Roberto Baia

24 de novembro de 2015

Completo de Equoterapia

Com informações do jornalista Roberto Gonçalves: O deputado federal Marx Beltrão (PSD) visitou no inicio da tarde de sábado (21) o Complexo de Equoterapia Tarcizo Freire (PSD) no bairro Nova Esperança em Arapiraca. O parlamentar federal conheceu toda a estrutura física da instituição ficou encantado com o espaço físico e elogiou a estrutura organizacional e o importante papel social na atenção as crianças especiais do Agreste e Sertão prestado pelo complexo.

 

Deputado

Marx Beltrão percorreu todas as dependências do complexo em companhia do deputado estadual Tarcizo Freire do chefe de gabinete advogado, Carlos Henrique Lúcio e do vereador Josias Albuquerque (PSD). Em seguida Marx Beltrão fez uma visita à sede do Partido Social Democrática – (PSD) na Rua Estudante José de Oliveira Leite.

 

Encontro

O parlamentar federal após as visitas esteve reunido com os deputados estaduais Tarcizo Freire e Jairzinho Lira além de dirigentes partidários e lideranças políticas de Arapiraca, Craíbas e Pão de Açúcar, na pauta do encontro, planejamentos para alianças políticas proporcionais e majoritárias  com vistas as eleições de 2016.   

 

 

 

 

Zika vírus 

Por conta do aumento do número de viroses e de casos suspeitos de zika vírus, a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), montou uma força-tarefa e ampliou o atendimento no 5º Centro de Saúde Dr. Ubiratan Pedrosa Moreira.

 

Foi ampliado

A partir de segunda-feira (23), o horário de atendimento ao público será ampliado das 7h às 21 horas, assim como dos profissionais que vão trabalhar até as 23 horas, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos.

 

Funcionamento

Após as 21 horas as pessoas que estiverem dentro do centro de saúde serão atendidas. No período do dia até às 19h o 5º Centro vai funcionar com o atendimento de três médicos e dois ficarão trabalhando até às 23 horas.

Neste final de semana, a unidade de saúde, que fica por trás do Hospital Regional de Arapiraca (HRA), atendeu 464 pessoas com vários tipos de sintomas, entre eles da zika vírus, dengue, entre outros.

 

Revezamento

Para evitar a superlotação no atendimento e o cansaço da equipe de profissionais da saúde, o enfermeiro e coordenador de Atenção às Urgências e do Pronto Atendimento, Magaiver Magno Silva, explicou que os médicos fazem revezamento para trabalhar no horário do almoço.

Ele disse, ainda, que durante o dia são sete técnicos da área da saúde para atender a população e à noite são cinco profissionais que trabalham até as 23 horas. Os dias mais cheios são segunda, sexta e sábado.

 

Racismo

Dando continuidade às comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado em todo País no dia 20 de novembro, a Câmara Municipal de Maceió iniciou a semana prestando homenagens a instituições e personalidades com histórico de luta contra o preconceito racial e em defesa da afirmação da identidade negra na cidade de Maceió.

 

Sessão solene

Presidida pela vereadora Fátima Santiago (PP), a sessão solene reuniu militantes, estudiosos, músicos, entre outros convidados que prestigiaram a entrega da Comenda Dandara para a banda Afoxé OjuOmin Omorewá; para a professora Fátima Viana; para a militante Silvete Galdino e para a jornalistaLuila de Paula e Lima.

 

Comenda

Na solenidade, que contou também com a presença da vereadora Tereza Nelma (PSDB), a Comenda Zumbi dos Palmares foi entregue a Banda Afro Mandela; ao secretário municipal de Comunicação Social, Clayton Santos; e ao presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira.

 

… O professor, bailarino e coreógrafo Eduardo Passos, ainda na sessão solene, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Maceió por indicação da vereadora Fátima Santiago. Edu Passos, como é mais conhecido, nasceu em Minas Gerais, mas desde 1985 mora em Maceió, onde ensina a dança afro no Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte).

 

… Fátima Santiago também foi proponente das homenagens feitas às bandas Afro Mandela e Afoxé OjuOmin Omorewá.

 

… “Estas comendas são entregues a pessoas que lutam diariamente em defesa da vida, sem olhar para cor, sexo e religião”, afirmou a vereadora, acrescentando que o Afoxé Oju valoriza a cultura negra há 12 anos na capital e a banda Afro Mandela está prestes a completar 30 anos de trabalho