Edmilson Teixeira

5 de Janeiro de 2016

Retorno

A Coluna volta a focar os fatos que ocorrem pelo interior alagoano, depois de um mês paralisada, por conta das nossas merecidas férias. Esperamos que 2016 seja um ano arretado para todos nós, sobretudo por se tratar de um ano eleitoral, onde os 102 municípios alagoanos já começam a brotar sinais de campanha política. É esperar a conscientização do eleitor que vai escolher quem é bom e tem capacidade de gerenciar serviço público de qualidade. A Coluna como de hábito, estará ao longo desse período denunciando e ao mesmo tempo elogiando quem presta e quem não presta, tudo em nome de um Estado bem melhor!

Pilar

A cidade do Pilar que detém uma grande tradição religiosa festeja nesta quarta-feira, em meio a passagem do Dia de Santo Reis o advento comemorativo a sua padroeira. É que haverá a partir das 18h, saindo do bairro Pernambuco Novo, uma grande procissão, evento que simboliza o prefácio da Festa de Nossa Senhora do Pilar. No trajeto os fies vão carregar o mastro para ser erguido na porta da Igreja Matriz. O padre Luciano Duarte e o prefeito Carlos Alberto Canuto é que vão comandar a festa. “É a nossa cultura viva!”, diz o secretário de Cultura, Geraldo Cavalcante.

Matriz de Camaragibe

A cidade celebrou com muita animação os festejos de final de ano. Show musical em praça pública, distribuição de quatro mil cestas básicas para as famílias pobres, entrega de duas ambulâncias zeradas adquiridas pela Prefeitura entre outros. “Nosso maior desafio nesse governo foi o de colocar em ordem a administração pública, situação que encontramos totalmente bagunçada”, disse o prefeito Marquinhos. Tirou o município do CAUC em seu primeiro ano de trabalho e apesar da crise que se infestou no Brasil, vem pagando em dia o servidor e tocando obras sem parar.

Capela

Assessoria do prefeito Eustaquinho Moreira produziu um vídeo contendo 17 minutos das principais ações que vêm ocorrendo ao longo desses três anos de governo. O produto  foi divulgado nos eventos festivos de final de ano feitos em cada Secretaria pública do município; além de postado nas redes sociais. “É um trabalho que retrata parte dos nossos trabalhos, feitos com responsabilidade e determinação”, diz o prefeito.   

 

São Miguel

Faltando quatro dias para o encerramento de 2015, foi que  cercas de 160 alunos receberam seus certificados de cursos de Espanhol, Inglês e Informática do Projeto Integração do Conhecimento (PRO-INCO), além do curso de flauta doce – ofertado pela Secretaria de Cultura-, da Escola de Música Francisco e Abelardo Lopes, todos ofertados pela Prefeitura de São Miguel dos Campos. Os cursos duraram três meses e foram totalmente gratuitos.

Palmeira dos Índios

O vereador, Júlio Cezar (PSB),  que desponta como grande candidato para as eleições deste ano, em sua mensagem de ano novo  destacou que “a essência da virada de ano sempre carregada de esperança de dias melhores possa entrar no coração de cada um e alimentar a chama das possibilidades”. Em outro trecho, Júlio (ele que em 2014 disputou o governo do Estado pelo PSDB) fez referência à música de Raul Seixas, prelúdio que diz: “…sonho que se sonha junto é realidade”.

 

Atalaia – vírus

Apesar de não constar nenhum caso confirmado de Zika vírus em Atalaia, a Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo treinamentos técnicos aos profissionais do setor e ações, a fim de esclarecer dúvidas da população referentes ao vírus.

Atalaia- luta

A iniciativa faz parte da campanha “Atalaia contra o Aedes aegypti: entre nessa luta” e envolve ações como a vistoria nas residências e outros estabelecimentos, orientação para moradores e comerciantes, colagem de cartazes, panfletagem, vistoria nas unidades escolares, retirada de criadouros das vias públicas e palestras educativas.

Rio Largo

No penúltimo dia de 2015, a prefeita Eliza Alves, fez reunião com seu secretariado. Durante um encontro, realizado na sede da Prefeitura, fez um breve balaço dos mais de 30 dias de governo e traçou planos para 2016. Falou de como encontrou o município em dificuldades, principalmente financeira, e agradeceu a todos os seus principais auxiliares pelo empenho, apesar da crise, com que têm se dedicado às suas respectivas pastas.

Rio Largo- alvo

Entre as várias áreas de atuação do município, a prefeita apontou prioridades em setores essenciais como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social, visando um melhor atendimento aos munícipes. Foram colocados ainda os assuntos pertinentes a cada pasta, destacando-se atenção redobrada no tocante a questões como processos, ofícios, datas e encaminhamentos de documentos importantes exibidos pelos órgãos oficiais.

Porto Calvo- campanha

“A melhora do bem-estar social dos cidadãos portocalvenses passa diretamente pela interação com o povo; ouvir o que as pessoas querem, pois são elas que conhecem os problemas de suas localidades. Assim se faz uma gestão moderna e eficiente e é o que tem feito o pré-candidato a prefeito Antônio Carlos (PMN)” diz um assessor do candidato, afirmando que o ex-prefeito visitou recentemente as localidades do Curi e Oiti pregando seu nome como candidato agora em 2016.

 

Coruripe

 

A Câmara de Coruripe,  instituiu a comenda Vereador Waldemar Barreto da Rocha a ser conferida a personalidades que tenham se destacado na política ou setores públicos com serviços benéficos a população coruripense. Na mesma sessão, os vereadores adotaram outras providências. A comenda Industrial Tércio Wanderley será destinada agora a personalidades do ramo empresarial. Já a comenda Professor Manuel Cecílio de Jesus homenageará personalidades do ramo educacional. Segundo o vereador Marinho (SD), as referidas comendas serão constituídas de um diploma onde constará a autoria do projeto de concessão. Cada vereador poderá premiar quatro personalidades por Legislatura.  

 

Coruripe – Previdência

 

O presidente da Previ Coruripe, Márcio Barreto da Rocha, anunciou, no final de 2015, a colheita dos frutos semeados, com a realização de muitas ações, desde a criação da previdência social neste município. Foram administradas 148 aposentadorias, 23 pensões, 36 auxílios doenças e 7 salários maternidade. Para Márcio Barreto, a Previ Coruripe é uma das mais sólidas do Estado de Alagoas. Agora, em março de 2016, o principal órgão previdenciário dos servidores municipais fará quatro anos de existência.