Blog do Dresch

11 de dezembro de 2015

Marta dá show e bate recorde

                  A alagoana Marta quebrou mais um recorde histórico esta semana. Ela marcou cinco gols na goleada da seleção brasileira contra Trinidad e Tobago por 11 a 1, no Torneio Internacional de Natal, e com os gols ela chegou a 98 marcados com a camisa da seleção, sendo a maior artilheira da história da Seleção Brasileira de futebol. O Brasil volta a campo no Domingo, enfrentando o México e depois ainda joga contra o Canadá, na quarta feira, na última rodada da fase de grupos.

O show de Marta 2

                   O feito consolidado pela alagoana de Dois Riachos ganha uma importância ainda maior, já que a disputa era liderada anteriormente por nada mais que Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, que havia marcado em sua carreira, 95 gols com a camisa da seleção, em 114 partidas. O jogo da seleção feminina contra Trinidad e Tobago foi o 100º de Marta. Ela ainda detém a conquista de cinco vezes ter sido escolhida a melhor jogadora do mundo e também ostenta a marca de 15 gols marcados em Copas do Mundo, apesar de não ter conseguido vencer nenhuma.

Vacina contra dengue

                   A liberação da vacina contra dengue no México pode apressar o mesmo procedimento no Brasil, onde a autorização ainda passa por análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina é produzida pelo Laboratório Sanofi Pasteur, e é a primeira a receber a aprovação por uma agência reguladora em todo o mundo. A Agência mexicana indica o produto para a faixa etária entre nove e 45 anos. De acordo com o laboratório francês, o imunizante tem eficácia de 60,8% contra os quatro sorotipos da doença, taxa de redução de hospitalização de 80,3% e diminuição de 95,5% de casos graves de dengue. A imunização deverá ser feita em três doses, com intervalos de seis meses. Segundo o laboratório, o desenvolvimento do produto levou cerca de 20 anos e, até o final de Dezembro, o pedido de registro terá sido feito em pelo menos 20 países. Para o desenvolvimento da vacina, os testes foram feitos em pessoas de nove meses e 60 anos, porém a agência reguladora, baseada nos estudos, decide qual será a faixa etária de indicação no país. Os estudos mostram que a eficácia é maior em pessoas com mais de nove anos. Em Outubro, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou a liberação comercial do produto no Brasil. Falta agora o registro da Anvisa, que recebeu a solicitação em Março e até agora não se pronunciou.

 

Corrupção desorganizada

                   O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) rebateu a informação relatada a procuradores da Operação Lava a Jato pelo ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró, de que o senador Delcídio Amaral (PT-MS) recebeu propina de US$ 10 milhões durante seu governo, entre 1999 e 2001. Para FHC, a suposta propina recebida pelo senador, revela uma ação pessoal do senador “e não uma corrupção organizada como agora” disse o ex-presidente em nota postada no Facebook.

Corrupção desorganizada 2

                   Ainda de acordo com o ex-presidente tucano, não se trata de um caso de corrupção comprovado no governo do PSDB. Fernando Henrique fez alusão às acusações ao governo petista segundo as quais os partidos da base aliada indicavam diretores da Petrobrás com o objetivo de fraudar licitações, recebiam propina e repassavam uma parte do dinheiro à sigla que os indicou. FHC lembrou ainda que nada se sabia de Delcídio na época, quando passou para o PT, se elegeu senador e depois foi derrotado ao governo do Mato Grosso do Sul, e acabou líder da presidente Dilma Rousseff.

Metas energéticas

                   Uma das metas apresentadas pelo Brasil na Conferência do Clima, em Paris, foi a de aumentar de 28% para 33% até 2030, as fontes renováveis de energia, como solar, eólica, biomassa (entre elas o etanol), na matriz energética. A meta desconsidera as hidroelétricas, que embora sejam renováveis, causam impacto ambiental por causa das barragens. O objetivo da proposta é reduzir o uso do carvão e dos combustíveis derivados do petróleo, como o diesel, a gasolina e o querosene. Estes são considerados os vilões do efeito estufa por liberarem gás carbônico na atmosfera, e são utilizados em aviões, caminhões, carros e usinas termelétricas (para a geração de eletricidade).

Metas energéticas 2

                   A proposta do Brasil é considerada acertada, mas ambientalistas alegam que ainda é muito pouco. O governo brasileiro tem consciência da necessidade do aumento de energia no país e a opção é oferecer energia renovável. Hoje as hidroelétricas e as fontes fósseis respondem por 83% da eletricidade gerada no país, com 16% gerada pelas renováveis. A previsão é para, em 2024 alcançar 28% da eletricidade, com melhor desempenho para as fontes solar e dos ventos. Segundo os fabricantes de equipamentos o Brasil dispõe das condições adequadas para obtenção de eletricidade através do sol e também da energia eólica com o melhor vento do mundo.

 

 

  • A zona da mata de Alagoas ganhou ontem o mais novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar, instalado na cidade polo de União dos Palmares.
  • O 3º Grupamento de Bombeiro Militar atende uma antiga reivindicação da população de várias cidades, delimitadas entre Murici e Ibateguara, além de desafogar outros grupamentos menores que atendiam ocorrências nos diversos municípios da região.
  • O subcomandante-geral da corporação, coronel BM Paulo Marques de Lima, ressaltou a importância do 3º Grupamento de Bombeiro Militar de União dos Palmares, pela sua localização estratégica e pela necessidade no combate a sinistros de maior porte.
  • O quartel contará com todos os serviços operacionais oferecidos pelo Corpo de Bombeiros de Alagoas, como o combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar e salvamento em altura e terrestre.
  • Também serão feitas vistorias e fiscalizações em estabelecimentos comerciais, exigindo o atendimento ao Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico.
  • Inicialmente trinta e seis bombeiros militares atuarão nas áreas operacional e administrativa do grupamento inaugurado ontem.