Flávio Gomes

10 de dezembro de 2015

Alea jacta est

Do professor Hubert Alquéres: “Em 49 A.C., após um longo tempo de indecisão, Júlio Cesar atravessou o Rubicão entrando na cidade de Roma depois de pronunciar sua célebre frase ‘a sorte está lançada’. O vice-presidente Michel Temer não é um Júlio Cesar, está longe disto. Mas, com sua carta à presidente Dilma Rousseff, tomou um caminho sem volta. Atravessou seu rubicão. A conferir quantas legiões Temer possui, mas, sem dúvida, sua mudança de lado – mesmo camuflada como um desabafo- é nitroglicerina pura. Concretamente, pode fazer a balança pender desfavoravelmente para a presidente, como ocorreu na definição da chapa da oposição para comissão que analisará o mérito do impeachment. A esta altura, impossível prever como será o desfecho da crise política, se ela se prolongará, ou não, mesmo depois do pronunciamento do Congresso Nacional sobre o processo de afastamento da presidente. E a guinada do vice, um político matreiro e de sangue-frio, não desarma os espíritos. Pode até ter efeito contrário. Ao perder um aliado tão importante, a tendência do governo será aprofundar do balcão de negócios como forma de assegurar os votos necessários para evitar o impedimento de Dilma… Nosso problema não é atravessar o Rubicão. É atravessar, urgentemente, o enorme buraco no qual o Brasil foi jogado, por culpa dos governos lulopetistas. O desemprego, a inflação, a recessão, não serão enfrentados enquanto a crise política não for equacionada.” 

 

Defesa 

 Um dos fundamentos do pedido de impeachment de Dilma é o repasse de recursos da União para a Caixa pagar benefícios sociais. Para o senador Benedito de Lira, isso não incrimina a presidente da República: “Onde está o pecado, onde está o erro? Será que a Caixa não integra o complexo organizacional do governo?” 
 

Moradia 

 

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e o governador Renan Filho entregaram ontem 3.212 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida na cidade de Rio Largo. Um investimento de R$ 195,9 milhões, beneficiando 13 mil pessoas. O MCMV já investiu R$ 6,6 bilhões em 115.689 casas em Alagoas. 

 

Pauta 

 

Maceió sedia, hoje e amanhã, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, a 159º reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária e a 10ª reunião do Comitê Nacional dos Secretários da Fazenda. Estão anunciadas as presenças do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do Secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid.

Na mosca

Pauline Pereira, prefeita de Campo Alegre, tocou no ponto fundamental do problema dos lixões a céu aberto, no lançamento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos “Implementar os aterros tem tirado o sono dos gestores. Os municípios não têm suporte financeiro para executar essas obras e nem utilizar os aterros privados”.

Oportunidade

Hoje é o último dia do prazo para que os contribuintes com débitos relacionados ao ICMS possam aderir ao Profis, programa do governo estadual que dá margem ao parcelamento em até 120 vezes e à redução de juros e multas. A negociação pode ser feita pelo site da Sefaz ou na Procuradoria Geral do Estado.

Merecimento

A Câmara Municipal de Maceió, por iniciativa do vereador Eduardo Canuto, concedeu ontem a Comenda Arnon de Mello ao jornalista Felipe Camelo e a Comenda Afrânio Lages à empresária Cláudia Pessoa. Já o médico João Simões recebeu a Comenda Arthur Ramos, iniciativa da vereadora Simone Andrade.

Está na lei

Do jornalista Daniel Pereira, em matéria na revista “Veja”: “Impeachment é remédio amaro, ou o mais amargo dos remédios contra uma autoridade pública, mas está devidamente regulamentado na legislação brasileira. Se há golpe em curso, como estrilam alguns petistas, é contra a inteligência alheia”.

 

*A Igreja Assembleia de Deus comemora, de hoje até sábado, sempre às 18 horas, no Estádio Rei Pelé, o seu centenário. O tema é “O Senhor do céu nos tem feito prosperar”. Participarão Amanda Ferraria e Andréa Fontes, cantoras gospel. Acesso gratuito.

*Mulheres arapiraquenses que se destacam em suas áreas de atuação serão homenageadas hoje pelo projeto “Estrela Radiosa”, da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Às 19 horas, no auditório da Escola de Governo.

 

*O artista plástico Judivan Lopes, também professor de Artes no Instituto Federal de Alagoas, encerra hoje uma exposição de 37 obras, intitulada “Xilogravuras –Matrizes & Matizes”. No Museu Zezito Guedes, na Praça Luiz Pereira Lima, Arapiraca.

*A secretaria estadual da Saúde realiza, desde ontem e até amanhã, a XII Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, reunindo gestores e técnicos do município. O objetivo é promover a inclusão social e popularizar o conhecimento científico.

*O Projeto Golfinho, iniciativa de integração social realizada em parceria entre a Braskem e o Corpo de Bombeiros, realizará sua XI edição em janeiro de 2016. As inscrições podem ser feitas até amanhã, no primeiro piso do Maceió Shopping.

*Acontece hoje, a partir das 8h30m, no Centro Cultural de Ibateguara, o VII Encontro de Fruticultores do Vale do Mundaú. O evento visa apresentar as principais tecnologias e políticas de mercado visando o aperfeiçoamento do setor produtivo.

 
   
 

*Além dos clubes que concorreram este ano e se mantiveram na série C, o ASA terá em 2016 a companhia de Mogi Mirim, ABC, Macaé e Boa Esporte MG, rebaixados da Série B, além de Botafogo SP, Ypiranga RS, River PI e Remo PA, vindos da Série D.

             
 
               
 

“A presidente Dilma não tem mais condições de governar”

Michel Temer

Vice-presidente da República, em conversa com um amigo em São Paulo, segundo o jornalista Ricardo Noblat