Roberto Baia

19 de novembro de 2015

Minuto de silêncio

Com informações de Claudio Roberto: Com um minuto de silêncio e um voto de pesar às famílias dos quatro funcionários dos Correios que morreram vítimas de um trágico acidente na tarde de terça-feira (17), em Campo Alegre, a Câmara Municipal de Arapiraca, realizo uma sessão especial com os trabalhos dirigidos por Márcio Marques.

Em seu pronunciamento, Márcio Marques fez um alerta aos motoristas para que tenham cuidado ao dirigir e evitem atender ao telefone ou mesmo conversar com alguém quando estiverem ao volante.

 

Trágico acidente

Márcio Marques lembrou que a dor das famílias desse trágico acidente não tem limites e que a sua família também sentiu o mesmo quando há cerca de três meses perdeu uma sobrinha em um acidente terrível.

A vereadora Professora Graça, leu na tribuna da Casa, uma nota encaminhada à imprensa pela direção dos Correios, lamentando a morte de seus funcionários.

 

Outro acidente

Segundo a vereadora, esta semana, Arapiraca está vivenciando momentos de muita angústia, ao perder a fisioterapeuta arapiraquense, Carine Mércia, vítima de acidente de carro na AL-220, próximo a São Miguel dos Campos e agora, outro grave acidente ceifa a vida de quatro outro trabalhadores dos Correios que estavam indo para Maceió.

 

Foi aprovado Projeto autoria do vereador e primeiro secretário Moisés Machado, instituindo o dia 12 de janeiro, como Dia Municipal do Bombeiro Civil, na cidade de Arapiraca.

 

Canal do Sertão

Formas de financiamento entre cooperativas e instituições, execução de projetos, programas de assistência técnica, extensão rural (Ater) e crédito rural para produtores foram um dos temas abordados pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra), órgão ligado ao Governo do Estado.

 

Agricultores

O debate ocorreu com instituições financeiras públicas – que já fazem parte do Conselho -, para benefícios aos agricultores de regiões próximas ao Canal do sertão, durante encontro ocorrido na terça-feira (17)

Para Álvaro Vasconcelos, secretário de Estado de Agricultura e presidente do Conselho, é importante que os agentes financeiros estabeleçam parceria através do Cedafra, as associações e cooperativas de todo o Estado não só da região do Canal do Sertão.

 

Linhas de crédito

“Com esse material ilustrativo, nós podemos distribuir com os conselheiros do Cedafra e com as associações as informações para que pessoas que têm o interesse naquele pequeno produtor passe a compreender melhor as vantagens que as linhas de crédito apresentam em relação aos juros de cada financiamento”, explica. 

 

Mobilização

Em discurso realizado na tarde de quarta-feira (18), no Hotel Radisson, em Maceió, na solenidade de abertura do I Seminário Alagoas nos Rumos da Prevenção, a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, defendeu a mobilização de toda a sociedade para fortalecer a prevenção à violência.

 

Prevenção à violência

O evento marcou o lançamento da política de prevenção à violência em Alagoas. 

O seminário, articulado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), tem como objetivo propor um espaço de difusão de informações e de discussão sobre políticas públicas de prevenção à violência e as suas múltiplas interlocuções com a esfera pública, com o campo acadêmico e com a sociedade civil.

 

Questão social

“É visível o trabalho que o governo estadual faz em parceria com os municípios. A prevenção da violência é antes de tudo uma questão social que precisa de apoio e investimentos, e isso o governo está fazendo com o aval da população alagoana”, salientou a prefeita Célia, destacando as ações conjuntas, realizadas em Arapiraca, com as forças de segurança, juizados, promotorias e defensoria pública.

 

Estratégias

Durante o evento estão sendo debatidos temas que englobam aspectos gerais sobre o fenômeno da violência, o cenário atual e as perspectivas para Alagoas.

Além disso, no final do seminário, serão expostas algumas estratégias de integração de boas práticas aplicadas em países da América do Sul.

 

 

… O prefeito Henrique Madeira está em Brasília, cumprindo uma agenda de reuniões. Entre os assuntos, o gestor tratou da liberação dos equipamentos que o município foi contemplado, para estruturar o Conselho Tutelar.

 

 

… Em outro momento, Madeira se reuniu com a assessora de municípios do gabinete do Senador Renan Calheiros, Ismaelita Lima, para discutir acerca do projeto da nova iluminação da orla, que prevê a instalação de 40 novos postes com aproximadamente 75 luminárias.

 

… O gestor também esteve na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, onde protocolou, pessoalmente, uma solicitação para abertura de novas áreas de visitação às piscinas naturais.