão, oportunidade que certamente muitos vão pedir ajuda a Santa, a fim de que  o caos que se instalou há anos na cidade desapareça.

 

São Luís de Quitunde

 

 

 

Prefeito Jilson Lima continua com um abacaxi nas mãos para colocar a administração pública em ordem. Disse que são muitos problemas para resolverem, sobretudo de dívidas e uma demanda  sem igual de serviços por diversas partes a serem feitos. Em meio a isso tudo, vem à redução do repasse do FPM, o que complica ainda mais a situação da Prefeitura. Quando assumiu o governo no final do ano passado, Jilson reuniu o Parlamento municipal, MP/AL e o Tribunal de Contas, a fim de levantar um diagnóstico completo do caos que herdou de Eraldo Pedro, o prefeito afastado.  

 

 

 

São Miguel dos Campos

 

Na terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde, e a Santa Casa de Misericórdia, assinaram o contrato para o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A ativação da UPA está prevista para ocorrer em março deste ano. O órgão funcionará ininterruptamente, sobretudo para serviços de urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

 

Dimensão

A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

Advertência

Para aqueles que não são chegados a honrarem compromissos financeiros, a Codevasf está promovendo uma campanha para que agricultores irrigantes dos perímetros irrigados mantidos pela empresa em Alagoas façam a quitação de débitos vencidos referentes ao K1, uma tarifa paga pelos irrigantes pela implantação da infraestrutura de irrigação de uso comum. O prazo de renegociação se encerra no próximo dia 2, e aqueles que não procurarem a Codevasf poderão ter as dívidas executadas na Justiça, correndo o risco de ter o fornecimento de água suspenso e o lote retomado pela Companhia.

Trio em Maceió

Na terça-feira no Hotel Radisson em Maceió, foi fechando o ciclo de formação dos gestores, líderes e coordenadores educacionais de Campo Alegre, Junqueiro e Teotônio Vilela. Trata-se da IV etapa da formação do Programa de Desenvolvimento de Líderes Escolares (Prodele). O renomado professor Júlio Furtado foi quem fez a palestra destacando o tema: Planejamento que desejamos para 2016.

 

Delmiro Gouveia – absurdo!

 

A Câmara de Delmiro, composta por 11 vereadores, firmou um contrato no valor de R$ 256 mil para locação de 15 veículos. Tá publicado  no Diário Oficial do Estado de segunda-feira. Os veículos de passeio deverão “atender à demanda operacional” do órgão e o contrato tem validade até o dia 31 de dezembro deste ano.

 

Delmiro – argumento

 

Segundo o presidente da Casa, vereador Valdo Sandes (PSB), os veículos são carros populares que foram locados por meio de uma licitação e cada vereador terá um desses automóveis à disposição para as atividades parlamentares. “Foram locados 15 veículos para uma Câmara que tem apenas 11 vereadores porque os outros quatro poderão ficar à disposição dos gestores da área administrativa do órgão”, argumentou.

 

Capela

 

A Prefeitura de Capela passou a disponibilizar a partir da noite de terça-feira, a consulta on-line do contracheque dos seus servidores por meio do site da instituição. A verificação pode ser realizada com a inserção do CPF do servidor, que poderá conferir o documento a qualquer momento que desejar.  “Mais um serviço inovador para todos os nossos servidores. De qualquer lugar, por meio de um computador ou de um telefone conectado à Internet, poderão ter acesso ao seu extrato de pagamento. O sistema implantado é rápido e em pouco tempo detalha todas as informações”, comentou o prefeito Eustaquinho Moreira.