Flávio Gomes

13 de dezembro de 2015

Quase tudo em ruínas

 jornalista, escritor e ex-deputado federal Fernando Gabeira: “… Às vezes me lembro do tempo do exílio, quando sonhava com um passaporte brasileiro. Agora é como se tivesse perdido o passaporte simbólico e de certa maneira voltasse à margem. Vivemos momento em que quase tudo está em ruínas, como se fôssemos uma multidão de pessoas sem papel. O foco nas cenas de desmonte policial é importante. O voto direto dos senadores não seria aprovado, no caso Delcídio, não fora a vigilância da sociedade… Não descarto a importância de um núcleo parlamentar que nos ajude a mandar para as Bermudas o triângulo Dilma, Renan, Cunha. Mas as grandes questões continuam: como recuperar a economia, como voltar a crescer de forma sustentável, como reposicionar o Brasil no mundo, distanciando-nos dos atrasados bolivarianos? Desde o princípio, o impeachment era uma solução lógica, mas incômoda. Muita gente preferiu ficar com um governo porque ele foi eleito. Não importa se a campanha usou dinheiro do petrolão, Pasadena, não importam as mentiras, a incapacidade de Dilma. Ela foi eleita. Tem um diploma. Estamos acorrentados a um diploma.”

Aperto

A crise econômica produz efeitos no turismo alagoano. Segundo Maurinho Vasconcelos, presidente da ABIH/AL, a ocupação hoteleira deste ano está abaixo de 2013. Mais: os desembarques no Aeroporto Zumbi dos Palmares são menores que em 2014. “O turista de menor poder aquisitivo diminuiu as viagens”, diz.

Agravantes

A decisão de Renan Filho de decretar situação de emergência no Estado por seis meses é providencial, em termos de saúde, mas reflete no turismo, com a diminuição de viagens a destinos de risco. A divulgação de que todas as praias de Maceió estão no mesmo nível de poluição da Praia da Avenida é outro complicador.

Quem pode

Mas quem não tem dificuldade financeira nem muita preocupação com o futuro, em termos de dinheiro, continua fazendo suas viagens sem se importar com custos ou riscos. O “Reveillon de Milagres”, por exemplo, em São Miguel dos Milagres, esgotou as vendas 25 minutos após serem lançadas pela internet.

Boa vizinhança

Desde ontem, e até o próximo dia 21, o vereador Kelman Vieira, presidente da Câmara Municipal de Maceió, é o prefeito da cidade. Rui Palmeira se afastou, por problemas de saúde na família, e o vice, Marcelo Palmeira, encontrou um meio de não assumir. Fica, assim, consolidada a relação Prefeitura-Câmara.

Protesto

Está anunciada para hoje, em todo o Brasil, mais uma manifestação pública em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Aqui em Maceió, como das vezes anteriores, o ato, previsto para a orla de Jatiúca e Ponta Verde, foi de novo mal divulgado e de pouca mobilização. A tendência é reunir pouca gente.

Transparência

O prefeito Rui Palmeira ganhou mais um motivo para festejar, no final do ano em que Maceió comemora seu bicentenário, com a avaliação do Ministério Público Federal de que o município ocupa o 3º lugar no ranking da transparência entre as 27 capitais. Não é nada, não é nada, comprova acima de tudo seriedade.

Opinião

De Ricardo Noblat: “Dilma é uma pessoa que não confia em ninguém. Dever ter sido treinada para ser assim quando fez parte da chamada ‘luta armada’ para enfrentar a ditadura militar de 64. Desde aquela época que Dilma aprendeu a olhar os políticos tradicionais com desconfiança. A não respeitá-los. A querer distância deles. Como uma pessoa assim poderia dar-se bem na presidência da República?”

 

*Informa a Fecomércio/AL que as lojas do Centro de Maceió vão abrir hoje e no próximo domingos, 20, das 9 às 15 horas, em função das vendas de Natal. Os shoppings ampliarão o horário de atendimento. No período natalino, o Centro fechará somente no dia de Natal.

* Hoje e no próximo domingo, 20, o Maceió Shopping abrirá suas lojas âncoras das 9 às 22 horas. As lojas satélites funcionarão das 10 às 22 horas. Dos dias 16 a 23 todas as lojas abrirão das 9 às 23 horas. Na véspera de Natal (24), o horário será das 9 às 20 horas.

*As inscrições para a IV edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor só podem ser feitas até amanhã. As prefeituras interessadas, e que ainda não enviaram projetos, deverão encaminhá-los ao portal pspe.sebrae.com.br. Cada uma pode inscrever dois projetos.

*O programa “Aplauso” de hoje é dedicado à Bossa Nova, um dos ritmos mais marcantes da Música Popular Brasileira. O programa vai ao ar das 10 horas ao meio-dia, pela Rádio Educativa FM, com pesquisa e produção de Givaldo Kleber.

*De amanhã ao dia 19, no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro, acontece a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, exibindo 40 filmes nacionais e estrangeiros, entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras. Entrada franca.

*Ricardo Cabus e o seu “Papel no Varal” apresentam a edição “Poetas Vivos”, a partir das 19 horas, no boteco Lugar Nenhum. Participação de Alice Ruiz, Sidney Wanderley e Fernanda Young. Contato: reservas@lumeeiro.org ou 98135.5920.

*No próximo domingo, 20, 17 horas, o CSA fará amistoso, no Trapichão, contra o Porto, de Caruaru, para apresentar a sua equipe para o Campeonato Alagoano. A diretoria espera público maior que os registrados pelo CRB na Série B do Campeonato Brasileiro.

 

“É melhor um fim trágico do que uma tragédia sem fim”

Jaques Wagner

Chefe da Casa Civil da presidência da República