Blog do Dresch

2 de dezembro de 2015

Maduro devolve crítica de Macri

                Dois bicudos verdadeiramente não se beijam. O ditado popular cai bem na relação inicial entre o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o recém-eleito presidente da Argentina, Maurício Macri. Maduro, em entrevista ao jornal argentino “Clarín” disse que “o povo argentino esta pronto para lutar” contra o governo de Macri, que ainda não começou, a posse esta marcada para o próximo dia 10. Foi uma resposta a Macri, que logo após vencer as eleições, afirmou que na próxima reunião do Mercosul pedirá punição contra o governo da Venezuela, por perseguir seus adversários e pela violação da “liberdade de expressão” naquele país.

Maduro rebate Macri 2

                   Na entrevista concedida ao Clarín, Maduro disse também que o novo presidente argentino ganhou a eleição no segundo turno, por uma margem “micro-milimétrica” e isso reflete as dificuldades que terá para governar. A critica do presidente da Venezuela se explica pela amizade com os governos de Nestor e Cristina Kirchner (foram 12 anos) que também eram aliados do falecido Hugo Chávez, mentor e padrinho de Maduro. O presidente voltou a afirmar das “sabotagens” que seu governo sofre e o apoio de alguns países a grupos extremistas de direita. “Ele acrescentou que o governo dos Estados Unidos deve parar de pressionar e fazer lobby para presidentes e primeiros-ministros do mundo todo contra a Venezuela”.

 

Regulamentação de drones

                   O Brasil ainda esta distante de implantar uma regularização sobre o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants), mais conhecidos como drones. Governo, setores militar e privado enfrentam dificuldades para chegar a um acordo que atenda todos os interesses e estabeleça normas a serem adotadas. O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) que tem se dedicado ao assunto, critica a não certificação e a falta de exigência de seguro para a operação dos drones, através da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo o parlamentar “o Brasil necessita de uma regulamentação, porque o país tem milhares desses aparelhos. Há interesse dos militares e da indústria aeroespacial brasileira de ter um mercado capacitado para ser expandido” disse. A Anac criou, no inicio do ano, um grupo de trabalho interministerial, para adquirir e divulgar o conhecimento a respeito de regras e procedimentos a serem adotados. O grupo é composto pelos ministérios da Defesa e Justiça, Anac e Agência Brasileira de Inteligência, e pretende harmonizar e viabilizar os interesses do Estado e da Indústria para possibilitar o uso dos drones tanto para uso recreativo e não recreativo. O Ministério da Defesa defende principalmente a segurança de voo (em um cenário onde os Vants circulem no mesmo espaço aéreo que aeronaves tripuladas). Essa preocupação diz respeito á questão operacional, por isso a necessidade de regulamentação do uso destes aparelhos.

 

A vez da reserva técnica

                   Através das redes sociais, o governador Renan Filho anunciou que o Estado vai convocar a Reserva Técnica da Polícia Militar, aprovada em concurso público realizado em 2012, a partir de Janeiro. Segundo ele, são 837 candidatos que serão convocados, através de uma ordem pré-estabelecida pelo Estado. O calendário que será colocado em prática estabelece que neste mês de Janeiro sejam convocados 200 soldados e 40 cadetes; em Abril outros 200 soldados, e mais 200 em Julho. Por fim os demais 197 aprovados fecham a convocação em Outubro de 2016.

Mais trabalho, menos estudo

                   O Brasil tem o maior índice de jovens que não estão estudando, em comparação com outros países da Organização para a Cooperação e do Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os números mostram que no Brasil 76% dos jovens entre 20 a 24 anos estão longe dos estudos. Nos outros países a média é de 54%. Os dados revelam ainda que a maior parte destes jovens está trabalhando: 52%. O índice de emprego dessa faixa etária é também o mais alto entre os países. O relatório cita ainda que, o fato destes jovens não estar estudando seja motivo de preocupação é importante salientar que eles já estavam trabalhando, segundo dados obtidos em 2013.

Mais trabalho, menos estudo 2

                   O relatório, denominado “Educacion at a Glance 2015: Panorama da Educação” é a principal fonte de informações comparáveis sobre educação no mundo. A publicação oferece dados sobre a estrutura, o financiamento e o desempenho dos sistemas educacionais de 46 países, sendo 34 membros da OCDE, países parceiros e do G 20. Em todos os níveis educacionais, o Brasil apresentou taxas de desemprego inferiores à média dos demais países. Entre os indivíduos de 25 a 64 anos era de 4,5% entre os de nível inferior ao médio; 5,6% com ensino médio completo e 2,9% com ensino superior. As médias dos países da OCDE eram, respectivamente, 12,8%, 7,7% e 5,1%.

Novo hotel na capital

                   Maceió vai ganhar um novo empreendimento hoteleiro, possivelmente já a partir de 2016. A Prefeitura já deu a autorização para o funcionamento de uma unidade da Rede Atlantic Hoteis, da bandeira Comfort, no bairro da Ponta Verde. O projeto prevê a recuperação de um prédio que estava abandonado e que foi arrematado pelos investidores durante um leilão. A estrutura será requalificada e a expectativa é de que no próximo ano, o local já esteja em condições adequadas para atender e hospedar os que nos visitam. Atualmente existem 1.754 empreendimentos com a marca Comfort em todo o mundo. A unidade da Ponta Verde deverá gerar 100 empregos diretos e mais de 300 indiretos.

 

  • Acontece hoje o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade. Em Alagoas, 343 detentos estão inscritos, ante 286 que fizeram as provas no ano passado.
  • Além das aulas convencionais, os candidatos tiveram aulas convencionais e também aulões preparatórios na última semana. As aulas foram ministradas por professores da Universidade Federal de Alagoas.
  • Entre os reeducandos, o maior número a fazer as provas é do Presídio do Agreste, onde 105 detentos se inscreveram. Depois aparece o Baldomero Cavalcante com 57 presos e 52 do Presídio Feminino Santa Luzia.
  • A Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) começou a convocar ontem os aprovados no concurso realizado em 2014.
  • São 722 contratados a serem chamados, sendo 153 professores e 569 profissionais de nível médio, que preencherão vagas importantes na estrutura da Universidade.
  • São cargos como assistente de administração, auxiliar de necropsia, técnico em enfermagem, técnico de laboratório e técnico em radiologia.