23 de novembro de 2015

Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia.

De 19 a 21 de novembro. Semana passada, as lideranças e os expoentes em ortopedia e traumatologia brasileiros estiveram reunidos no centro de convenções Expo Center Norte no bairro de Santana em São Paulo.

Foram debatidos assuntos dos mais variados níveis, principalmente os relativos ao dia a dia dos ortopedistas. Não só casos acontecidos em adultos como em crianças. Traumas e doenças ortopédicas.

Os aspectos cirúrgicos são os mais concorridos, porém os tratamentos clínicos e minimamente invasivos também foram bem estudados.

Cada vez mais se tenta fazer tratamentos menos agressivos e de preferencia no consultório.

A capital paulista centraliza de qualquer forma os serviços de maior reconhecimento no Brasil, entretanto, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, já apresentam serviços de excelência na especialidade.

Alguns convidados estrangeiros também se fizeram presentes, porém confesso que apesar de ser muito importante a atualização com o resto do mundo, a nossa realidade ainda é muito diversa!

Junto com a produção científica tivemos um almoço com os ex-residentes do hospital das Clinicas de São Paulo. Encontramos colegas de pós-graduação como também os professores dos idos de 1973,74 e 75. No papo descontraído percebemos que alguns apresentam bem marcada a passagem do tempo e outros não demonstram.

Na noite do ortopedista o conjunto Demônios da Garoa mostrou mais uma vez a sua longevidade. Além de apresentar as músicas compostas por Adoniran Barbosa, consegue se reinventar trazendo ritmos brasileiros diversos chegando ao final da apresentação com marchas e frevos. Uma excelente apresentação!

Do lado gastronômico a São Paulo do antigo frio e da antiga garoa está sendo invadida por food trucks. E assim a nossa festa também. Muitos carros de comida. Sabores diversos e de boa qualidade e com rapidez.