Edmilson Teixeira

13 de Janeiro de 2016

Cajueiro- eleição 2015

A vice-prefeita cajueirense Ana Cláudia (PMDB) desmente qualquer boato quanto à informação que foi dada pelo blogueiro Kléverson Levy, de que ela concorrerá ao cargo de vereadora este ano, lá em Cajueiro. “Quero afirmar para todos que esta informação não procede. É mentirosa!” detonou. Ana Cláudia que anda brigada com a prefeita Lucila Toledo, afirmou que é candidata oposicionista  na disputa pela Prefeitura e que seu partido por meio do senador Renan Calheiros e o governador Renan Filho está dando o maior apoio nessa sua investida.  

São Miguel dos Milagres

No último sábado, a feira livre de São Miguel dos Milagres foi bastante movimentada. É que circulou através de abaixo assinado,  um movimento dos feirantes, comerciantes e a população em geral pedindo a reforma urgente do Mercado Público que esta funcionando sem as mínimas condições de higiene. Banheiros quebrados e sujos. Telhado quebrado, carnes e outros alimentos expostos em locais inadequados. Há oito anos, o referido local foi totalmente reformado e serviu como modelo na região Norte do Estado, quando à frente da Prefeitura estava o prefeito Dino.

Marechal Deodoro

Enquanto o grupo de oposição continua se articulando para peitar a situação na disputa pela Prefeitura de Marechal Deodoro, o prefeito Cristiano Matheus que está no seu segundo mandato seguido e não poder ir para um terceiro, promete que na sexta-feira desta semana anunciará seu candidato. Chegou a investir no ano passado no deputado Inácio Loyola, mas esse não decolou perante as pesquisas internas e teve que abandonar o barco. Pendeu para Piranhas, seu eterno reduto eleitoral.

Marechal Deodoro – esquerda

O vereador Cacau e o empresário Dâmaso (filho do saudoso ex-prefeito Danilo) são os nomes da oposição que estão nas paradas. Informações dão conta de que nos próximos meses (conforme combinado entre ambos) eles vão ser avaliados perante o eleitor por meio de algumas pesquisas internas; cujo resultado definirá o encabeça  da chapa.  

Saneamento

O governo federal está dando mais uma oportunidade para muitos prefeitos que relaxaram quanto à confecção do Plano Municipal de Saneamento. É que Brasília informa que mais uma vez foi prorrogado o prazo a partir do qual os municípios que não tenham o referido plano deixarão de receber recursos federais para esta área, de acordo com o Decreto 8.629/15, de 31/12/2015: o prazo limite agora é 31 de dezembro de 2017.  

 

Saneamento – revolta

A ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, uma das entidades que propôs o primeiro adiamento, mas atrelado a cronograma de cumprimento de etapas dos planos, manifestou-se contra adiar o prazo novamente e enfatiza a urgência de que governo federal, estados e municípios comprometam-se a abrir um diálogo efetivo para um realinhamento de perspectivas, tanto dos casos de ausência de planos como dos que precisam revisão.  

Saneamento – dó

A medida, de acordo com o Ministério das Cidades, busca evitar a descontinuidade de investimentos no setor, o que prejudicaria, em especial, os municípios mais carentes e as populações em áreas periféricas e de assentamentos precários, nas quais estão identificados os maiores passivos em saneamento. Apenas um terço das cidades brasileiras apresentaram seus planos, a mesma porcentagem registrada por ocasião do último adiamento, em 2014.

 

Mais Médico

Por falar em governo federal, ele está abrindo mais uma oportunidade para que os municípios possam aderir aos programas de provimento de médicos do Ministério da Saúde, sendo estes: Mais Médicos e Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab). O anúncio foi estampado do Diário da União desta segunda-feira, por meio de um edital de convocação.

Piaçabuçu

E as farras  patrocinadas pelas prefeituras  alagoanas que se dizem não param. Depois de Penedo e Pão de Açúcar agora  será  a vez de Piaçabuçu. É que na segunda-feira foi divulgada a programação oficial da tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes. Uma superestrutura de som, palco e iluminação será montada na Praça São Francisco de Borja para receber as atrações que vão animar às noites da festa entre os dias 29 à 31 deste mês. Entre as atrações, o cantor Padre Antônio Maria e a Banda Magnifico.

Penedo – frevo

O Carnaval tradicionalmente começa mais cedo na histórica cidade de Penedo. Esse ano, a primeira prévia acontecerá no próximo dia 22, com o desfile do “Bloco Vassourinhas”. É uma tradição existente há 56 anos, que sai às ruas levando a rainha das boneca  da região, a Raquel. O bloco desfilará a partir das 19h com concentração na Praça de Santa Cruz, Centro. Muito frevo, alegria e, principalmente, tranquilidade são os ingredientes que prometem seus organizadores, cujo bloco será animado pela orquestra Frevo e Folia, composta por 50 músicos.

Penedo – origem

A famosa boneca gigante penedense foi criada pelo mestre Cabo Vá no ano de 1960 e inicialmente recebeu o nome de “Chica Boa”, em homenagem a uma funcionária da fábrica penedense de tecidos. Só que Chica Boa teve que ir morar em São Paulo e foi substituída na copa da fábrica por outra mulher chamada Raquel que também acabou sendo homenageada.

Grão

O governo do estado está anunciando para todos os municípios, sobretudo para as organizações representativas da Agricultura Familiar que elas já podem acessar o edital de credenciamento de doação de sementes. O cadastro, referente às atividades do Programa de Distribuição de Sementes desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, poderá ser realizado na sede da instituição até o dia 18 de março. O comunicado foi publicado no Diário Oficial do Estado de ontem.