Blog do Dresch

20 de dezembro de 2015

A canonização de Madre Teresa de Calcutá

                   O Papa Francisco assinou o decreto que autoriza a canonização da Madre Tereza de Calcutá, que esta marcada para Setembro de 2016. O jornal do Vaticano informou que a canonização da beata Teresa de Calcutá será pública em Fevereiro, durante o Consistório Ordinário, e que ela será feita em 4 de Setembro de 2016, no âmbito do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. A canonização ocorre depois da Igreja Católica ter aprovado por unanimidade a “cura extraordinária” de um brasileiro em 2008, que se encontrava em fase terminal por graves problemas cerebrais. Em Dezembro daquele ano, quando o doente em coma ia ser operado, mas devido a problemas técnicos a cirurgia foi adiada por meia hora.

Santa Madre Teresa 2

                   Ao voltar à sala de operações, o médico encontrou o paciente sentado, desperto e perfeitamente consciente, perguntando o que fazia ali. O medico afirmou que nunca havia visto um caso como aquele, e que todos os doentes com os mesmos problemas, que ele atendeu em 17 anos, acabaram morrendo. As análises sucessivas do caso revelaram a cura da patologia cerebral em curto espaço de tempo e sem sequelas, levando o brasileiro a retomar sua vida normalmente. As provas obtidas no processo de estudo mostram que as pessoas próximas do doente rezaram muito para Madre Teresa, especialmente sua esposa, que era devota. A Ordem das Missionárias da Caridade, com sede em Calcutá na Índia, e fundada pela Madre, celebrou o anúncio da canonização.

Santa Madre Teresa 3

                   Inês Gonxha Bojaxhiu, nome de Madre Teresa, nasceu em 26 de Agosto de 1910 em Skopje, capital da atual República da Macedônia, na comunidade albanesa. Ela foi beatificada em 2003, depois do Vaticano ter reconhecido como um milagre a cura de um tumor no abdômen de uma mulher indiana. Durante meio século, Madre Teresa desenvolveu um trabalho social em Calcutá com as Missionárias da Caridade e em 1979 ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Hoje as Missionárias são 4.500 e trabalham em mais de 130 países com pobres e doentes. Teresa de Calcutá morreu em 5 de Setembro de 1997, aos 86 anos, na sede da congregação que criou e onde morava.

 

Desmentindo boatos

                   O Governo Federal resolveu criar um site para desmentir aquilo que classifica como boatos e que proliferam na internet, especialmente nas mídias sociais. A possibilidade de ocorrer um novo confisco na poupança dos brasileiros, o fim do Bolsa Família, a existência de espiões cubanos no Programa Mais Médicos, aposentadoria só a partir dos 95 anos são alguns destes boatos que surgiram nas últimas semanas. O novo site tem a finalidade de desmentir o boato e de esclarecer o assunto adequadamente, sendo, portanto, uma importante ferramenta para conferir informações sobre o governo. Em fatoseboatos.gov.br estarão reunidas as informações sobre temas que circulam na internet e confundem as pessoas. Até agora, 13 boatos estão descritos no novo portal. Para cada fato identificado, o site destina uma nova aba em que explica, em texto, imagem e vídeo, a contextualização de ações que supostamente ocorreram, como, por exemplo, se a Presidente Dilma teria mandado colocar chip nas pessoas (?). De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, novos tópicos do site serão criados a partir do momento em que forem identificados novos boatos na internet. O objetivo é esclarecer a população sobre informações que não condizem com a verdade, divulgadas na rede, informou o Planalto. O site é gerenciado pela Secretaria de Comunicação Social, por meio do Gabinete Digital. “Na internet as coisas fogem do controle. Antes de passar para frente qualquer boato sobre o governo, passe por aqui e verifique” sugere a plataforma.

 

Desvios em prefeituras

                   Portaria publicada no Diário Oficial do Estado estabeleceu a abertura do processo de investigação em nove prefeituras alagoanas, suspeitas de possível desvio nos valores destinados à educação fundamental. A denúncia sobre irregularidades no repasse do Valor Mínimo Anual por aluno foi feita pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Público. O custo anual por aluno, repassado pelo Ministério da Educação é de R$ 2.545,31 que é destinada com base no número de alunos da educação infantil e do ensino fundamental de acordo com o censo escolar. Os municípios investigados são: Flexeiras, Traipu, Monteirópolis, Novo Lino, Feira Grande, Arapiraca, Teotonio Vilela, Canapi e Boca da Mata.

Repatriação de recursos

                   O Projeto da Repatriação, assim chamado porque estabelece a regularização dos ativos de brasileiros no exterior, foi aprovado pelo Senado Federal. A matéria vai fazer com que os valores que foram enviados para fora do país, sem o conhecimento do fisco, sejam passíveis de multa e de tributação. O projeto vai atender pessoas físicas ou jurídicas, residentes ou domiciliadas no Brasil e que tenham sido proprietárias destes recursos ou bens antes de 31 de Dezembro de 2014. As exceções são os políticos e detentores de cargos públicos e seus parentes até segundo grau, que estão proibidos de aderirem ao programa de regularização de divisas.

Repatriação de recursos 2

                   O patrimônio que pode ser declarado abrange depósitos mantidos em conta no exterior, investimentos, empréstimos, pensões, ações, imóveis, carros, aviões e barcos particulares, ainda que estes últimos estejam sob alienação fiduciária. O único imposto que incidirá sobre os bens será o Imposto de Renda, com alíquota de 15%, mais uma multa com o mesmo percentual, totalizando 30%. Se aprovados, esses contribuintes serão anistiados de vários crimes tributários, como sonegação fiscal ou descaminho, ou lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Por ser de autoria de Executivo, mas que ganhou diversas mudanças na Câmara e no Senado, vários itens poderão ser ainda vetados pela Presidência, mas sem perder o conteúdo principal.

 

  • Para os apreciadores de uma música de qualidade, interpretada em um local afinado com a proteção ambiental, o programa deste Sábado já está armado.
  • As 11h da manhã de hoje, o Parque Municipal de Maceió, recebe o espetáculo “Concerto no Parque”, da Camerata Erro Dictus, com um repertório variado, passando por diversas épocas, compositores e países.
  • Para esta apresentação, coristas e músicos da Camerata, prometem um passeio pela música barroca, sacra e profana, culminando com a música erudita contemporânea, brasileira, nacionalista e regionalista.
  • Para o Coordenador do Parque, Fábio Palmeira “música erudita no verde da natureza é uma combinação que deu muito certo. A população também aprovou e isso nos levou a promover este novo concerto” disse.
  • O primeiro concerto, que aconteceu em Outubro foi marcante, pela simbiose entre os elementos da música e da natureza, resultando em muita harmonia entre todos os presentes ao espetáculo.