Olívia Cerqueira

19 de novembro de 2015

ABC das Alagoas

O autor do ABC das Alagoas, prof. Francisco Reynaldo Amorim de Barros, chega para participar da 7ª Bienal do Livro de Alagoas. Estará revendo, com alegria, seus amigos no estande do Senado, dos dias 21 a 29 de novembro, sempre a partir das 19 horas.

A 2ª edição do seu ABC DAS ALAGOAS – Dicionário Biobibliográfico, Histórico e Geográfico do Estado de Alagoas, contará com 10.377 verbetes, em 3 volumes. Esta 2ª edição, ampliada e corrigida, com novos artistas plásticos, escritores de todas as áreas do conhecimento, poetas, músico, artesãos, os quilombos, sindicatos, instituições de ensino, Museus e Memoriais, violeiros, academias e acadêmicos nas áreas de cultura, letras e artes, governantes, secretários de Estado, senadores, deputados federais, estaduais, ou seja, tudo que foi possível catalogar e registrar ao longo dos dez últimos anos.

O autor, filho de alagoanos, deixa um legado para as futuras gerações registrando a cultura alagoana. Foi possível localizar nas pesquisas, novos nomes de destacados alagoanos pelo mundo, entre eles Dra. Lúcia Mendonça Previato (cientista e biofísica que tem relevante trabalho de pesquisa sobre a Doença de Chagas), Jonathas de Andrade (artistas plástico, hoje, considerado um dos 100 nomes de maior influência na área das artes plásticas, com exposições em quase toda Europa), Cristiano Suarez (servidor do TJ-AL que por sua arte, hoje expõe seus trabalhos na Rota 66 nos EUA), o matemático Manfredo Perdigão (por seu trabalho na área de Geometria Diferencial, tem sua obra traduzida para o inglês, alemão, chinês e russo e adotado em várias universidades no exterior), Sylvio Roberto Accioly Canuto (físico, escritor e professor, que contará com o titulo de seus 239 artigos, 9 livros e 18 capítulos de livro e é o maior verbete por sua produção literária na área da física pelo mundo), para citar alguns.

O importante é que o ABC das Alagoas, como deseja o autor, deverá compor o acervo de todas as Bibliotecas dos municípios alagoanos, permitindo assim que jovens estudantes tenham acesso a história alagoana. O ABC das Alagoas também está disponível na internet no endereço www.abcdasalagoas.com.br que terá sua atualização total, com os novos verbetes, após a publicação da 2ª edição, que podem ser atualizados pelos biografados, enviado ao final de seu verbete informações direto ao autor e sua equipe. A colaboração de todos para este registro é fundamental, e é importante frisar que não tem custo algum para os biografados. Você pode, também, enviar informações para abcalagoas@gmail.com a/c de Gisela.

 

Gisela Pfau de Carvalho Albuquerque 82 99982-4027 TIM

Jamerson dos Santos Albuquerque 82 999804-7100 TIM