Flávio Gomes

31 de dezembro de 2015

O Pinto está ameaçado

Quebra-se uma tradição de 16 anos: por falta de apoio, hoje não haverá o réveillon do Pinto da Madrugada, que acontecia às 6 horas da manhã na orla de Ponta Verde. E há risco de não haver o Munguzá do Pinto, dia 23, pelo mesmo motivo: falta de apoio financeiro. A diretoria do bloco está se esforçando para obter patrocínio e fazer o desfile, em 30 de janeiro. Mas as perspectivas não são boas: pelo cenário atual, se houver desfile será com menos orquestras, exatamente pela dificuldade financeira. É lamentável que isso ocorra, quando se sabe que o Pinto da Madrugada resgatou o Carnaval de rua de Maceió. De um pequeno movimento de simpatizantes do frevo e das marchinhas se transformou, rapidamente, num bloco de livre participação popular, sem cordas, passando a ser uma das maiores manifestações de cultura popular do Brasil. Lamentável ainda mais é que se tem investido em festas particulares, com contratação de bandas caríssimas, e, na contramão, quem luta pela preservação de uma tradição não tem o devido apoio. Um ano ruim, nos aspectos econômico e político, chega ao fim, para os alagoanos, com mais essa péssima notícia. Verdadeiro golpe na nossa cultura.

Superação

O prefeito Rui Palmeira deu a volta por cima, politicamente, neste 2015. Superou o desgaste dos dois primeiros anos de gestão, conseguiu sanear as finanças e, mesmo com aperto, fez obras diversas, promoveu cultura, executou ações essenciais e iniciou a recuperação da Saúde. Não é a toa a boa avaliação nas pesquisas.

Aprovado 

Quanto ao governador Renan Filho, seu primeiro ano de gestão superou a expectativa dos incrédulos. Conseguir sair incólume da crise financeira geral e diminuir os índices de criminalidade foram os pontos altos da sua administração. Passou a ter luz própria. Não é mais, simplesmente, “o filho de Renan Calheiros”.

Desastre 

No âmbito nacional, o mínimo que se pode dizer do primeiro ano do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff é que foi um fracasso. Além da quebra de compromissos de campanha, sua inaptidão em administrar ficou mais evidente. Mais grave: levou o Brasil a uma crise gravíssima, de perspectivas imprevisíveis.

Entrave

Um grupo de vereadores quer fazer de Kelmann Vieira, presidente da Câmara Municipal de Maceió, o vice de Rui Palmeira, que disputará a reeleição em 2016. Há um porém: o prefeito tem ótimo relacionamento com Kelmann, mas está satisfeito com seu vice, Marcelo Palmeira. E Rui não é de largar alguém a toa.

Impasse 

Kelmann Vieira é filiado ao PMDB, partido que está dividido em relação ao apoio a Rui Palmeira na reeleição. Alguns peemedebistas querem apoiar Rui, independentemente de dar o vice ou não; outros temem que o prefeito, filiado ao PSDB, cresça muito, politicamente, e se fortaleça como adversário num futuro próximo.

Para bacanas

Alagoas entrou no roteiro das melhores festas da virada de ano. E, sem exagero, pode-se dizer que supera até o Rio de Janeiro, de réveillon mais tradicional. O resultado é sentido pela quantidade de turistas, apesar dos altos valores para acesso às festas. Pena, este ano, que o réveillon popular de Maceió tenha sido reduzido.

Cenário

Do jornalista Carlos Chagas, sobre a conjuntura nacional: “O Partido dos Trabalhadores não dá sinal de vida, muito menos as centrais sindicais antes funcionando como tijolo de sustentação do muro hoje em ruínas. O empresariado lava as mãos, a classe média desembarcou, a juventude envelheceu e a inteligência ficou burra.”

 

*As lojas do Centro abrem hoje de 8 às 18 horas. Horário dos shoppings: Maceió Shopping – 9 às 18 horas; Parque Shopping – 10 às 20 horas; Shopping Farol – 9 às 18 horas; Pátio Maceió – de 10 às 18 horas. Os bancos não abrem hoje para o público.

*O Estado credita em conta, hoje, os salários de dezembro dos servidores que ganham até R$ 2.226,00 – acima disso, só dia 11. Os servidores efetivos da Prefeitura de Maceió terão creditados hoje à tarde os salários de dezembro; os comissionados, no dia 10.

* O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas informa: devido a uma manutenção no sistema, a emissão de guias estará suspensa a partir da tarde de hoje, 31, e somente será normalizada na próxima 2ª feira, dia 4 de janeiro de 2016.

* A Prefeitura de Arapiraca faz seu festejo oficial de Réveillon no Bosque das Arapiracas, com atrações culturais a partir das 22 horas de hoje: cantora Janaína, grupo de pagode Entre Nós e o forró elétrico da banda Fascínio, além do DJ Rafa.

*Fica aberta ao público até hoje, no Museu da Imagem e do Som, na Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, a mostra “A mais bela morada do sol – 200 anos de Maceió”. A exposição dispõe de fotos e informações sobre como Maceió se tornou cidade.

* Hoje e amanhã, em horários alternados ao longo da programação, a Difusora AM apresenta o especial “Reveillon da Pioneira” com sucessos nacionais e internacionais para saudar o Ano Novo. Pesquisa, compilação de textos e roteiro de Givaldo Kléber.

*Fé, esperança, coragem, persistência, paciência, determinação, equilíbrio, sensatez… Será preciso isso e muito mais para que tenhamos em 2016 um mínimo de felicidade e de realizações. Ainda assim, Feliz Ano Novo.

 

“Quando convém, eles apoiam o presidente Eduardo Cunha. Quando não convém a eles, não apoiam”

Jovair Arantes

Líder do PTB na Câmara dos Deputados, sobre a postura dúbia de PT e PSDB