Roberto Baia

2 de dezembro de 2015

Agapi socializado com jornalistas

As ações do programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi) serão socializadas, nesta quarta-feira, 2, com jornalistas, radialistas, blogueiros e colunistas sociais, entre outros profissionais de comunicação que atuam no município.

O encontro será realizado a partir das 19 horas, no Restaurante Fellicete, nas imediações do Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca.

A secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, e a coordenadora do Agapi, pedagoga Gineide Castro, irão recepcionar os profissionais de comunicação.

 

121 equipes

O Agapi atua em Arapiraca com a mobilização de 21 equipes de saúde da família, 160 agentes comunitários de saúde, 24 creches, 36 escolas, sete bibliotecas digitais de bairro – as Arapiraquinhas -, oito centros de referência em assistência social e um Creas, atendendo mais de 19 mil famílias e 5.503 crianças até cinco anos de idade.

 

 

Unidos contra o mosquito

A prefeita Célia Rocha e o secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, se reuniram, nesta terça-feira, 1º, com 13 vereadores de Arapiraca, para traçarem planos para  ampliar as ações de combate ao Aedes aegypti – o mosquito transmissor da dengue e outras doenças infecto-contagiosas.

 

Casos de microcefalia

Ubiratan Pedrosa lembrou que já foram registrados quatro casos de microcefalia, doença em que a cabeça e o cérebro das crianças recém-nascidas são menores que o normal, influenciando o seu desenvolvimento para o resto da vida.

A prefeita Célia Rocha voltou a salientar a importância da mobilização da sociedade.

 

 

Afra: salários em atraso

Os funcionários do Hospital Afra Barbosa, em Arapiraca, denunciaram, nesta terça-feira, atraso no recebimento dos salários. Segundo informaram, o Hospital não pagou os salários de outubro e novembro.

A diretoria do hospital teria viajado e não deu nenhuma previsão de pagamento. Pior: um depósito efetuado em dinheiro, era referente ao restante do salário do mês de abril.

 

 

Caminhada da Paz

A Caminhada da Paz lançou, oficialmente, nesta terça-feira, o Natal Mágico de Arapiraca. A solenidade inicial aconteceu na Praça Marques da Silva, no centro da cidade e a caminhada percorreu as ruas centrais da cidade.

Em seguida, a prefeita Célia Rocha, o vice Yale Fernandes e a secretária de Cultura, Tânia Santos, participaram do evento da chegada do Papai Noel no coreto próximo da Igreja do Santíssimo (igreja-matriz).

 

BNB no Sertão

O Banco do Nordeste inaugurou, nesta terça, a Agência de Olho D’Água das Flores, no sertão alagoano. Trata-se da primeira unidade do Banco na cidade, que atenderá também os municípios de Palestina, Pão de Açúcar, São José da Tapera e Monteirópolis.

A nova Agência dá continuidade ao Plano de Expansão do BNB, iniciado em 2012, com a inauguração das unidades Maceió-Antares, na parte alta da capital, e São Miguel dos Campos. Em 2014, foi a vez dos municípios de Coruripe, Delmiro Gouveia, Rio Largo e Maragogi receberem Agências do Banco do Nordeste.

 

Campeões de Limoeiro

Dos 33 estudantes alagoanos selecionados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica, realizada em maio, sete são de Limoeiro de Anadia, do 2º ano “E” da Escola Estadual Francisco Domingues.

Coordenado pela professora de Física, Micaely Graziely Alves Miranda, o grupo projetou e lançou um foguete construído totalmente à base de material reciclável (garrafa pet). O artefato atingiu 140 metros de altura, superando a meta nacional da competição que é de 120 metros.

 

Rio: próxima missão

Os jovens cientistas terão agora a missão de arrecadar recursos para viajarem ao Rio de Janeiro, onde irão participar de outra etapa da olimpíada.

Caso sejam selecionados, já estão automaticamente convidados a lançarem o foguete nos Estados Unidos, País considerado referência em astronomia.

 

 

– 15 novos professores efetivos foram empossados segunda-feira, pelo reitor da Universidade Estadual de Alagoas, professor Jairo Campos.

 

– Eles atuarão em cinco dos seis campi da instituição, já a partir das assinaturas dos termos de posse.

 

– Os novos professores participaram de uma formação a cargo da coordenadora-geral dos cursos de graduação, professora Claudia Cristina Almeida.

 

– Receberam informações sobre legislação estadual pertinente aos cargos e normas internas de funcionamento.