Edmilson Teixeira

20 de novembro de 2015

União dos Palmares, foco da festa!

A cidade recebe hoje turista de todo país, a fim de celebrar o Dia da Consciência Negra. Agora em novembro, mês em que se celebra a resistência e memória viva do líder negro, Zumbi dos Palmares, representantes do poder público e sociedade civil participaram, na quarta-feira, lá em União, de um seminário justamente para discutir temas sobre a importância do turismo na Serra da Barriga e a valorização da cultura de matriz africana para o Brasil.


União dos Palmares- fomentar

 

“Precisamos entender o significado deste patrimônio e fomentar o turismo para transformar o local em referência mundial. Estamos todos reunidos para construir as diretrizes para esse fomento, pois nós somos os agentes transformadores e valorizamos este território nacional de resistência”, comentou a presidente da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu.

 

União- sonho


Cida Abreu reconheceu a distância da instituição à região, mas se comprometeu em mudar a realidade e construir políticas permanentes de desenvolvimento para o local. “Uma das propostas mais importantes desta gestão da FCP é junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), indicar a Serra da Barriga à ONU para se tornar Patrimônio Cultural Mundial”, revelou a presidente.

 

União- ministro

 

No dia de ontem, uma comitiva dos poderes federal, estadual e municipal fez uma visita técnica ao palco da festa, Serra da Barriga. E hoje por conta do Dia da Consciência Negra, data que se registra um feriado em boa parte do Brasil, uma vasta programação cultural promete movimentar toda a região palmarina, reunindo personalidades e representantes de diversos segmentos sociais, entre eles o ministro da Cultura, Juca Ferreira.

 

São Miguel dos Campos

Começou ontem e vai até amanhã, a II Edição da Feira da Agricultura Familiar. A Feira  que é uma realização  do Movimento Via do Trabalho com apoio da Prefeitura, funciona em frete ao estádio de futebol Ferreirão. A ação visa promover a agricultura familiar em transição agroecológica e desencadear um processo organizativo entre os envolvidos.  Estão envolvidos  mais de 50 expositores. O bom é que todos os dias à noite, tem show musical.

São Miguel- grana

Por falar em São Miguel dos Campos, nesta sexta-feira, feriado dia da Consciência Negra, os servidores da Prefeitura estarão recebendo o 13° salário. É uma situação inusitada em Alagoas, uma vez que  muitos municípios mal têm o dinheiro de dezembro para fechar o ano em dia com seus funcionários. O comércio da cidade agradece!

Murici

Durante quarta-feira, técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) acompanharam a vacinação assistida de mais de 800 bovinos na Agropecuária Vale dos Sonhos, zona rural do município de Murici. A ação faz parte da programação da segunda etapa da campanha de vacinação de 2015 contra a febre aftosa, realizada durante todo o mês de novembro.

 

Pilar

A realização do XXVII Festival do Bagre, que acontece entre os dias 18 e 20 de dezembro, ganhou o aval do Ministério Público Estadual. Isso depois que a  Prefeitura mostrou um projeto de trabalho, dando conta de que o evento contará com a participação de parceiros colaboradores, no caso comércio local, empresários e patrocinadores de produtos nacionais. É que o MPE teria jogado duro, contra a Prefeitura, pelo fato da crise financeira e também da segurança, a exemplo do ano passado.

 

Penedo

Atiradores da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Alagoas, participam domingo na cidade de Penedo, de uma etapa do Torneio Interestadual de Tiro Alvo. Será no complexo Esportivo Moacir Andrade, a partir das 9h.

 

Mel sem ferrão

Na terça-feira, empresários que lidam em Alagoas com a produção de mel de abelha, tiveram a oportunidade de participar de um encontro, focado na regulamentação da meliponicultura, que é a criação de abelhas sem ferrão. O debate foi promovido por técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura(Seagri).

 

Mel sem ferrão- valor alto


A meliponicultura representa uma fonte de renda superior à convencional. No 
modelo , cada litro de mel pode ser comercializado por até R$ 150. Apesar disso, a atividade não tem uma produção elevada, é muito mais difícil de chegar a uma boa quantidade de mel, pois demanda um número maior de abelhas.

 

Flexeiras

 

No final da tarde de ontem, um trecho da BR-101 no município de Flexeiras, foi interditado mais uma vez, para continuidade das atividades de detonação de rochas em virtude das obras de duplicação da rodovia. O bloqueio durou cerca de 40 minutos.

 

 

Oportunidade

Desde terça-feira que o IFAL está recebendo inscrições de profissionais interessados em atual como docente no Programa Mulheres Mil. Só que o prazo termina nesta sexta-feira, mesmo sendo feriado. Além de formação de cadastro de reserva, há mais de cem vagas disponíveis nos municípios de Maceió, Viçosa, Poço das Trincheiras, Branquinha, Coruripe, Major Isidoro, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas. Anotem o contato: sispronatec.ifal.edu.br/selecao