Flávio Gomes

8 de dezembro de 2015

O teste das instituições

Ibaneis Rocha, presidente da OAB/DF: “Vivemos um momento especial de nossa história. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, determinou a abertura de processo de impeachment contra a presidente da República, Dilma Rousseff. Na prática, deu-se início ao segundo teste de fogo pelo qual passará a nossa Constituição Federal em menos de 30 anos de existência. Teste esse que servirá para medir a verdadeira força de nossas instituições. A crise política, que ganhou um novo contorno na última quarta-feira com a abertura do processo de impeachment, é a mãe de outras duas crises: a econômica e a moral. A conta da crise econômica é do Poder Executivo, que tem de se debruçar sobre os problemas e pensar soluções para ele que não incluam pedaladas e façam o mercado financeiro recuperar a confiança no mercado brasileiro. Um bom ambiente de investimentos é fundamental para a segurança de qualquer país. Já a crise moral vem sendo tratada com rigor pelo Poder Judiciário, com investigações sobre esquemas de corrupção e prisões de pessoas que, antes, certamente não passariam perto de qualquer cela. Desfrutamos, hoje, o período de maior estabilidade institucional na trajetória de nossa jovem República. Mas existe um certo clima de esgotamento da sociedade com a corrupção e com os vícios do mundo político…”

Na medida

Perfeição é a palavra exata para descrever o show dos 200 anos de Maceió, no sábado passado. Quantidade, conteúdo e sincronia marcaram positivamente as diversas manifestações da nossa cultura. Um evento digno do bicentenário. De parabéns o prefeito Rui Palmeira e o secretário Vinícius Palmeira.

Descaso

De modo geral, as ditas autoridades não prestigiaram a programação da Prefeitura de Maceió. O ministro Aldo Rebelo (PC do B) assistiu ao desfile, à tarde, na Pajuçara. À noite, em Jaraguá, só alguns vereadores, o senador Benedito de Lira (PP), o deputado federal Paulão (PT) e o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB).

Prioridades

A ausência mais notada na programação do bicentenário foi a do governador Renan Filho. Não compareceu a nada, só se manifestou pelas redes sociais, parabenizando a cidade. Alegou conflito de agenda. Preferiu prestigiar o Festival da Natureza, em Murici, e participar de confraternização do vereador Anísio Amorim.

Civilidade

Sábado, no camarote da prefeitura, em Jaraguá, o deputado federal Paulão (PT) papeou muito com Solange Jurema, secretária municipal do Trabalho e liderança feminina do PSDB, e com o marido dela, advogado Geminiano Jurema, também ligado ao tucanato. As diferenças políticas não afetaram a conversa.

Missão

Renan Filho integra o grupo de 15 governadores solidários a Dilma Rousseff, inclusive na batalha contra seu impedimento. Hoje esse grupo se reúne com a presidente, em Brasília, para tratar de estratégias anti impeachment. A principal missão é convencer as respectivas bancadas na Câmara e no Senado.

Tempo integral

Está prevista para ser entregue em março de 2016, em Coruripe, a Escola Estadual Inácio de Carvalho, uma das 18 unidades de ensino em tempo integral a serem construídas pela MVC, empresa pertencente à Artecola e à Marcopolo. A escola terá capacidade de atender 600 estudantes de Coruripe e outras cidades.

Opinião

De Sérgio Praça, em veja.com: “Caso dois terços da Câmara dos Deputados decidam por iniciar mesmo o processo de afastamento da presidente Dilma, haverá apenas duas alternativas para o país. São elas: o governo Temer ou o governo Dilma. Portanto, há somente dois negociadores de ministérios cargos agora: Dilma e Temer. Eduardo Cunha não importa mais.”

 

*As lojas do Centro de Maceió, Maceió Shopping, Parque Shopping Maceió, Shopping Pátio Maceió e o Arapiraca Garden Shopping abrem hoje em horário normal, apesar do feriado da Imaculada Conceição. Bancos e órgãos públicos não funcionarão.

*O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, presidido pelo jornalista alagoano Anivaldo Miranda, realiza amanhã e depois, em Salvador, a XXVIII Plenária Ordinária e a XVI Plenária Extraordinária. Tema: “Compromissos Renovados”.

*O Maceió Convention & Visitors Bureau convoca os membros do Conselho Curador para reunião extraordinária amanhã, às 16h30m, em sua sede, na Av. João Davino, nº 913, para eleger Diretoria Executiva e Conselho Fiscal – Biênio 2016/2017.

 

*A atriz Marina Milito volta à terra natal com o grupo “Os Geraldos”, de Campinas, São Paulo, trazendo o espetáculo “O Último Sarau – uma peça de corpo presente”. Hoje e amanhã, às 19h30m, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso. Contato: 99351.9202.

*Amanhã e depois, às 20 horas, no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, da Ufal, na Praça Sinimbu, o grupo Claricena, de alunos da instituição, apresenta o espetáculo teatral “Granja dos Corações Amargurados”. Para assistir, paga-se quanto quiser.

*A secretaria estadual da Saúde abre amanhã a XII Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, visando promover inclusão social e popularizar o conhecimento científico. Às 8 horas, no Museu da Imagem e do Som, em Jaraguá, com o “Café com Ciência”.

* Promovidos da Série C, Brasil de Pelotas, Tupi de Juiz de Fora, Vila Nova GO e Londrina PR serão adversários do CRB em 2016, na Série B do Brasileiro. E também os rebaixados da Série A: Avaí, Vasco, Goiás e Joinville, que retornam à Série B.

 

“O que derruba governo é a situação econômica. O resto é perfumaria.”

Ricardo Mota

Jornalista, em seu blog, no portal Tudo na Hora