Flávio Gomes

20 de novembro de 2015

Amigos e negócios

 

Do escritor Ruy Castro: “O ex-presidente Lula fez muitas amizades pela vida. Começou amigo de intelectuais, jornalistas, padres, juristas, cantores, feministas, anistiados, velhos socialistas, liberais e democratas em geral. Mas essa turma só queria saber de produzir dissertações de mestrado, cozinhar macarrão uns para os outros e vender camiseta e estrelinha em porta de teatro. Alguns tentavam até obrigá-lo a ler livros. Lula custou a descobrir que, com eles, não chegaria a lugar nenhum. Deu-se melhor quando os trocou por banqueiros, empreiteiros, latifundiários, usineiros, políticos da pesada –Sarney, Collor, Maluf–, especuladores, lobistas e doleiros. Esse pessoal, sim, sabe dar valor às amizades –com trocadilho, por favor. São pródigos em fornecer jatinhos, ceder de graça apartamentos em São Bernardo ou nos Jardins durante anos, vender triplexes no Guarujá a preço de mãe para filho, fazer doações ‘atípicas’ a institutos fantasmas e pagar milhões por palestras de que não se conhece nenhum registro em vídeo, áudio ou mesmo telepatia. Aos amigos, tudo. Pena que, em torno dessas pessoas tão generosas, fervam acusações na Justiça envolvendo formação de cartel, assalto aos cofres da Petrobras, favores tributários, compra de medidas provisórias, pagamento de propinas, predação de recursos públicos etc. E daí? –diria Lula. Amigos, amigos, negócios fazem parte.”

 

Consciência Negra

 

Hoje, por conta do Dia da Consciência Negra, há uma série atividades, no Brasil inteiro, para reverenciar a data. Em Alagoas, além de diversas atividades, um motivo a mais para se comemorar: a iniciativa da Fundação Cultural Palmares de indicar a Serra da Barriga à ONU para Patrimônio Cultural Mundial.

 

No ninho

 

Renan Calheiros passa o final de semana em Alagoas. O presidente do Congresso Nacional participa hoje, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, do lançamento do programa “Mulher em Ação”, para lideranças femininas do partido. Depois, e até domingo, Renan fará o que mais gosta: contatos políticos.

 

Profis

 

O Programa de Recuperação Fiscal, que dá oportunidade a devedores de ICMS quitarem seus débitos em até 120 parcelas, não será prorrogado. O prazo fatal é 30 de novembro. Os devedores têm uma facilidade a mais: até hoje podem procurar o Mutirão Fiscal, no Ginásio do Sesi, no Trapiche, nos dois horários.

 

Expert

 

O engenheiro Álvaro Menezes, ex-presidente da Casal e vice-presidente da ABES nacional, é conferencista, hoje, no XII Encontro Técnico de Alto Nível, em Fortaleza, para debater o reúso da água como opção à crise hídrica. Ele falará, às 11 horas, sobre “Alternativa estratégica para o Nordeste brasileiro”.

 

Intolerância

 

Ontem, logo cedo, uma mulher transitava de carro pela Sandoval Arroxelas, ainda com adesivos da Chapa 3, que disputou a eleição da OAB. De repente emparelhou com ela um carro com chapa de Feira de Santana, com adesivos de Fernanda Marinela, e dele uma jovem bradou: “Não sabia que seu candidato perdeu?”.

 

Risco

Em Alagoas existem 18 Arranjos Produtivos Locais, beneficiando diretamente cerca de 50 mil pessoas. É uma ação de baixo investimento e alto retorno econômico e social, principalmente no interior, pela fixação do cidadão na sua própria região. No entanto, os APLs correm riscos, por conta dos cortes de recursos.

Opinião

Do ex-deputado federal Helio Duque: “O governo Dilma Rousseff, por incompetência e centralismo autossuficiente e autoritário, conseguiu interromper um caminho que, mesmo com limitação, se apresentava virtuoso, Os próximos anos serão de frustração do sonho de o Brasil estar marchando para a construção de uma sociedade que avança no combate à miséria e a injustiça social.”

 

*Não há mal que não traga um bem, diz o dito popular. Pois as tragédias de Paris e de Mariana têm tirado o foco da crise, atraindo as atenções do noticiário. Melhor para Dilma Rousseff, Eduardo Cunha e outros personagens do mesmo naipe.

* Termina hoje o 2º Curso Internacional de Convivência com o Semiárido, promovido pelo Centro Xingó, na cidade de Piranhas. Objetivos: formar multiplicadores que possam atuar em prol de uma melhor convivência com o Semiárido.

*O curso de Pedagogia da Ufal promove, de hoje ao dia 25 de novembro, durante a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções, a 4ª Semana Internacional de Pedagogia e o 1º Seminário Luso-Brasileiro em Educação Infantil.

*Amanhã, pelas comemorações dos 200 Anos de Maceió, o Coretfal comemora 40 anos de atuação ininterruptos, com o espetáculo “Cantotempo”, sobre a trajetória do grupo. Às 20 horas, no Teatro Deodoro, com reprise amanhã, às 19 horas, no mesmo local.

*Amanhã o Projeto Sesc Partituras faz apresentações em todo o Brasil. Em Alagoas, nas cidades de Maceió (músico Mário Marochi), Arapiraca (grupo Clari e Saxi) e Marechal Deodoro (Priscilla Monteiro, Felipe Burgos e Daniel Lima). Contato: 3326.3133.

*Termina amanhã o prazo de inscrição ao 2º Saca-Salão de Arte Contemporânea de Alagoas, de 14 de dezembro a 27 de fevereiro de 2016, no Complexo Cultural Teatro Deodoro. A mostra terá curadoria de Alice Barros e Robertson Dorta.

*O CRB enfrenta o Sampaio Correia/MA, às 16h30m de amanhã, no Trapichão, no último jogo em casa pela Série B do Brasileiro deste ano. A torcida precisa prestigiar, pelas grandes exibições da equipe. As mulheres não pagam ingresso.

 

“Não podemos negligenciar a prevenção”

João Roberto Araújo

Psicólogo e escritor, em palestra sobre “Aspectos gerais sobre o fenômeno da violência”no I Seminário Alagoas nos Rumos da Prevenção