Olívia Cerqueira

25 de novembro de 2015

Criação e Sustentabilidade: inscrições para curso seguem até sexta

Os interessados em participar do curso de ‘Criação e Sustentabilidade de Organismos Culturais’, oferecido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), têm até o dia 27 de novembro para fazer suas inscrições na sede da Fundação. O formulário para apresentação de proposta está disponível no órgão, que fica na Avenida da Paz, número 900, em Jaraguá. O pedido de participação pode ser protocolado até a próxima sexta-feira (27), entre  8h e 14h.

Maracatú Corte de Airá representa a cultura afro-brasileira em Maceió. Foto: Panan Produções

Artistas interessados em legalizar seus grupos devem se inscrever no curso. Foto: Panan Produções

A ação é fruto de proposta apresentada à Fundação pelo Colegiado Setorial de Teatro, integrante do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), e tem como público alvo artistas, grupos ou coletivos culturais ligados aos diversos segmentos representados no Conselho – Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo), Arquivos, Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Museus, Design, Moda, Artesanato, Música, Livro, Leitura e Literatura, Cultura Afro-brasileira, Cultura Popular, Artes Visuais, Arte Digital, Fotografia e Audiovisual.

Conhecimento prático

A ação vai apresentar possibilidades para a constituição de uma pessoa jurídica e auxiliar na criação e formalização. Vencida essa etapa, os participantes desenvolverão estratégias de sustentabilidade, por meio do acesso ao conhecimento necessário para captação de recursos através de editais federais, estaduais e municipais, convênios e emendas parlamentares.

Apenas 10 vagas foram disponibilizadas para garantir o acompanhamento prático e desenvolvimento das estratégias previstas. Podem concorrer artistas ou grupos que comprovarem atuação na cidade de Maceió e que tenham interesse em formalizar seus empreendimentos juridicamente nos órgãos federais, estaduais e municipais.

O curso será ministrado pela advogada e produtora cultural, Jamilla de Paula dos Santos. Palestrante e pesquisadora de artes visuais e propriedade intelectual, a instrutora é mestranda em Direito das Relações Internacionais e de Integração na América Latina – UDE/ Uruguai, além de participar e coordenar atividades nas áreas de artes e direito autoral.

Ascom Fmac