Blog do Dresch

17 de dezembro de 2015

Ministro inaugura reformas da Santa Mônica

                   As novas instalações da Maternidade Escola Santa Mônica, serão inauguradas nesta sexta (18) ás 10h, com a presença do Ministro da Saúde Marcelo Costa e Castro, pelo governador Renan Filho e pela Secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyrzomiska. Referência no atendimento a gestantes de alto risco, a Santa Mônica ganhou nova área de ambiência, pré-parto, parto e pós-parto; Serviço de Nutrição e Dietética, centro cirúrgico e um novo espaço para UTI e UCI Neonatal. Além de oferecer um serviço mais adequado no atendimento ás gestantes e aos bebês, a maternidade-escola agora também oferece melhores condições de trabalho aos seus servidores, explicou a diretora Rita Lessa.

 

Cardozo rebate Cunha

                   A autonomia da Polícia Federal nas suas investigações sobre políticos em casos de corrupção foi abordada ontem pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Segundo ele “a PF não vê cores partidárias e todos têm que ser investigados”. Para o ministro “pouco importa o partido. Pouco importa se pertence ao PT, ao PMDB ou à oposição. Todos têm que ser investigados porque ninguém esta acima da lei, embora algumas pessoas se julguem acima dela”. A fala de Cardozo foi uma resposta á declaração do Presidente da Câmara Eduardo Cunha, de que a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em sua casa e no seu gabinete, por determinação do governo, “em um ato de revanchismo”. Cunha também acusou Cardozo de viajar á Curitiba de madrugada, na semana passada e promover diversas reuniões na capital paranaense. O Ministro da Justiça disse que viajou para participar de uma reunião registrada na sua agenda oficial, com o secretário de Segurança Pública do Paraná, acompanhado por diretores da Polícia Federal e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Não fui ao Paraná para esconder contas no exterior. O presidente da Câmara pode ficar absolutamente tranquilo, pois não viajei para esconder bens ou contas fora do país, até porque não as tenho. Fui a trabalho, na minha atividade como Ministro e registrado publicamente na minha agenda de trabalho” rebateu Cardozo.


O retorno da Santa Mônica 2

                   Ainda de acordo com a diretora da Santa Mônica, o inicio do atendimento na maternidade está marcado para o próximo dia 28, quando toda a equipe de trabalho estará de volta. Segundo ela, o período entre a inauguração das novas instalações e a reabertura, servirá para a transferência de gestantes, mães e bebês internos nos setores em funcionamento em outras unidades hospitalares, além de abranger as visitas técnicas de orgãos fiscalizadores como Vigilância Sanitária e os Conselhos de Classe de várias categorias profissionais.

Crescem vendas do varejo

                   O volume das vendas no varejo em Outubro aumentou em comparação com Setembro, surpreendendo todas as expectativas negativas. O volume cresceu 0,6%, interrompendo uma sequência de oito meses de taxas negativas. A expectativa de diversas consultorias e instituições financeiras era de uma queda de 1,2%. O IBGE que apontou os números mostrou ainda que a receita nominal do varejo subiu 1,2% entre Setembro e Outubro, e aumentou 3,3% perante o antepenúltimo mês de 2014. No ano a receita nominal avançou 3,5% e, no acumulado de 12 meses, teve ampliação de 4,1%.

Educação integral

                   Seguindo uma tendência pedagógica moderna, o município de Maceió também passou a adotar o ensino integral em algumas das suas unidades educacionais. A escola pioneira a adotar esta nova sistemática no município foi a Escola Municipal de Educação Integral Anne Lyra Lopes de Farias, localizada no Conjunto Luiz Pedro III, no Complexo Benedito Bentes. São 500 crianças beneficiadas com a unidade que oferta laboratórios, biblioteca, pátio, salas de aula, multimídia, apoio, refeitório e outros beneficiamentos.

Educação integral 2

                   Algumas unidades do município tiveram de ser restauradas para poderem ofertar a educação integral aos seus alunos. Foi o caso da Escola Senador Rui Palmeira no Vergel do Lago, unidade tradicional na formação de jovens na região, a escola foi entregue reformada e poderá atender a comunidade de uma maneira mais completa. Outras grandes unidades também estão sendo restauradas no município, como a Jayme de Altavilla, Maria Jose Carrascosa e Haroldo da Costa e que quando concluídas também atenderão suas comunidades com a oferta da educação integral.

Incêndio em hospício

                   Pelo menos 21 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas em um incêndio em um hospital psiquiátrico na província de Voronej, sudoeste da Rússia. Quando os bombeiros chegaram ao local, encontraram 19 cadáveres, e outras duas pessoas morreram em um hospital poucas horas depois. Tragédias assim não são raras na Rússia. Em 2006, 45 mulheres morreram em uma clinica de reabilitação para viciados em drogas. Um ano depois, 63 pessoas perderam a vida em um incêndio em um asilo, tragédia que se repetiria em 2009, com 23 mortos em uma casa de repouso. Em Abril de 2013, 37 pacientes faleceram após um instituto psiquiátrico pegar fogo.

 

 

  • A produção orgânica de frutas na região da zona da mata em Alagoas aumenta ainda mais a partir de hoje.
  • Mais dez pequenos produtores de banana e laranja, receberão o documento do Organismo de Controle Social (OCS) emitido pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Aquicultura, que atesta a produção orgânica dos produtos.
  • A entrega acontece no assentamento Dom Hélder Câmara, em Murici, a partir das 9h desta quinta feira.
  • Todos os produtores fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura, que é responsável por 42% da produção orgânica do Estado. Na região, o número de produtores de frutas orgânicas, chega agora a 61, sendo uma cooperativa e 60 produtores.
  • O documento emitido pelo OCS é a conclusão de uma série de visitas e análises técnicas do Ministério, que examina os critérios básicos para a produção orgânica, principalmente a ausência do uso de agrotóxicos.