Flávio Gomes

18 de novembro de 2015

Indigna Nação

De Glauco Fonseca, no site “Diário do Poder”: “Cada centavo roubado de alguma estatal é roubado de seu acionista maior, o estado. Cada milhão subtraído dos cofres de alguma empresa cujo estado é o detentor da gestão, é um milhão que terá de ser recuperado através de aumento de impostos. Este incremento tributário, que não é baseado em um pressuposto legal – a contrapartida em serviços públicos – é causador de aumento de preços, que gera perda de poder aquisitivo e inflação. Como se vê, todos nós, indistintamente, somos afetados por causa da corrupção. A matemática é simples e, por ser tão simples, deveria ser melhor ensinada para a classe empresarial brasileira, que vê seus empreendimentos desabarem por perda de competitividade decorrente de necessidade de aumento de preços. Um empresário que apoia um governo corrupto é, portanto, um suicida em potencial… Fazer acordo com o diabo só é bom até a hora em que ele volta pra cobrar. E o capeta sempre vem.” 

Jamais

Senador Fernando Collor, na “Folha”: “Nunca antes o Brasil viveu tantas crises paralelas, porém entrelaçadas. Nunca antes o país ficou sem matriz econômica. Nunca antes se admitiu previamente um rombo orçamentário. Nunca antes a política se viu estagnada à espera de uma única cabeça pendurada. Nunca antes os que se apoderaram privadamente de uma empresa a cirandaram contra sua privatização.”

Jeitinho

O governo Renan Filho pretende intensificar o uso de Organizações Sociais, ampliando para várias áreas do Estado, além da saúde. É, na prática, o aumento da terceirização no serviço público. Algo que vem crescendo gradativamente, em todo o país, em detrimento do critério de concurso para ingresso no serviço público.

Outro lado

No caso de Alagoas, enquanto o Estado faz uso de terceirizados, que custam muito mais do que um funcionário efetivo, milhares de servidores de apoio administrativo estão há anos ganhando salário mínimo. Sem vinculação a uma entidade de classe, não têm Plano de Cargos e Salários nem perspectivas de melhora.

OAB, hoje

Antes das acusações entre as Chapas 1, de Fernanda Marinela, e 2, de Fernando Falcão, a expectativa era de quatro mil advogados votarem hoje na eleição da OAB/AL. Com a baixaria, a tendência é haver menos votantes. A Chapa 3 tem como candidato a presidente Roberto Mendes Filho. A eleição é das 9 às 17 horas.

Oportunidade

Além dos cerca de 10 mil contribuintes notificados, qualquer outro inadimplente poderá negociar dívidas de impostos com a Prefeitura de Maceió e o Governo de Alagoas desde ontem até depois de amanhã. Um mutirão fiscal do Poder Judiciário, no Ginásio do Sesi, oferece descontos de até 80% nas multas e juros.

Resultado

Dos 14 caminhões do Corpo de Bombeiros, 10 foram adquiridos com recursos da Taxa de Incêndio. Outros quatro caminhões estão para chegar, também comprados com os recursos do tributo. Informação do Coronel Buriti, Sub Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros em Maceió, ao programa “Conjuntura”, da TV Mar.

Opinião

De Kennedy Alencar: “Dilma ficou calada durante toda a semana passada, quando Levy sofreu bombardeio do PT, do ex-presidente Lula e de ministros petistas. Ela quis colocar Levy sob pressão, a fim de mudar a política econômica. Dilma deseja que Levy libere mais crédito para setores da economia, sugestão feita pelo ex-presidente Lula.”

 

*Um grupo de empresários e cooperativados ligados ao agronegócio em Alagoas está participando, até hoje, da 7ª edição do Fomenta Nacional, em Cuiabá, Mato Grosso. É um evento do Sebrae Nacional visando atraí-los para as compras governamentais.

*O Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado realiza hoje a segunda etapa do Curso de Atualização sobre o Novo Código de Processo Civil, com o professor Beclaute de Oliveira Silva, da Ufal. Às 8 horas, no auditório da PGE.

*O Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas sediará, de hoje a depois de amanhã, Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Em pauta, a situação da região Nordeste em tempos de crise.

*Hoje e amanhã, nos dois horários, serão realizados, no Campus Sertão da Ufal, em Delmiro Gouveia, o 1º Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Pedagogia e o 1º Seminário Internacional de Educação Infantil.

*A cantora Kel Monalisa se apresenta hoje, às 19 horas, no Mirante Gourmet (Avenida Aristeu de Andrade, Farol), com um show informal em que apresentará músicas do CD “Do Meu Jeito”. Entrada franca. Informações: 99912.7748.

*A 16ª edição do projeto “Teatro Deodoro é o Maior Barato” é hoje, com a apresentação do Ballet Maria Emília Clark, no espetáculo “Forever Young: 100 anos de moda”. Esse trabalho tem enredo com Mirna Porto Maia, arquiteta e designer alagoana. Às 19 horas.

 

*O CRB conquistou o título de campeão sul-americano de futevôlei 3 x 3, ao ganhar do Flamengo por 2×1, no Amazonas Aquatic Park, em Ciudad de Leste, Paraguai. O clube, para chegar ao título, ganhou ainda de Náutico, Chapecoense e Vasco da Gama.

 

“A crise exige medidas de quem tem legitimidade, credibilidade e autoridade”

 Gilmar Mendes

 Ministro do STF, sobre as condições para Dilma Rousseff terminar o mandato