Flávio Gomes

15 de novembro de 2015

O que Lula é

Do jornalista Ricardo Noblat, em seu blog: “… Para escapar do mensalão, Lula entregou a cabeça de José Dirceu, o coordenador de sua campanha vitoriosa de 2002. Apesar do lobby que fez por eles, os mensaleiros acabaram condenados. Desde então, Lula insiste em afirmar que o mensalão jamais existiu. Coisa de maluco? De excêntrico? De esperto? Coisa de gente sem compromisso com o que disse, diz ou dirá um dia. Não cobrem coerência de Lula. Tampouco que diga a verdade. A vida inteira ele só pensou em se dar bem. Carismático, talentoso manipulador de palavras e de pessoas, sempre encontrou quem lhe fizesse as vontades. E se esbarrava em alguém disposto a contrariá-lo, dava um jeito e se livrava dele. Sabe falar grosso com quem pretenda intimidar. Ou miar se for o caso… Pelas costas de Dilma, Lula tem falado mal dela. Culpa-a pelo cerco que sofre da Polícia. Na frente de Dilma, mia. Suplica por ajuda. Ele não vê nada demais no enriquecimento de parentes enquanto governava o país. Nem vê nada demais em ter-se tornado um milionário à custa de empresas que beneficiou como presidente. Lula não é imoral, longe disso. É amoral – nem contrário nem conforme à moral.”

Posição

O presidente do Senado, Renan Calheiros, está decidido, pelo que se diz em Brasília, a impedir que vão a plenário projetos de redução da maioridade penal e de mudanças no Estatuto do Desarmamento para facilitar o uso de armas. Aliás, Renan sempre foi a favor à restrição ao comércio e ao uso de armas.

Proclamação

Mantendo a tradição, por conta das comemorações pelos 199 anos da Proclamação da República Renan Filho transfere hoje a sede do Governo de Alagoas para o município de Marechal Deodoro, terra natal do proclamador da República, onde despachará durante todo o dia com sua equipe. As atividades se iniciam às 9 horas.

Convencimento

De amanhã ao dia 20 acontece a Semana do Jovem Eleitor, projeto da Justiça Eleitoral que visa atrair adolescentes, para quais o voto é facultativo. “O jovem entre 16 e 17 anos não é obrigado a votar, mas é importante para o processo democrático” diz o Corregedor Regional Eleitoral, desembargador José Carlos Malta Marques.

Isenção

Além de secretário da Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô preside em Alagoas o DEM, partido de oposição ao governo federal. Mas diz que isso não prejudica questões da prefeitura em Brasília, pois além de ser amigo do ministro da Saúde, com Lula e Dilma não houve discriminação ao ex-governador Téo Vilela, do PSDB.

Tucanos

No dia 27 de novembro o PSDB fará um encontro regional em Arapiraca, com lideranças do Agreste, para discutir questões políticas conjunturais, segundo Claudionor Araújo, secretário geral do partido. Aproveitará, diz ele, para fazer um grande ato de filiação e para reafirmar Rogério Teófilo como candidato a prefeito.

Cotação

Em Viçosa, dá-se como certo que o agrônomo Davi Brandão, irmão do ex-prefeito Peri Brandão, será candidato de oposição à prefeitura. Peri Brandão foi um dos prefeitos mais austeros em Viçosa. Fez uma administração eficiente, deixou o município muito bem, em termos financeiros, mas não quis ir à reeleição.

Opinião

Jornalista Kennedy Alencar, em seu blog: “Se demorar a resolver problemas na economia, a presidente Dilma Rousseff queimará o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, que começou a arrumar as coisas na política. O governo só superará a crise em definitivo se sinalizar alguma solução para a economia, mas o que faz a presidente? Ela é a principal responsável pela fritura de Joaquim Levy.”

 

*A Orquestra Vulcão, da Polícia Militar de Alagoas, lança hoje o frevo do Bloco Vulcão para o Carnaval de 2016. A partir das 10 horas, na Avenida Silvio Viana, Ponta Verde, em frente à barraca Pedra Virada. Aberto ao público.

*Encerrado a semana comemorativa dos 105 anos de fundação do Teatro Deodoro, a atração de hoje é o show do cantor e compositor Eliezer Setton, com início às 20 horas, no próprio teatro. Ingresso a R$ 10,00.

*Acontece amanhã a primeira atividade cultural da programação oficial pelos 200 anos da cidade de Maceió. Durante todo o dia, e até 4ª feira, o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas abrigará a mostra “Maceió 200 anos de história – Um olhar IGHAL”.

*O grupo “Cena Livre” reapresenta hoje o espetáculo “O Diário de Anne Frank”, um dos seus principais trabalhos, sobre o sofrimento de uma jovem judia na 2ª Guerra Mundial. No Centro Cultural Arte Pajuçara, a partir das 20h30.

*Leitor desta “Conjuntura” se queixa do posto de entrega de encomendas dos Correios, que fica nas imediações da Casa Vieira, no Farol. Alega que só atende ao público de 2ª a 6ª feiras, e em horário restrito: apenas das 9 horas ao meio-dia.

*Hoje o Flamengo, clube de maior torcida do Brasil, comemora 120 aos de fundação. E fará a festa no Maracanã, às 14h30 (hora de Alagoas), contra o Orlando City, dos Estados Unidos. Três alagoanos estão na história do Flamengo: Tomires, Dida e Zagallo.


“O PMDB tem uma proposta para o país. O PSDB não tem um projeto definido”

Sílvio Torres

Secretário-geral do PSDB, defendendo que seu partido em 2016 deve se preocupar com a crise, não só com o impeachment e Dilma Rousseff