Flávio Gomes

29 de novembro de 2015

Viva a Lava a Jato

De Carlos Alberto Sardenberg, em “O Globo”: “Dizem que as crises políticas e econômicas, num dado momento, geram os líderes necessários para sua solução. Dizem também que é muito difícil antecipar quando esse momento está se aproximando, mas que a gente percebe quando chegou. Pois no Brasil de hoje, parece o contrário. O momento já está passando. O senador Delcídio Amaral e o banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual, foram presos, por determinação do Supremo Tribunal Federal, sob a acusação de obstrução da Justiça. Mas as peças do processo mostram que essa denúncia, embora muito grave, é até menor diante dos casos que são ali mencionados… E, para falar francamente, não é de hoje que os mercados olham com certa restrição para o modo de operação de Esteves. Se ele foi efetivamente apanhado, vão muita gente e muito negócio atrás. Que a política está toda comprometida, já se sabia. Piorou, é verdade. A prisão do senador líder do governo, determinada pelo STF, jogou a crise um degrau acima. Mais exatamente, jogou a crise para a praça ao lado, do prédio do Congresso para o Palácio do Planalto — onde, aliás, já estava parcialmente conduzida pelos membros do PT apanhados na Lava-Jato.”

Proposta

Não é sem sentido o aperto financeiro que o governador Renan Filho está impondo à sua gestão, em termos administrativos, acompanhado de uma busca incessante por recursos. A caça por novas receitas não para. O objetivo é se destacar como bom gestor e ser uma referência como gestor público, nacionalmente.

Pretensão

Alguns podem até achar exagero, mas a meta principal é, com proposta de eficiência de gestão, formação de superávit em fase de crise financeira nacional e aparência jovem, se credenciar, em médio prazo, para disputar a Presidência da República. Um antigo sonho de Renan Calheiros, pai, passado para Renan, filho.

Renovação

Rodrigo Cunha, que na primeira disputa política, no ano passado, se elegeu deputado estadual com a maior votação de Alagoas, está criando discípulos. Advogado como ele, com a mesma proposta política, Juliano Pessoa, também filiado ao PSDB, será um dos candidatos a vereador em Maceió. Com apoio de Rodrigo.

Paz

A Semana da Justiça pela Paz em Casa, que acontece de amanhã até 6ª feira, 4 de dezembro, visa intensificar a prevenção e a resolução de casos  de violência doméstica. O Tribunal de Justiça programou 120 audiências de instrução em Maceió, segunda capital do país com mais casos de agressão contra a mulher.

Agenda

O Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco será encerrado amanhã e depois, na histórica cidade de Piranhas, com a realização do 1º Seminário Internacional de Turismo. O tema principal é o desenvolvimento da atividade turística na região, considerando o que foi discutido no programa.

Destaque

Hoje é o último dia da VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas, um evento que cada vez mais se consolida como a principal referência na área cultural no Estado. Além do conteúdo e da organização, é incontestável a eficiência do trabalho de divulgação, que é feito pelo setor de Comunicação da Ufal.

Posição

Valmir Prascidelli (PT-SP), do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados: “Há acusações contundentes e o processo correndo no Judiciário contra Eduardo Cunha. A Câmara não pode deixar de mostrar sua condição de poder instituído para analisar isso. O fim do processo significaria a Câmara se omitir e isso seria ruim para a Casa”.

 

*Insensatez ou insanidade? Apesar de toda a preocupação com ataques terroristas, por conta de tragédias que se sucedem, a presidente Dilma liberou de visto os estrangeiros que queiram vir ao Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

* A VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas recebe hoje, das 9h30m às 17 horas, a 2ª Jornada Alagoana de Relações Públicas, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, da Universidade Federal de Alagoas.

* O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, receberá amanhã o título de Cidadão Honorário de Alagoas. A homenagem será às 15 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual Ricardo Nezinho.

*A secretaria estadual da Agricultura e a Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas promovem amanhã o I Workshop de Previsão Climática de Curto e Médio Prazo para o Estado de Alagoas. A partir das 9 horas, na sede da Faeal, em Jaraguá.

*As inovações técnicas e as melhores práticas voltadas para o incremento da fruticultura alagoana serão os destaques da Expo Fruta de Alagoas e do II Festival do Abacaxi, que acontecem simultaneamente, hoje, no povoado Sítio Poção, em Arapiraca.

* Prossegue em Arapiraca, até amanhã, a campanha de isenção de juros e multas de até 100% para quem pagar à vista débitos de IPTU, ITBI e ISS. Há, também, um desconto previsto de 70% para quem quiser parcelar a dívida em até três vezes.

*O CSA está fazendo tudo certo para se recuperar no futebol alagoano. Contratou um bom técnico – Oliveira Canindé, elaborou um planejamento para 2016, montou o elenco com antecedência e, parece, não falta dinheiro para alcançar a meta desejada.

  

“Não vamos aceitar que a oposição, que votou a favor do Eduardo Cunha, queira agora impedir o governo de votar as matérias que lhe interessam”

Paulo Pimenta

Deputado federal (PT-RS)