Flávio Gomes

31 de dezembro de 2015

Salvando a pele

Do jornalista Ricardo Noblat: “… Quando estourou o escândalo do mensalão, com medo de ser deposto, Lula entregou a cabeça do então chefe da Casa Civil José Dirceu. Dirceu perdeu o emprego, depois o mandato de deputado federal, e acabou preso e condenado. Foi preso novamente, dessa vez pela Lava-Jato. De alguma forma, Lula está entregando Dirceu pela segunda vez. Há uma passagem do depoimento de Lula à Polícia Federal que não parece ter chamado muita atenção. É quando ele diz que o pecuarista José Carlos Bumlai, preso pela Lava-Jato, hospedou-se várias vezes na Granja do Torto, mas no Palácio da Alvorada, jamais. A Granja do Torto é uma das residências oficiais do presidente da República em Brasília. Ali, hospedou-se mais de uma vez Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, condenado no processo do mensalão. O curioso: no final de novembro passado, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, minimizou a proximidade entre Bumlai e o ex-presidente: – O Bumlai frequentava as festas e aniversários, mas não era 'aquele' amigo do Lula que todo mundo está falando. E, no entanto, Bumlai era hóspede do Torto. Não é para qualquer um! E apesar de tamanha intimidade, nunca revelou a Lula que tomara um empréstimo de R$ 12 milhões junto ao Banco Schahin para cobrir dívidas do PT. Se revelou, Lula não lembra. A memória de Lula está fraquinha.”

 

Força

 Renan Calheiros se fortaleceu, politicamente, com o poder concedido pelo STF para o Senado Federal, que ele preside, decidir o processo de impeachment. E aumentou seu cacife para tentar contornar a situação em que se encontra, pessoalmente, como alvo de seis investigações e por ter os sigilos bancário e fiscal quebrados.
 

Destaque

 

Renan Filho foi muito elogiado por outros governadores na reunião de anteontem, em Brasília, com a presidente Dilma Roussef. Todos queriam saber como, num momento de forte crise econômica, com efeitos diretos na gestão pública, ele conseguiu fazer obras, pagar compromissos em dia e ainda ter sobra de caixa.

 

Papa tudo

 

Um segredo da administração de Renan Filho, do ponto de vista financeiro, é o aperto na arrecadação. Outro, com efeitos a partir de 2016, é a criação e ampliação de tributos. Como é o caso do Detran, que criou mais 30 taxas e reajustou outras oito. A autarquia, é notório, tem socorrido financeiramente o caixa estadual.

 

Meia volta

 

O deputado federal Givaldo Carimbão (Pros/AL) transferiu o domicílio eleitoral para Delmiro Gouveia, mas não deverá concorrer à prefeitura local, como admitia. Ele tem apoio do prefeito Lula Cabelereira, de empresários e da Igreja Católica, porém o sentimento de “forasteiro” tem proporcionado rejeição ao seu nome.

 

Teste

 

A Câmara Municipal de Maceió interrompe o recesso, iniciado no dia 16 de dezembro, e realiza hoje, às 9 horas, sessão extraordinária para apreciar os vetos do Poder Executivo a emendas parlamentares ao orçamento de 2016. Após a sessão o prefeito Rui Palmeira irá saber o tamanho exato do seu grupo de apoio.

Investimento

O frigorífico Frigovale, instalado no bairro Olho d'Água dos Cazuzinhas, Arapiraca, realizou ontem mais um abate de bovinos, em treinamento para início das atividades, na próxima 2ª feira, 4 de janeiro. Os testes são acompanhados por técnicos da Adeal – Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas.

 
Mea culpa

Rui Falcão, presidente do PT: “Agora que o risco do impeachment arrefeceu, mas sem que as ameaças de direita tenham cessado, é hora de apresentar propostas capazes de retomar o crescimento econômico, de garantir o emprego, preservar a renda e os salários, controlar a inflação, investir, assegurar os direitos duramente conquistados pelo povo”.

 

*É lamentável o fechamento de unidades do Bompreço, mas não se pode culpar apenas a crise financeira, como alega a Walmart. Desde que o grupo estrangeiro assumiu caiu o nível do supermercado, enquanto vieram concorrentes melhores. Uma questão de gestão.

* O pagamento do mês de dezembro dos servidores públicos estaduais começa a ser liberado amanhã, com o crédito em conta dos subsídios, proventos e pensões até o valor de R$ 2.226. Quem ganha acima desse valor só receberá no dia 11 de janeiro.

* Não custa lembrar: hoje é o último dia de atendimento público nos bancos. Amanhã não terão expediente externo e quem quiser sacar dinheiro terá de recorrer aos terminais eletrônicos das agências ou a caixas eletrônicos instalados em locais de acesso ao público.

*Repartições públicas, em nível federal, estadual e municipal, fecham de amanhã até domingo, 3 de janeiro. Só funcionarão órgãos que atuam também em regime de plantão. Trabalho para os servidores, portanto, somente em 4 de janeiro do próximo ano.

*A Prefeitura de Maceió encerra hoje, impreterivelmente, o prazo para pagamento de débitos referentes a tributos municipais, com possibilidade de parcelamento em até 60 meses e desconto de até 80% nos juros e multas. Contato: www.maceio.al.gov.br.

*Se a diretoria souber fazer, o Centro de Treinamento do CRB pode se transformar num ponto de atração turística, pela sua localização – às margens de uma rodovia de grande circulação, numa região bastante visitada. Um ponto positivo a mais do empreendimento.

 

“Nem se comunica, nem consegue andar normalmente”

Cecil Thiré

Filho de Tônia Carrero, sobre a grande atriz brasileira que, aos 93 anos, sofre de hidrocefalia oculta