Roberto Baia

28 de novembro de 2015

“Showzaço” em Palmeira

Geraldo Cardoso faz show neste sábado, 28, em Palmeira dos Índios. O show será aberto ao público às 09 horas,, na Avenida Alagoas, antecedido pelo repentista João de Lima e de Chau do Pife.

O evento é comemorativo ao aniversário de nove anos da Associação de Mulheres de Palmeira dos Índios (Ampi), que tem prestado relevantes serviços à comunidade local. A festa é organizada pela vereadora Sheila Duarte (PT) e é fruto de uma parceira com a Fundação Municipal de Cultura (Fmac) com o Ministério da Cultura (Minc),  através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (convênio nº 798826/2013).

O convênio, intitulado Programa Ações Culturais para Maceió é resultado de uma emenda do deputado Paulo Fernando dos Santos (Paulão-PT) e viabiliza ainda uma série de outros espetáculos promovidos até dezembro de 2016 por diversos grupos culturais de Maceió.

 

Visita ilustre

O senador Benedito de Lira (PP) recebeu, nesta semana, em Brasília, a visita do procurador Regional da União 1ª Região, José Roberto Machado Farias, e advogados Waldemir Ferrarez, Ana Paula Sobral e Karina Nathércia Lopes Fontes Lima, todos da AGU (Advocacia-Geral da União).

 

Inscrições para o PMAQ

O prazo para os gestores municipais aderirem ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) termina na próxima segunda-feira, 30. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) faz o alerta, uma vez que tem havido a sobrecarga da rede e dificuldades no sistema eletrônico de adesão inscrição. O problema ocorre devido ao crescente número de acesso nos últimos dias. A sugestão da entidade é para que promovam o procedimento o mais breve possível.

 

Fortalecendo a saúde

Segundo a área técnica de Saúde da CNM, o momento é propício para reunir as equipes da Saúde e decidir sobre a possibilidade e necessidade de participação ao Programa. O PMAQ foi lançado em 2011, com o objetivo de fortalecer a Atenção Básica de Saúde, por meio do repasse de recursos de inventivo aos Municípios.

 

 

 

Melhoria de atendimento

A verba deve ser aplicada em estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes do setor para promover melhor qualidade nos serviços oferecidos aos cidadãos em nível local e regional. Nesse aspecto, a CNM lembra que a forma de utilização do recurso recebido é de responsabilidade do gestor, mas deve ser totalmente direcionado a melhoria no padrão de qualidade do atendimento.

 

Integrantes

Devem participar do terceiro ciclo do Programa todas as equipes de Saúde da Atenção Básica – Saúde da Família e Parametrizada. Inclusive as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas que estejam de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

 

Painel de Adesão

Dados do Painel de Adesão do terceiro ciclo do PMAQ, contabilizam 22.036 equipes de Atenção Básica, em todo o País, e 16.509 delas com Saúde Bucal. As novas equipes que querem incluir o novo ciclo somam 67.95 equipes. Os Núcleos de Apoio a Saúde da Família (Nasf) ainda estão sendo ranqueados, mas até o momento somam 3.332 em todo o Brasil. Goiás, Acre e Rio Grande do Norte são os Estados com maior porcentual de adesões.

 

 Selo UNICEF

Em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) irá promover uma reunião de avaliação da implementação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 nos 34 municípios alagoanos participantes. O encontro acontecerá no próximo dia 30 de novembro, no Radisson Hotel, em Maceió, e reunirá representantes de todos os municípios envolvidos.

 

 

 

Políticas Públicas

O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional do UNICEF ao esforço dos municípios inscritos no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. Ele busca universalizar direitos e melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes dos municípios brasileiros que se encontram na região do semiárido e na Amazônia Legal. Visa também contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e das Metas Pós-2015 e reduzir as desigualdades regionais do País.

 

Combate ao zika vírus

Por conta do aumento do número de viroses e de casos suspeitos de zika vírus, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, montou uma força-tarefa e ampliou o atendimento no 5º Centro de Saúde Doutor Ubiratan Pedrosa Moreira, por trás do Hospital Regional de Arapiraca.

 

… Desde segunda-feira, o horário de atendimento ao público foi ampliado das 7h às 21 horas, assim como dos profissionais que estão trabalhando até às 23 horas, todos os dias,  inclusive aos sábados e domingos.

 

 … A equipe da FPI do São Francisco que fiscaliza o despejo de recursos sólidos e a extração mineral, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), multou as Prefeituras de Jaramataia de Major Izidoro e Jaramataia em R$ 450 mil reais cada, devido à manutenção de lixões nos municípios.

 

… Ao lado do depósito de lixo da segunda cidade, também foi encontrada uma pocilga com mais de 80 porcos, que rendeu mais uma multa à gestão municipal, desta vez no valor de R$ 250 mil, pela falta de licença ambiental e por despejo de efluentes no solo.