Blog do Dresch

12 de dezembro de 2015

Fenômeno mira a Presidência da CBF

               O pentacampeão do mundo, Ronaldo Fenômeno, fez duras criticas ao sistema político que rege a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e ao mesmo tempo manifestou seu interesse em se candidatar á presidência da entidade. “Tenho interesse sim e posso me candidatar, mas a questão não são os nomes. A gente precisa desmontar este sistema corrupto existente. O modo atual não permite a entrada de qualquer pessoa, é sempre indicação de alguém do próprio esquema da CBF. Isso precisa mudar para que pessoas de bem e honestas, que queiram fazer coisas incríveis, possam participar. Mas as coisas ainda não são assim, então vamos aguardar” disse Ronaldo durante entrevista ao canal Sportv.

Fenômeno quer a CBF 2

                   Durante a entrevista o jogador falou de sua participação como dirigente do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo e desta forma teve oportunidade de conhecer melhor o funcionamento da CBF. Atualmente, para se candidatar a presidente, é preciso ter o apoio de pelo menos oito federações estaduais e cinco clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Para Ronaldo, a má administração e as investigações policiais que a CBF esta envolvida, tem influenciado no desempenho da seleção brasileira. “Toda essa administração corrupta reflete dentro de campo. E a gente pode ver isso pelas últimas atuações da nossa seleção” disse ele.

Emergência contra mosquito

                   Seguindo a tendência natural dos estados que sofrem com a proliferação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o governo de Alagoas decretou estado de emergência. O anúncio foi feito pelo próprio governador Renan Filho e projeta facilitar as ações nos municípios de combate ao mosquito, promover a contratação de pessoas e buscar meios de barrar o avanço das doenças provocadas pelo inseto, como dengue, febre chikungunya e principalmente a Zica vírus, possível responsável pelos casos de microcefalia, que crescem a cada dia. O governador alagoano pediu à imprensa para trabalhar a informação a respeito dos riscos das doenças, como também das formas de se livrar das larvas do mosquito, não permitindo, em suas casas, o acúmulo de água parada. “É muito importante que a informação chegue a todos os habitantes, especialmente nas cidades com mais riscos de desenvolver as doenças e de serem infectadas pelo zika vírus. O governo colocará carros de som nas ruas para informar as famílias e desenvolver todas as ações possíveis para a prevenção, combatendo os focos em casa, nas ruas, nas cidades e no estado” afirmou Renan Filho. A Secretária de Saúde, Rozangela Wyrzomiska afirmou que as ações estão sendo desenvolvidas em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde, e que o objetivo é intensificar a parceria com os municípios e toda a sociedade, no combate ao vetor.

 

Mulheres ganham espaço

                   Mulheres divorciadas ou viúvas da Arábia Saudita ganharam o direito de administrarem os negócios de suas famílias sem a necessidade de aprovação de um homem ou ordem judicial. A decisão é um reflexo de algumas reformas para ampliar os direitos das mulheres determinadas pelo Rei Abdullah (que morreu em Janeiro último). Mesmo assim, os direitos das mulheres continuam severamente restritos. Os esforços para emancipar as mulheres são combatidos por um clero muito poderoso e por uma sociedade ultraconservadora. A decisão fará com que as mulheres possam ter carteiras de identidade familiares o que permitirá acesso a registros nacionais, matricular crianças em escolas e autorizar procedimentos médicos.

Mulheres ganham espaço 2

                   Até agora as mulheres dependiam de autorização do ex-marido ou conseguir autorização judicial em quase todas as interações com o Estado. A Arábia Saudita é o único país do mundo onde as mulheres ainda são proibidas de dirigir automóveis, e ainda vivem sob a tutela de um “guardião”, em geral o pai, marido ou irmão, que tem o poder de tomar as principais decisões sobre sua vida. Com a decisão de agora as mulheres sauditas tem o direito de se identificarem como chefes de família, de matricular os filhos e autorizar seus próprios casamentos.

A perda da água doce

                   O impacto causado pelo ser humano na perda de água doce, em atividades como rega ou barragens, excede os 20%, segundo estudo publicado pela revista Science. O trabalho concluiu que o aumento na perda de água doce para a atmosfera por evaporação, é 4.370 quilômetros cúbicos anuais, o que equivale a dois terços do fluxo anual do Rio Amazonas, o mais caudaloso do mundo. As pequenas coisas que fazemos na superfície da terra podem ter grandes efeitos globais. Antes os efeitos de obras como barragens eram subestimados, assegura o estudo, coordenado pela Universidade de Estocolmo.

A perda da água doce 2

                   A tese do estudo é que algumas atividades humanas aumentaram muito o consumo total de água doce, ao intensificar a evaporação e a transpiração, ou seja, a perda de umidade e de água por transpiração da vegetação. É como se perdêssemos um grande rio de água doce da terra para a atmosfera, assinala o trabalho. “Mudamos muito o sistema de água doce da Terra sem saber” observaram os cientistas. Para fazer o estudo, eles analisaram dados sobre clima, hidrologia e uso de água em uma centena de bacias hidrográficas do mundo entre 1901 e 2008.

 

 

  • A Confraria Rayol reúne seus participantes para um Sábado especial de confraternização. Entre as atividades de hoje, a realização do encontro natalino e também o lançamento de uma biografia de um dos seus integrantes.
  • O livro será lançado pelo jornalista Mário Lima, que anteriormente lançou um trabalho sobre os familiares alagoanos indígenas de Garrincha, o craque da camisa 7 do Botafogo.
  • Agora Mário lança a biografia de Murilo Rocha Mendes, que foi deputado federal, secretário de estado e Procurador do Tribunal de Contas do Estado.
  • O lançamento da obra, com autógrafo do autor e do biografado, será ao meio dia na própria Praça |Rayol com o apoio da Choperia Orákulo.
  • O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Comedes) realizou, na última quinta feira, a última reunião de 2015, contando com a participação de 17 conselheiros.
  • Foram aprovados incentivos para a Expansão da Mineradora Barreto (Mibasa), da Reciclagem de Resíduos Ltda EPP Recife, e para a Phoenix Energy, fabricação e comercialização de equipamentos eólicos.