Flávio Gomes

18 de dezembro de 2015

Os gracejos de Renan

Do portal “Diário do Poder”: “O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), cogitou enviar uma carta ao vice-presidente Michel Temer depois que os dois trocaram farpas, nessa quarta-feira, 16, em torno da decisão da Executiva Nacional do PMDB de aprovar resolução destinada a interferir em filiações ao partido. Renan levou um esboço de seus escritos e pediu a opinião de colegas no plenário. Segundo relatos, ele disse que iria sugerir ao vice que, se perdesse o cargo, Temer poderia pensar em outros empregos, como ‘mordomo de filme de terror ou carteiro’. A referência a ‘carteiro’ seria uma alusão à carta privada que o vice endereçou à presidente Dilma Rousseff na qual reclamava de que não tinha a confiança da petista. ‘Mordomo de filme de terror’ foi ironia lançada contra Temer, em 1999, pelo ex-senador Antônio Carlos Magalhães, já falecido. Na época, ACM era presidente do Senado e reagiu a nota enviada pelo peemedebista, então presidente da Câmara. ‘Não envie carta alguma, o senhor não deve se rebaixar’, aconselhou um senador petista a Renan… Bem-humorado, Renan se uniu a uma roda de senadores de oposição e confessou o plano de escrever uma carta, sugerindo as novas qualificações de Temer. Os senadores se divertiram com a possibilidade, mas recomendaram temperança…”

Reforço

Desde 1993, quando assumiu a prefeitura de Maceió e presidiu a Associação dos Municípios Alagoanos, o hoje deputado federal Ronaldo Lessa insiste na luta pelo pacto federativo no Brasil, para que Estados e municípios sejam mais contemplados com a receita tributária. Ganha, agora, o endosso de Renan Filho.

Porém

O governador Renan Filho inaugura hoje, 10 horas, reforma na Maternidade Escola Santa Mônica, que inclui a ampliação da UTI e da UCI Neonatal. Dois membros do Conselho Estadual de Estadual, Tony Cloves e Francisco Mata, alegam, no entanto, que o órgão e a Vigilância Sanitária não foram ouvidos.

Mineirinho

José Thomaz Nonô, secretário da Saúde de Maceió, diz que a prefeitura vem trabalhando há dois meses, sem alarde, no combate ao Aedes aegypti. “Por isso, os números registrados na capital apresentam redução, em relação à dengue, de 3.600 casos este ano contra os 5.000 registrados em 2014”, ressalta.

União

O senador Benedito de Lira (PP-AL) anunciou a liberação, pelo Ministério das Cidades, de R$ 2,3 milhões para obras de drenagem e pavimentação em Arapiraca. O dinheiro virá mediante convênio com a prefeitura. Os recursos correspondem a emenda parlamentar subscrita pela bancada federal de Alagoas.

Definição

Em entrevista ao programa “Conjuntura”, da TV Mar, canal 25 da NET, o secretário-geral do PSDB/AL, Claudionor Araújo, foi claro quanto à posição do partido na disputa pela Prefeitura de Arapiraca. Disse que Rogério Teófilo é o nome da legenda e que a questão será debatida com outros pré-candidatos da oposição.

Para guardar

Em homenagem ao bicentenário de Maceió, a edição 28 da revista “Alagoas S.A.” foge à sua especialização em economia para veicular ampla matéria sobre a história da cidade. Texto primoroso, inédito, de grande conteúdo e bem ilustrado, produzido pelo saudoso Valmir Calheiros, em 2005, e só agora publicado.

Pessimismo

Jornalista Ilimar Franco: “Integrantes da principal tendência do PT, a CNB, já se renderam. Dizem que ‘estamos a caminho do impeachment da presidente Dilma’. Creem que se o STF decidir pelo voto aberto, isso daria um fôlego para resolver as pendências. Pois, diz um petista, ‘a tendência é que os 199 votos diminuam’.”

 

*O discurso de petistas que reclamavam da omissão da Justiça em relação ao PSDB agora está mais ameno: o ex-governador Eduardo Azeredo foi condenado a 20 anos e dez meses de reclusão por participação no esquema chamado “Mensalão Mineiro”.

*O Sebrae executa em Arapiraca o projeto “Centro Novo”, para revitalização do comércio na Rua Aníbal Lima e nas Praças Manoel André e Bom Conselho, no Centro. Participam CDL, Sindlojas e Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável.

*A cantora Nara Cordeiro e o violonista Adriano Santos, que se apresentam às 6as feiras, no restaurante “Mesa de Bar”, na Jatiúca, encerram hoje a programação deste ano. Às 21 horas, com garantia de sucessos da MPB. Contato: 99166.5358.

*Começou o projeto “Café com Arte” 2015, viabilizando a exposição e comercialização de produtos de artesãos alagoanos nos cafés da manhã dos hotéis, na temporada de verão. Uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

*O CRB ficou em 44º em média de público em 2015, com 3.663 pessoas, atrás de clubes das Série C e D, como Gama, Campinense, River, Nacional-AM, Confiança e Londrina. O ASA ficou em 54º, com 2.466. Em 1º, Corínthians, 34.149; 2º, Flamengo, 30.962.


“Não há uma grande alternativa política no Brasil”


Marco Aurélio Garcia


Assessor especial da presidente Dilma Rousseff, ao admitir que o Brasil vive forte crise política, que atinge todos os partidos