Edmilson Teixeira

26 de novembro de 2015

Igaci, dia de muita ação

Nesta quinta-feira, o prefeito Oliveiro Torres recepcionará lá em Igaci, o governador Renan Filho. Diversas obras serão inauguradas, além de assinaturas para ordens de serviços  de três obras, entre elas  uma indústria  de beneficiamento de polpas de frutas. A Codevaf  estará na oportunidade,  repovoando o Rio Jacuípe  com 300 mil alevinos, além da entrega de três barcos de pesca doados à Colônia local de pescadores. Gestores e lideranças dos 22 municípios que integram a chamada Rota da Fruticultura em Alagoas também deverão participar das solenidades.  

Igaci- modelo

Na última semana, o prefeito Oliveiro Torres participou, do Dia de Campo da Cultura da Pinha, do Caju e Umbu-cajá, no assentamento Unidos pela Terra. É um projeto que promete ser modelo do Crédito Fundiário da região. Nele já são desenvolvidas nas unidades produtivas, o programa “Mais Ovinos e Avicultura”, em parceria com os governos do Estado e Federal.

Quebrangulo

 

Na manhã de ontem, moradores do conjunto Frederico Maia,  travaram por um bom tempo, passagem de veículos num trecho da saída da cidade com destino a Palmeira dos Índios. Motivo: protesto por falta de água nas torneiras. De acordo com informações, os manifestantes bloquearam a AL-220, com troncos de árvores; porém a bronca, segundo a Casal, é porque as casas daquele conjunto não têm hidrômetro. A Companhia está tomando as devidas providências, conforme acerto, para fornecer os equipamentos.  

Coruripe

Amanhã e depois Coruripe será a sede do Governo de Alagoas. Trata-se do programa  ‘Governo Presente’. O objetivo é aproximar a sociedade alagoana das estruturas que gerem o Estado. É um evento que oferece oportunidade de resolver pessoalmente demandas que, normalmente estão distantes do cidadão do interior. Todos os municípios que compõem a região Sul vão estar presentes.

 

 

Anadia

Evangélicos de toda parte de Alagoas estão sendo convidados para uma mega-festa em Anadia que acontece neste sábado e domingo à noite em praça pública. O evento contará com a presença de vários pastores para a pregação da palavra de Deus e de grupos da música gospel, como Ungidos 4, Herdeiros do Trono, além de artistas locais e a apresentação da cantora Rute Assunção.  Um grande público está sendo aguardado nesses dois dias de comemoração ao Dia do Evangélico.

 

Atalaia – inovação

Na última semana, o prefeito Zé de Pedinho esteve no gabinete do diretor-presidente do Detran/ALAntônio Carlos Gouveia, em Maceió. Discutiram sobre o Convênio de Delegação de Competências, que na prática, permitirá a ampliação das ações de fiscalização no trânsito no município. Segundo o gestor, o convênio visa melhorar a fiscalização no trânsito e garantir maior tranquilidade aos condutores e pedestres.

Atalaia – orientar

Para Antônio Carlos Gouveia, a assinatura do Convênio – que já tem conseguido resultados satisfatórios nos municípios de Maragogi e Delmiro Gouveia destaca o compromisso do prefeito em orientar, fiscalizar e estruturar o trânsito da cidade. “Delegar essa função, demonstra a capacidade do Zé do Pedrinho em buscar alternativas de medidas que possam conscientizar a população a usar com responsabilidade seus veículos e a utilizarem de forma adequada às vias públicas”, destacou.
Saúde

De Brasília vem a triste informação para os municípios de que a Média e Alta Complexidade (MAC) vão receber menos recursos em 2016. É que o governo federal encaminhou à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, demonstrativo com a contenção de gastos prevista no Projeto de Lei Orçamentária 2016. A redução foi de R$ 4,3 bilhões. Desse total, R$ 3,8 bilhões seriam para a MAC. Um dos maiores prejuízos será para a Modalidade de Aplicação de número 41 – Transferências fundo a fundo municipais. Isso significa redução no financiamento das ações de Média e Alta Complexidade nos Municípios.

União dos Palmares

Sobre a notificação que o IMA deu no mês passado para que um grupo de família desocupasse  suas casas na Serra do Frio, sob o argumento de se tratar de área de preservação permanente, foi que esta semana a juíza Soraya Magalhães  barrou a medida. Ela antecipou os efeitos da tutela para que o IMA abstenha-se de praticar qualquer ato atentatório à posse dos moradores: “Entendo que parece mais acertado adotar a posição que protege, num primeiro momento, o direito à posse dos moradores em conflito com o direito à preservação ambiental”.

 

Santa Luzia do Norte

A população está revoltada com a empresa de ônibus Real Alagoas, que não tem dado assistência essencial aos passageiros que diariamente se deslocam de Coqueiro Seco e Santa Luzia com destino a Maceió. A bronca é pela escassez de veículos, sobretudo na parte da manhã e no retorno à noite das pessoas que dependem desse tipo de transporte para trabalhar na capital.  Clamam por mais ônibus e serviço de qualidade.