Flávio Gomes

17 de novembro de 2015

Advogados em campanha

Ibaneis Rocha, presidente da OAB/DF: “Na segunda quinzena deste mês de novembro, em datas diferentes, mas aproximadas, os advogados dos 26 estados do país e do Distrito Federal irão às urnas escolher a composição dos Conselhos Seccionais e das respectivas Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil… A democracia, sabemos, é naturalmente ruidosa, mas o calor dos debates deve se limitar ao campo das ideias e às propostas que, no final das contas, resultarão em benefícios para toda a sociedade. Ainda que divergências de pensamento sejam naturais em qualquer processo eleitoral, elas não podem esgarçar as bandeiras cívicas desfraldadas pelos advogados, com coragem e independência. Baixarias e ataques pessoais, venham de onde vier, não podem ser tolerados por uma classe que ao exigir publicamente ética na política, deve ser a primeira a dar exemplo de civilidade. Precisamos de uma OAB cada vez mais vigilante com o nosso quadro social, tanto no que se refere às profundas desigualdades, quanto à segurança, aos direitos humanos e ao meio ambiente. Com consciência crítica, denunciando as calamidades sociais, a corrupção e todas as formas de opressão e violência que atentam contra a cidadania, a OAB tem o dever de contribuir para que possamos nos orgulhar do presente e enxergar um futuro melhor para as futuras gerações de advogados. É o que esperamos.”

 

Baixaria

Em Alagoas, a eleição da OAB entrou, literalmente, para o campo jurídico, com o texto publicitário veiculado no semanário “O Dia”, pago pela Chapa 2, de Fernando Falcão, acusando Fernanda Marinela, da Chapa 2, de ter dado curso na Procuradoria de Maceió, quando seu marido, Paulo Nicholas, era procurador geral.
 

 

 

Por fora

 

Marinela não desmentiu ter dado o curso, mas foi à justiça contra a Chapa 2. Quem acabou beneficiada foi a Chapa 3, “Muda, OAB”, encabeçada por Roberto Mendes, que, durante a campanha, se dedica a apresentar propostas, sem baixar o nível. Hoje, às 18 horas, os três candidatos farão debate no site Cada Minuto.

 

 

 

Solidário

 

 

 

Presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros se pronunciou contra o atentado terrorista em Paris, externando votos de pesar e solidariedade do Poder Legislativo e do povo brasileiro ao presidente do Senado francês, Gerard Lacher. “Barbárie e covardia são alvo de repúdio, indignação e condenação”, disse Renan.

 

Mais um

No processo de enfraquecimento da secretária da Saúde, Rozangela Wyszomirska, um novo nome surge nos bastidores palacianos: o do advogado Helder Lima, homem forte na equipe do secretário George Santoro, da Fazenda. Assim como Thomaz Nonô na Prefeitura de Maceió, seria um operador do direito na Saúde.

Contratempo

No início da programação pelos 200 anos de Maceió, cujo ápice será em 5 de dezembro, o prefeito Rui Palmeira foi forçado a tirar uma licença de 10 dias, para acompanhar os exames a que sua esposa precisa se submeter, em São Paulo. O vice, Marcelo Palmeira, fica no comando da prefeitura até o domingo, 22.

De novo

A Braskem obteve outro reconhecimento internacional, com o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação 2015, concedido pela Câmara Brasil-Alemanha para valorizar produtos e processos realizados por empresas brasileiras e alemãs instaladas no Brasil. A Braskem venceu com o case Braskem Maxio®, categoria “Desafio”.

Opinião

De Ilimar Franco: “Um dos políticos mais antigos, em atividade, adverte que não se deve subestimar, com o aprofundamento da crise econômica, uma personalidade política que encarna um período de bem-estar. Ele pergunta: ‘Será que os eleitores não verão em Lula a encarnação de quem seria capaz de trazer de volta a bonança e a prosperidade?”

 

* Quem não foi, perdeu: o encerramento da programação dos 105 anos do Teatro Deodoro, domingo passado, com o show “Meu Brasil Forrozeiro”, do cantor e compositor Eliezer Setton, foi uma noite daquelas ditas inesquecíveis.

*O Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente sedia hoje a Oficina Innovate, para discutir projeto sobre a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Das 14 às 17 horas, promoção do Comitê da bacia e da Universidade Federal de Alagoas.

*Hoje, Dia Internacional da Sensibilização Para a Prematuridade, o Banco de Leite Humano de Arapiraca faz nova campanha de incentivo ao leite materno, também para bebês que nascem no tempo certo. Atualmente, a instituição só tem 28 doadoras.

*Às 9 horas de hoje, no Espaço Linda Mascarenhas, no CEAGB, haverá apresentação da primeira edição do projeto “Teatro do Oprimido”. Uma parceria entre Sesau, Uncisal e Ministério da Saúde, com o apoio do Instituto Zumbi dos Palmares.

*Acontece hoje a 5a Semana do Meio Ambiente da Engenharia Ambiental e Sanitária, que segue até 5ª feira, 19, no Campus A. Simões, da Ufal. O tema é “Sistema estadual de meio ambiente e recursos hídricos: diagnóstico e propostas de soluções”.

*O CRB fez outra grande atuação, mas esbarrou no goleiro Júlio César, do Náutico, e ficou só no 1×1, sábado, na Arena Pernambuco. Há a sensação, entre torcedores, comissão técnica, dirigentes e jogadores, que faltou pouco para chegar à Série A.

*A Seleção Brasileira tenta hoje se recuperar da ridícula campanha nas Eliminatórias da Copa do Mundo, enfrentando o Peru, em Salvador, às 21 horas. O grande nome é Neymar. No Peru, o craque é Paolo Guerrero – será que é mesmo?

“Todos os órgãos fiscalizadores exigem muito dos prefeitos, mas o governo federal não vê o quadro desolador das finanças públicas”

Aloísio Rodrigues

Prefeito de Batalha, ontem, na Associação dos Municípios Alagoanos