Flávio Gomes

27 de novembro de 2015

Tá ruim? Pois vai piorar…

Do jornalista Kennedy Alencar, em seu blog: “Dilma se comporta como se a Lava Jato fosse passar rapidamente e dar uma trégua ao governo. Há momentos de calmaria, mas essa operação vai durar todo o segundo mandato dela. A presidente precisa melhorar a economia. Isso significa ter capacidade para negociar um plano fiscal de longo prazo com aliados, setores da oposição, empresariado e sociedade civil. Tem de ter capacidade de articulação, mas é uma presidente que queimou pontes políticas e que não tem repertório para reagir a uma crise deste tamanho. O que vimos ao longo de 2015 foi uma série de erros políticos que agravaram a crise, que já teria combustível suficiente para ser ruim só com a Lava Jato… Do jeito que está, é bom para a oposição, que vê o governo e o PT se afundarem. É ruim para Dilma, mas é péssimo para o país, porque as crises política e econômica se agravam, com duras repercussões sociais. O desemprego está crescendo e as previsões econômicas para 2016 só fazem piorar a cada semana. Ou seja, a situação do governo tende a piorar, não a melhorar, como alguns incrivelmente imaginam.”

Imagem 

O senador Renan Calheiros ficou muito mal na fita, por torcer abertamente pelo colega Delcídio Amaral, flagrado num acerto de obstrução do processo da Operação Lava a Jato. E, também, por defender que fosse secreta a votação, no plenário do Senado, pela manutenção da prisão do amigo petista. 

Autodefesa?

De Ricardo Mota, em seu blog, no “Tudo na Hora”, sobre Renan Calheiros: “Na sessão do Senado, ninguém pareceu mais contundente do que ele na defesa do voto secreto no julgamento do ‘HC legislativo’ para o senador Amoral. Voz da instituição? Nada disso – a manifestação dos que temem o amanhã’.”

Tucanos 

Em Arapiraca, o PSDB/AL realiza hoje mais um encontro regional do partido. Oficialmente, será um evento para debater a conjuntura política e promover uma série de filiações. Mas há a expectativa de que sirva também para reafirmar apoio à pré-candidatura de Rogério Teófilo à prefeitura, em 2016.

Senão

Aparentemente os tucanos não estão afinados em Arapiraca, o segundo maior reduto eleitoral do Estado. Rogério Teófilo e seu grupo não aceitam reaproximação com Célia Rocha (PTB). Já o deputado estadual arapiraquense Rodrigo Cunha, deputado estadual mais votado do Estado, se dá bem com a prefeita.

Cidadania

O Tribunal de Justiça dá andamento à ação prioritária do seu presidente, Washington Luiz: o programa de regularização fundiária, que legaliza propriedades de pessoas de menor poder aquisitivo. Hoje, serão beneficiadas 150 famílias, em São José da Tapera. No total, já são 1.700 as famílias favorecidas.

Otimismo

Há quem acredite que é em momento de crise que se deve investir. Luiz Paulo Taboada e Mari Abdala fazem parte desse grupo e comemoram a inauguração, há uma semana, da loja da Swarovski no Maceió Shopping. Anunciam qualidade em jóias e acessórios oferecendo preços acessíveis. Virou point no shopping.

Opinião

Do jornalista Merval Pereira, sobre a situação do senador Delcídio Amaral: “Temos que lembrar que existem outros senadores acusados, que a qualquer momento podem ser presos. Delcidio Amaral não tem como se defender. Ele tentava obstruir a justiça porque sabe que o Nestor Cerveró vai contar tudo o que sabe na delação premiada.”

 

*A VII Bienal Internacional do Livro, que acontece até domingo, no Centro de Convenções de Maceió, tem hoje, às 18 horas, show do cantor e compositor Geraldo Cardoso. Na abertura, apresentações de Chau do Pife e do repentista João de Lima.

*A jornalista Nide Lins lança hoje, na Bienal do Livro, mais uma edição do “Guia da Gastronomia Popular Alagoana”, que reúne postagens em seu blog, no site Tudo na Hora, lançado, em 2013, pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Às 19 horas.

*Já a secretaria estadual da Cultura também lança hoje, na programação da VII Bienal Internacional do Livro, a obra “Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos – 150 Anos”. Às 19 horas, no Teatro Gustavo Leite, do Centro de Convenções.

*O 1º Encontro de Cordas da Escola Técnica de Artes da Ufal traz a Maceió o professor e violinista Alessandro Borgomanero, que se apresenta hoje, a partir das 19 horas, no Teatro Jofre Soares, no Centro. O evento é aberto ao público, com entrada franca.

*Acontece hoje, no Campus do Sertão, da Ufal, em Delmiro Gouveia, o 1º Seminário Sobre Ensino e Linguagem. Objetivo: discutir questões relacionadas à docência, como tema “Os Gêneros discursivos e os multiletramentos no cotidiano da prática escolar”.

*O Teatro Deodoro e o Tetro de Arena recebem hoje (18 horas), amanhã (19 horas) e domingo (18 horas) apresentações do encerramento do ano letivo do Centro de Belas Artes. Participam 310 alunos de música e dança. Entrada franca.

 

*O CRB encerra hoje, às 19h30m (horário de Alagoas), contra o Criciúma, fora de casa, a sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro deste ano. O clube alagoano realizou este ano sua melhor participação desde a implantação de pontos corridos.

 

“Hoje é um dia muito triste para todos nós”

Renan Calheiros

Presidente do Congresso Nacional, na sessão em que o Senado apreciou a prisão de Delcídio do Amaral