Flávio Gomes

14 de novembro de 2015

Venderam a alma

Do jornalista Carlos Chagas: “Descaso, desfaçatez, delírio? Muito pior: má-fé e vigarice. Só assim pode ser definida a decisão da maioria da Câmara ao aprovar, na noite de quarta-feira, o projeto de retorno ao país dos bilhões de reais enviados clandestinamente nos últimos anos para o exterior, sem pagar imposto e sem comunicar as remessas à Receita Federal. Porque isso é crime, e pelo projeto os criminosos serão anistiados. Não responderão a processo por envio irregular de divisas, muito menos por lesões ao fisco. Não poderão ser processados por crimes de sonegação fiscal evasão de divisas, e lavagem de dinheiro. Vão pagar multa, mas pelos cálculos ligados ao dólar, não mais do que 21% do total recambiado. Quer dizer, o cidadão que paga 37% de impostos, cumpre seus deveres e se vê explorado pelo governo, sem a retribuição de serviços, assiste agora a festa dos malandros. O texto aprovado exige que essas fortunas tenham origem lícita como se fosse possível separar os recursos oriundos de negócios variados com o dinheiro, por exemplo, proveniente de desvios da Petrobras, do tráfico de drogas e da corrupção generalizada. O crime compensa, acabam de demonstrar o governo, que propôs essa abominável tramoia, e a maioria dos deputados, que para agradar o governo e dele receber incontáveis benesses, venderam a alma ao Capeta…”

 

Palpite

Alagoano que conhece os subterrâneos da política em Brasília assegura que Eduardo Cunha conseguiu ajuda financeira para muitos deputados, de todos os Estados. Eles garantiram sua vitória para a Presidência da Câmara. E, se forem fiéis, evitarão a sua cassação. Só um surto grande de traição poderá mudar o quadro.

Fiasco

O ato público do “Movimento Brasil” pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, anteontem, em Maceió, foi mais um sem organização, divulgação e mobilização. O resultado: presença de 200 pessoas. Termina virando “Gatos Pingados” – com todo o respeito a um dos mais simpáticos blocos de carnaval de Maceió.

Acordo

Renan Filho contemplou os deputados federais aliados com pelo menos uma secretaria. Para os deputados estaduais, o espaço na sua administração vinha sendo resolvido caso a caso. De um mês para cá, os aliados na Assembleia Legislativa definiram com o governo o quinhão de cada um. E a retribuição foi imediata.

O que dá

As obras maiores previstas pela Prefeitura de Maceió continuam a depender de dinheiro de empréstimos externos, que estão sendo barrados pelo Tesouro Nacional. Enquanto luta para resolver isso, o prefeito Rui Palmeira vai realizando obras menores, com recursos próprios. E marcando sua presença nos bairros.

Especialista

O engenheiro Álvaro Menezes da Costa, ex-presidente da Casal e vice-presidente da ABES nacional, será um dos conferencistas do XII Encontro Técnico de Alto Nível, dias 19 e 20, em Fortaleza, para debater o reúso da água como opção à crise hídrica. Ele falará sobre “Alternativa estratégica para o Nordeste brasileiro”.

Diabetes

Dois eventos ocorrem hoje em Maceió por conta do Dia Mundial do Diabetes: a I Caminhada e Corrida de Atenção ao Pé Diabético, da Sesau, com largada às 7h30m no antigo Alagoinhas, Ponta Verde; ação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos, na capela da Rua Marquês de Pombal, na Ponta Grossa.

Opinião

Do senador Randolfe Rodrigues, do Amapá, 43 anos, ex-PT e que recentemente trocou o PSol pela Rede, partido de Marina Silva, em entrevista à “Veja”: “Estamos vivendo uma Cris. Os mais pobres estão perdendo o que ganharam, a estabilidade monetária está em risco e a democracia, ameaçada pela apropriação da coisa pública.”

 

*A prefeitura realiza hoje a segunda audiência pública para revisão do Plano Diretor de Maceió, com participação aberta à população. No Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas, com início às 8 horas e término às 17 horas.

*A SMTT vai interditar hoje o cruzamento da Rua Pedro Monteiro com a Rua Barão de Penedo, no Centro, para a retirada de geradores de energia da Santa Casa de Misericórdia de Maceió. A interdição terá início às 5 horas e deve acabar até o final da manhã.

* “Croquis das Princesas” é o espetáculo que o Ballet e a Companhia Maria Emília Clark apresentam neste final de semana, no Teatro Gustavo Leite, do Centro de Convenções. Hoje, às 19 horas; amanhã, às 16 e 19 horas. Contato: 3031.3040.

*A programação dos 105 anos do Teatro Deodoro prevê para hoje o show “Onde quer que eu vá, Cidade”, homenageando os 200 anos de Maceió, com Júnior Almeida e banda, além de vários convidados, a partir das 21 horas. Ingresso a R$ 10,00.

*A primeira ação do Programa Educativo de Promoção da Saúde na Comunidade, da Cruz Vermelha Brasileira de Alagoas, vai oferecer hoje diversos serviços na área de saúde, na Vila Brejal, em Maceió. As atividades acontecerão das 9 às 16h30m.

*Encerram-se hoje, às 16 horas, as inscrições para Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento, para o primeiro semestre de 2016, na Universidade Federal de Alagoas. Há 15 vagas. Inscrições na secretaria do programa em Recursos Hídricos e Saneamento.

*O CRB enfrenta o Náutico, hoje, às16h30m, na Arena Pernambuco, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Está em jogo um tabu: o técnico do CRB, Mazola Júnior, nunca perdeu um confronto com o time pernambucano. Que a escrita seja mantida…

 

 “Quando faço uma canção passo uma semana me sentindo poderoso… Mas, graças a Deus, passa.”

Djavan

Compositor e cantor alagoano, em “O Globo”