Olívia Cerqueira

19 de novembro de 2015

Audiência Pública na Assembleia discute “Os Caminhos das Políticas Negras, em Alagoas”

Olívia de Cássia

Ainda como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, na segunda-feira, 23, a partir das 9h, a Assembleia Legislativa realiza a sessão pública “Os Caminhos das Políticas Negras, em Alagoas”.

A sessão é de autoria do deputado Ronaldo Medeiros, por solicitação da coordenadora do Instituto Raízes de África, para debater sobre a realidade do povo negro, em Alagoas. “ O tema é de fundamental importância, para que se amplie o debate do combate ao racismo. Eu apoio essa ação e parabenizo o governador Renan Filho pelo apoio ao movimento”, disse Medeiros.

Na audiência pública também será discutido o Fundo Estadual de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e segundo Arísia Barros, a ação é a primeira grande convergência da sociedade civil e do governo  e traz o ineditismo de  transformar Alagoas, no primeiro estado no Brasil a lançar lei desse teor.

O projeto de lei que cria, objetiva garantir, por meio das receitas do Estado, disposição de recursos, para o financiamento de políticas públicas, com ênfase na questão negra. O fundo financiará ações de  capacitação, aperfeiçoamento e promoção da igualdade, englobando comunidades quilombolas, indígenas e religiões afro-brasileiras, fazendo assim o enfrentamento aos danos às vítimas de violência do racismo.